Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

OS POETAS DE LUA: O CONTRADITÓRIO (parte 1)

1
Abílio Neto · Recife, PE
13/7/2012 · 3 · 0
 

Do crítico e escritor José Teles sobre Luiz Gonzaga, no JC (Jornal do Commercio) do Recife/PE, de 20/06/2012:

"Ele não é apenas mais um caso - muito comum na velha guarda da MPB - de "comprositor" (que compra música). Dominguinhos, o artista que mais tempo conviveu com o Rei do Baião, comentou esta faceta de Lua: "Ele uma vez me disse que tinha compositor que mandava uma fita pra ele cantando a música e batendo numa lata. Seu Luiz pegava esta música e tratava".

Bem, aqui há uma grande contradição de Zé Teles. Ele diz que Luiz Gonzaga compôs muito poucas das centenas de músicas que gravou. Não foram poucas, são 55. Mas se ele "tratava" essas músicas que recebeu e sabendo-se que não era um grande letrista, a quem pediu para colocar letra, uma vez que a maioria das composições de Luiz Gonzaga são instrumentais? A Zé Dantas ou Humberto Teixeira? Mas esses dois, segundo a teoria de Zé Teles, não faziam tudo sozinho (música e letra)? Fica claro que o jornalista compromete a veracidade da sua própria teoria!

E como fica o admirado Dominguinhos nessa história, ele que vivia dentro da casa de Luiz Gonzaga "aprendendo os macetes" conforme já declarou ao mesmo JC? E mais do que isso: recebeu dele a primeira sanfona e aos 16 anos foi declarado por Luiz Gonzaga como seu herdeiro musical?

Bom jornalista só publica acusação grave com nome, sobrenome e rosto, se possível. Uma coisa desse tipo só serviu para manchar a honra do Rei do Baião e fazer a festa de gente despeitada com Luiz Gonzaga, como o próprio José Teles, Ricardo Anísio, Fred Monteiro, Walter Freitas e outros menos votados.

Eu como não tenho papas na língua, achei uma declaração tão irresponsável de Dominguinhos que até duvido que ele tenha dito isso a Zé Teles, em nome da grande admiração que sinto por ele. Se o Zé copiou isso de algum lugar, deveria ter citado a fonte.

Não há em toda a extensa bibliografia sobre Luiz Gonzaga, um caso sequer de denúncia de algum compositor que alegue ter vendido música a Luiz Gonzaga. É por isso que esse tipo de acusação logo no ano do seu centenário, me parece invenção de quem quer aparecer às custas dele. Melhor que se vestissem de baianas e pendurassem uma melancia no pescoço!

De qualquer modo, é uma vergonha para Pernambuco que no ano do centenário do Rei do Baião, alguns paraibanos tentem diminui-lo. É por isso que admiro tanto a Bahia, Sergipe e Ceará. Lá nesses estados não tentam denegrir a imagem dos seus artistas.

Sobre a obra

Uma reportagem de oito páginas do jornalista paraibano José Teles, publicada no Jornal do Commercio do Recife/PE, em 20/06/2012, que denegriu a imagem de Luiz Gonzaga a ponto de uma educadora de Petrolina/PE vir me perguntar "o quê de agora em diante iria dizer sobre ele a seus alunos?"

compartilhe



informações

Autoria
Abílio Neto - pesquisador musical
Downloads
32 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados