Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Bodas de Ouro - Homenagem a um grande casal

1
Donna Miranda · Montes Claros, MG
5/11/2008 · 127 · 10
 

Homenagem aos meus avós - ( pelo 1º neto)

Bodas de Ouro


Aqui, neste momento, encontra-se um retrato de um sonho, outrora concebido por dois jovens que, unidos pelos mesmos sentimentos, fundaram em bases sólidas seu reino encantado e ao mesmo tempo real, e com maestria de todos os que conhecem os bons valores familiares, vem, a 50 anos escrevendo sua história e ilustrando tantas outras, com a mesma firmeza e confiança mútua, do inicio do seu caminhar. Nestas linhas estão retratadas um pouco de suor, alegrias e também das lágrimas deste casal.

Sr. Raulino e D. Lídia conheceram-se, amaram-se e, certos de que juntos se completavam, casaram-se no dia 20 de setembro de 1952, nesta mesma igreja de São José , cujo dia caia uma impiedosa chuva sobre a cidade. Trovões e raios pareciam premeditar que a caminhada que ali se iniciava não seria só de rosas....e quantos espinhos apareciam em seu jardim de sonhos ! ! !

E pouco a pouco os filhos iam chegando: Ana, Fatinha, Teno, Tuca, Raulino, Socorro, Ney, Niçola e Anete...que bela prole ! ! !
E a vida se tornava, a cada dia, mais festiva e , em cada rosto daqueles filhos tão amados viam o quanto valera a pena aquela união. E, nesta mesma igreja de São José, foram realizados, com muita alegria, nove batizados, nove primeiras comunhões e seis desses filhos, aqui também , como eles, trocaram juras de amor, casando-se.

Pouco a pouco cada filho construía sua história. Cada filho um destino e, todos edificando suas vidas na firmeza da fé, do amor e dos bons exemplos dos pais que, mesmo diante de obstáculos e dificuldades, alegrias e vitórias, jamais se negaram a cumplicidades, companheirismo, compartilhando suas vivencias com parceria e ajuda mútua. Orgulhosos da família, foram sempre zeloso, pacientes, amorosos e, com muito carinho, ensinaram-na a andar por caminhos sólidos, indicando, nas entrelinhas dos seus ensinamentos, onde pisar sem medo, somando as obrigações de pais, a amizade, a confiança e o rigor quando necessário. E para amparar seus filhos, viveram renuncias e muitos sacrifícios, para que todos pudessem estudar, sempre respeitando a vontade de cada um.

Vieram os netos, somando labutas e alegrias, nunca medindo esforços para nos olhar, para que nossos pais pudessem trabalhar, estudar e, por que não dizer, passear também ?
Quantas noites de sono perderam conosco? Com todos os netos , sem exceção. As lembranças que temos de vocês e de sua casa, jamais serão apagadas da nossa memória. Qual neto poderá dizer que não dormiu em seu colo, em sua cama, entre vocês ou num colchão ao lado de sua cama.

Ahhh Vó !!! e os biscoitos e bolos gostosos que sempre tem a nos esperar ! e aquelas frutas escondidas, heim Vô ? que só você sabe tão bem o gosto de cada um e, que em seus guardados sempre os tem para nos agradar...

Oh Vô ! Você já contou quantos ‘’Bois de Reis’’ você já fez em sua vida ?
Primeiro para seus filhos, depois para seus netos. Passávamos o dia inteiro no quintal de sua casa, pregando e repregando até construir o famoso ‘’Boi’’ para brincarmos em sua porta à noite, ao som de talheres e panelas da Vó.
Que lembranças gostosas temos de vocês ! ! ! ... das festas, dos bolos dos nossos aniversários, de primeira comunhão, do carinho que têm conosco, sem distinção e sem preferências. Apagar estas lembranças é apagar a história de nossas vidas, é esquecer a existência de Deus , que testemunha o exemplo de pais, avós e sogros que vocês são. Sempre tiveram presentes nos momentos difíceis de todos os seus filhos ajudando-os a superar as crises, em todos os sentidos. Como são importantes para todos nós ! Apesar das tempestades, da idade um pouco avançada, são o esteio e continuam firmes a liderar-nos com sabedoria.

Queridos tios, tias, irmãos, primos, para este casal, nada é tão precioso do que a união dessa família. Para eles, nós não somos apenas membros isolados, somos sim, elos que se prendem, não de aço, tampouco de ferro, mas de um sentimento tão fraternal tão puro e sublime que supera toda e qualquer intempérie do mundo lá fora. Que nos ajude a jamais deixar-nos a influenciar pelas manobras e engrenagens da vida, coisas supérfluas aos olhos dos nossos patriarcas que, mesmo cansados pelo tempo , não desistirão de ver-nos, todos, unidos, fortalecendo-nos contra as influencias negativas opositoras.

Vó, Vô....queridos, recebam nossos maiores e sinceros carinhos, hoje e sempre !!!


São Francisco, 20 de setembro de 2002


Sobre a obra

Este é um retrato de um sonho, de dois jovens que, fundaram em bases sólidas seu reino encantado e ao mesmo tempo real, e com maestria de todos os que conhecem os bons valores familiares, vem, a 50 anos escrevendo sua história e ilustrando tantas outras, com a mesma firmeza e confiança mútua, do inicio do seu caminhar. Nestas linhas estão retratadas um pouco de suor, alegrias e também das lágrimas de um casal norte mineiro...que fez da sua vida um exemplo pra todos que os conhecem.

compartilhe



informações

Autoria
Eny M Miranda
Não sou escritora profissional, mas atendo aos diversos pedidos de amigos ou não para escrever sobre varios assuntos de suas vidas. Faço com grande prazer,é como se me transportasse para seu meio, mergulhando em seus sentimentos e criando q fortaleça seu amor. Amo escrever poemas tbm.
Ficha técnica
Donna Miranda
São Francisco-MG
Agradeço a todos que dispensarem alguns minutos de seu precioso tempo para ler o que escrevo e posto aqui.
Abraços
Downloads
3691 downloads

comentários feed

+ comentar
anamineira
 

Linda vivência. Criaram, com amor, uma fortaleza nos corações de todos.
Mande as fotos do Vô e Vó.
Um abraço cheio de afetos.
Parabéns pelo texto.

anamineira · Alvinópolis, MG 1/11/2008 12:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Elio Cândido de Oliveira
 

Reflexos de sua alma.
Reflexos de seu ser
Reflexos de você.
Reflexos de nós. Parceira.
Abraços eternos.

Elio Cândido de Oliveira · Ibiá, MG 2/11/2008 15:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
azuirfilho
 

Donna Miranda · São Francisco (MG)
Bodas de Ouro - Homenagem a um grande casal

Um Trabalho impecávelmente escrito, mas sobretido transbordando de amor e carinho, contando uma Histíria verdadeira de muita luta e de amor, pra gente acreditar que a vida vale a pena e o mundo pode cada vez ser melhor.
Um Tema sem fim que voce tem de explorar ao máximo.
Ficou aqui no Overmundo e na Internet para a eternidade.
Para voce sempre se orgulhar e cada vez se aplicar mais.
Ficou merecedor de todos elogios.
Parabéns.
Se náo se importar me comunique sempre que postar seus trabalhos.
tenho 63 anos e náo controlo bem toda a imensidáo da Net.
Espero estar construindo uma Amizade Fraterna com vocé em nome da beleza e do bem que a Poesia faz aos Humanos afastando-o da mediocridade e da esperanca no mundo.
Parabéns.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 4/11/2008 11:29
sua opinião: subir
Nels Belo
 

Votado ...
Passa lá e le o meu http://www.overmundo.com.br/banco/o-tempo-e-seus-misterios

Nels Belo · Feira de Santana, BA 4/11/2008 11:36
sua opinião: subir
Donna Miranda
 

Queridos amigos poetas, obrigada pelo carinho...voces me deixam emocionada...Deus os protejam , sempre ! bjs

Donna Miranda · Montes Claros, MG 4/11/2008 17:29
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

bom demais seu texto.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 4/11/2008 18:35
sua opinião: subir
Ailuj
 

Publicado!!!!!
Parabéns

Ailuj · Niterói, RJ 5/11/2008 08:51
sua opinião: subir
Donna Miranda
 

Obrigada...sem voces...o que todos nós seríamos ? Beijos em seus corações....corações de poetas.

Donna Miranda · Montes Claros, MG 5/11/2008 14:03
sua opinião: subir
José Cycero
 

Aprovado Donna da palavra sempre Mirando toda a poética do verso

José Cycero · Aurora, CE 22/11/2008 21:20
sua opinião: subir
Antonio Valente
 

Que essa união seja ainda mais abençoada. Uma página que pode ajudar nas próximas bodas: www.amoor.com.br/blog/bodas-de-casamento

Antonio Valente · Belo Horizonte, MG 24/3/2014 18:31
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados