Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Transtorno de estresse pós-traumático

1
Helena Sut · Curitiba, PR
10/1/2010 · 3 · 2
 


Tectonito. “Rocha que evidencia movimentações tectônicas suficientes para alterar sua textura original”. Encontrou a palavra por acaso enquanto folheava o dicionário para fugir dos vocábulos comuns e logo assumiu o substantivo como identidade.
As recordações transformadas em revivescências ainda causam sofrimento. O que pensou, o que sentiu... Sobreviveu à tragédia, mas o evento retorna em sonos entrecortados, em pesadelos desordenados, em atitudes inesperadas... Tenta calar as reverberações. São verbos mortos! Mas ainda pode sentir com vivacidade o medo.
Tenta elaborar o estado de extrema confusão e insegurança. Muitas vezes sente o desamparo diante da ameaça subjetiva à sua vida, outras ri como se lesse, em suas recordações, o argumento de um espetáculo tragicômico. Personagens bufos num palco de realidades incisivas. Mas cerrado o riso, ainda se sente desnorteada sem saber como sentir as emoções e ressentir o mundo.
Sempre se imaginou como uma rocha, compacta e firme, diante da vida e das circunstâncias. Não percebeu o perigo na deformação dos solos. A tragédia do substantivo diante da voracidade dos verbos. Ela permanece. Está presa a um continente inquieto e percebe que até mesmo as pedras tem suas vulnerabilidades e de repente são ou estão modificadas e precisam se readaptar a nova textura.
Tectonito...

compartilhe



informações

Downloads
87 downloads

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Helena,
reflexivo texto
Quando a vida nos prega peças, quiseramos ser como uma rocha...
tão poderosa que nada machuca.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 8/1/2010 16:50
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

voltando
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 11/1/2010 00:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 2 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados