Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Márcio Pannunzio –Xilogravuras - Caixa Cultural RJ

de 06/9 a 17/10 · Rio de Janeiro, RJ
1
Gabriele · Rio de Janeiro, RJ
3/9/2010 · 11 · 0
 

A Galeria 2 da Caixa Cultural do Rio de Janeiro exibirá de 6 de setembro a 17 de outubro a mostra Márcio Pannunzio – Xilogravuras, com xilogravuras de pequenas dimensões, linoleografias, calcografias, monotipias, desenhos a nankin e a lápis.

Apesar de o Brasil ser reconhecido internacionalmente como berço de artistas gravadores inspirados e talentosos como Osvaldo Goeldi, Lívio Abramo, Marcelo Grassmann, Gilvan Samico, Evandro Carlos Jardim, Maria Bonomi entre tantos outros, a gravura é, infelizmente, quase desconhecida entre nós. A maior parte das pessoas sequer sabe o significado da palavra gravura, confundindo-o com o de figura ou imagem impressa. Nas artes plásticas, gravura é um gênero de arte cuja principal característica reside em possibilitar a reprodução de uma mesma obra repetidas vezes, o que por sua vez permite uma ampla difusão dessa mesma obra e, comercialmente, torna sua posse acessível a um número grande de colecionadores de arte.
O artista trabalha sobre um suporte chamado pela própria natureza da técnica, de matriz, podendo ela ser dos materiais mais diferentes possíveis: madeira, cobre, zinco, acrílico... ou até mesmo digital, quando se empregam recursos de computação gráfica. Nessa matriz, através de técnicas específicas de gravação, o artista elabora a imagem que será reproduzida seriadamente. Em geral, a impressão é feita em papel, o que facilita o transporte e a exposição; devido a essa facilidade, no mundo inteiro acontecem com regularidade exposições reunindo gravuras de todas as culturas, levando o público a conhecer poéticas visuais ricas e singulares.

Mário Pannunzio pratica preferencialmente a técnica da xilografia de topo,
técnica de incisão a buril, em matrizes de madeira em disco, exigindo do artista grande precisão e virtuosismo.
Cria obras figurativas, de desenho minucioso e intrincado semelhantes às iluminuras – ilustrações religiosas medievais. Porém, diferentemente delas, sua contemplação não é fácil num primeiro momento. Isso, em parte por causa da informação visual excessiva, confundindo o olhar e, em parte, pela crueza dos temas abordados; aqueles, contudo, que perseverarem no olhar, vivenciarão uma experiência estética instigante.
A cupidez desbragada e desumana dos inescrupulosos, a miséria moral, a alienação, a massificação, o consumismo exacerbado, estão todos eles impiedosamente desnudados nessas imagens quase minúsculas impressas em papéis fragilíssimos endossando o caráter de arte engajada e contestatória da gravura que a mantêm sempre instigante e atual.

Emoldurando e complementando a exibição das xilogravuras, serão mostradas algumas outras obras criadas em técnicas afins. As linoleografias foram gravadas em placas de borracha sintética; calcografias foram criadas pelo uso do buril e ponta seca em placas de cobre e placas acrílicas. Monotipias empregaram o recurso do decalque de papel sobre vidro previamente entintado com tinta tipográfica.
Fotografias documentando as várias etapas de criação das gravuras, bem como matrizes e instrumentos de gravação serão exibidos em mesas expositoras para permitir aos visitantes uma melhor compreensão do processo de criação das obras.

Márcio Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing ( Suíça ), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition ( Canadá ) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” ( Espanha ).

onde fica
Serviço: individual de gravuras de Márcio Pannunzio, na Galeria 2 da Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Avenida Almirante Barroso, 25, sobreloja, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20031-003
Abertura no dia 6 de setembro às 19h
Visitação de 7 de setembro a 17 de outubro, terça-feira a sábado, das 10h às 22h e domingo das 10 às 21h
quando ir
06/9/2010 a 17/10/2010
quanto custa
Entrada Gratuita
contato
Caixa Cultural - RJ - tel. (21) 2544-4080

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados