Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

MODELO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING PARA FINANCIAMENTO DA MÚSICA

1
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ
3/12/2008 · 98 · 4
 

Amostra do texto

As decisões de marketing tomadas com apoio da informação no mercado do financiamento da música levantadas através das entrevistas são as seguintes:

a) decisão de elaborar projetos com foco: artistas e produtores buscam formular espetáculos como produtos culturais que também atendam a interesses de organizações financiadoras da música;

b) decisão sobre estratégia de captação de recursos ao longo do tempo: a partir da informação da existência e da forma de utilização de diversas fontes de financiamento, artistas e produtores estabelecem estratégias distintas; em alguns períodos, trabalham visando obter recursos através de fundos públicos; em outros períodos, buscam utilizar os mecanismos das leis de incentivo; em outras situações buscam o financiamento direto.

c) decisão de melhorar a relação custo/benefício nos investimentos em música: conhecendo mais opções de oferta de projetos e propostas de patrocínio de música, financiadores podem comparar suas atuais práticas e maximizarem futuros investimentos.

d) Diferente da percepção de artistas e produtores, nem todos os financiadores privados pautam sua decisão de financiar a música baseados em critérios de visibilidade na mídia. Daí a importância de que haja informações que comprovem o conteúdo artístico do trabalho.

Sobre a obra

Trabalho de conclusão do meu curso de graduação em Administração de Empresas na UFRGS, 2006. Neste trabalho estudou-se o nicho de mercado do financiamento da música. Pesquisou-se que informações são úteis para artistas, produtores e financiadores, tipos de decisões que são tomadas baseadas nestas informações e problemas ocasionados pela falta de integração entre as mesmas. Com base nestes conhecimentos, elaborou-se uma proposição de modelo de sistema de informações de marketing que talvez possibilite trocas eficientes e apóio a tomada de decisão. Na época, ainda não estava disponível para pesquisa a publicação do IBGE referente ao Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Vale destacar aqui algumas idéias que julgo importantes para reflexão: ausência de uma cultura de utilização de informações integradas, visão reduzida do mercado de financiamento da música, não percepção das pequenas e microempresas como fontes de financiamento da música.

compartilhe



informações

Autoria
Alexandre Barreto
Downloads
1627 downloads

comentários feed

+ comentar
Ailuj
 

vim,li,gostei e votei
Bjos

Ailuj · Niterói, RJ 2/12/2008 02:50
sua opinião: subir
Elise Haas
 

Muito objetivo, claro e útil o seu trabalho! Estou em busca de assessoria na área de produção cultural, especificamente para música/teatro/educação e achei os blogs e os textos. Mto relevante o seu trabalho.

Elise Haas · Florianópolis, SC 19/3/2009 03:08
sua opinião: subir
Adriana Gonçalves
 

Gostei muito deste trabalho, e vai me ajudar muito também.
Muito obrigada por este espaço.

Adriana Gonçalves · Rio de Janeiro, RJ 17/9/2009 11:40
sua opinião: subir
overkid
 

Muito obrigado meu amigo! Que Deus te abençoe!

overkid · Barueri, SP 2/5/2012 20:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados