Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Kaingang – índios no urbano... um novo horizonte

10/4 · Porto Alegre, RS
1
Eduardo EGS · Porto Alegre, RS
10/4/2006 · 34 · 0
 

Índio combina com Porto Alegre? Em uma cidade que é constantemente apontada como de “ar europeu”, a resposta mais óbvia seria não. Mas aqui tem índio, sim. E eles dividem o espaço com mais de um milhão de pessoas na capital gaúcha. O povo Kaingang veio do interior e se instalou no bairro Lomba do Pinheiro, numa aldeia urbana. E a fotógrafa Isabella Carnevale conviveu durante três anos com as 23 famílias que constituem essa aldeia.

Daí saiu o material para a instalação fotográfica Kaingang – índios no urbano... um novo horizonte, aberta a visitações até o dia 23 de abril, das 9h às 21h. Ela é composta por 15 imagens de 50 cm x 75 cm, peças do artesanato kaingang produzidas especialmente para o cenário da exposição e ambientação sonora com cânticos e falas indígenas, além da publicação de 1,5 mil catálogos bilíngües (Kaingang e português), distribuídos gratuitamente aos visitantes da mostra.

É uma oportunidade interessante pra quem quer saber como vivem muitos índios na capital do Rio Grande do Sul, cercados pela modernidade, mas mantendo a sua cultura e as suas crenças.

onde fica
Usina do Gasômetro ? Térreo. Avenida Presidente João Goulart, 551 ? 3º andar ? Centro.
quando ir
10/4/2006
quanto custa
Entrada gratuita.
contato
Tel: (51) 3212-5979.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados