Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Desmatamento causa desequilíbrio ambiental em Campos

divulgação
1
Tatiana Freire · Campos dos Goytacazes, RJ
1/12/2006 · 68 · 2
 

Há dois séculos Campos tinha 90% de cobertura florestal. Hoje esse percentual não passa de 4,5%, número que muito preocupa ambientalistas e órgãos responsáveis pela proteção ao meio ambiente. A degradação é uma realidade comum na maioria dos municípios da região. Os desmatamentos e queimadas continuam acontecendo desenfreadamente, mesmo com o trabalho de fiscalização realizado pelos órgãos competentes. Segundo o Instituto Estadual de Floresta (IEF), só em 2005 foram degradados 527 mil m² de área no Norte Fluminense, o equivalente a mais de 52 campos de futebol.
Essas ações ilegais, causam um enorme impacto ambiental, auxiliando principalmente no avanço do efeito estufa, o qual segundo o ambientalista Aristides Artur Sofiatti, já pode ter alcançado um quadro irreversível, influenciando a mudança climática.
Durante alguns anos Campos foi o município onde mais se registrava degradação ao meio ambiente. Hoje, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis ocupam esse posto. Eles são responsáveis por quase metade da atuação do IEF, que fiscaliza áreas denunciadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministérios Públicos Federal e Estadual.
De acordo com o gestor do IEF em Campos, Haroldo Jorge Pereira, a tendência é que a cada ano o volume de áreas degradadas diminua, já que no ato da notificação aos infratores é feito também um trabalho de orientação. Mas não é isso que mostram os números. Em 2005 foram degradados 400 mil m² a mais de área, em relação a 2004.
No último relatório anual feito pelo órgão, em dezembro de 2005, foram registradas 40 apreensões de material lenhoso, 104 notificações, abertura de 116 processos e 49 autos de constatação lavrados, sendo a maioria deles direcionada às cerâmicas. "Autuamos quase 50% das 102 cerâmicas que vistoriamos no ano passado. Em poucos casos pudemos fazer apenas a notificação, já que a quantidade do material apreendido era pequena. Mas sabemos que o trabalho tem um resultado positivo mesmo onde não houve multa. A notificação vale como um alerta para os infratores. São poucos os que voltam a cometer irregularidades depois de notificados", esclareceu Haroldo.
O IEF é responsável por fiscalizar os municípios de Campos, São Fidélis, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Aperibé, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e ainda o entorno do Parque do Desengano e a Estação Estadual Ecológica de Guaxindiba.

compartilhe



informações

Autoria
Tatiana Freire
Downloads
767 downloads

comentários feed

+ comentar
Ricardo Pancho
 

e a cidade vai só se acabando... aí... já leu a matéria de Ramon? digita na busca "um estranho sonho de consumo"

Ricardo Pancho · Campos dos Goytacazes, RJ 11/12/2006 18:00
sua opinião: subir
Tatiana Freire
 

Até que você está bem entrosado com o Overmundo. Para quem não era adepto desse mundo virtual, isso é muito surpreendente.
Li a matéria do Ramon. Doideira. Só ele mesmo pra ficar assistindo à Sônia Abraão. Perda de tempo. Acho que nem por essa matéria eu me interessaria.

Tatiana Freire · Campos dos Goytacazes, RJ 12/12/2006 09:52
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 12 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados