Chamada de pautas para a edição nº 2 da Revista Overmundo

Equipe Overmundo
20/5/2011 · 17
 

Revista Overmundo na praça, hora de esquentarmos os tamborins para a próxima edição. Disponibilizada inicialmente em duas versões, como aplicativo para iPad e em formato PDF, a publicação tem periodicidade bimestral e apresenta uma dinâmica editorial semitemática, em que metade de suas pautas se concentra sobre uma abordagem específica e outra metade compreende assuntos diversos. O tema da edição de estreia foi a "música" e o surgimento de novos hits. Agora, a Revista Overmundo quer falar de "fronteiras"...

A diversidade cultural brasileira sempre foi um dos principais motes do Overmundo. Por aqui, sempre imperou a percepção de que, para as práticas e manifestações culturais, o que não há são fronteiras. Ou melhor, as fronteiras são relativizadas, encurtadas, transpassadas -- e além. Afinal, será mesmo que existem limites geográficos, temporais, de linguagem ou de geração para a cultura?

É o sincretismo religioso. A antropofagia na literatura e nas artes plásticas. A culinária típica típica de duas regiões diferentes. São festas tradicionais que se iniciam em um município e são ressignificadas por outro. Gêneros musicais que se mesclam de forma quase indissociável. Cultura de todo o Brasil, até exportada para outros países!

A edição nº 2 da Revista Overmundo explorará todas as nuances e variações possíveis sobre as "fronteiras". Reportagens e sugestões de pauta sobre este tema (e também sobre temas diversos) são bem-vindos. Estamos aguardando pela sua ideia!

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Denísia Martins
 

Avalio que uma boa matéria seria referente à realidade das religiões de matriz africana nas grandes cidades. Isso dará uma dimensão das necessidades de adaptações aos rituais anates na natureza e hj no asfalto. Como é avaliado esse processo pelos praticantes desses cultos?

Denísia Martins · Belo Horizonte, MG 20/5/2011 10:35
sua opinio: subir
larysssa
 

como faço apra enviar a pauta?
Produzi uma webreportagem no ano passado sobre a tri-fronteira BR/BOL/PY no MS.
Dá uma olhada:
http://culturadafronteira.org.br/

larysssa · Campo Grande, MS 20/5/2011 16:02
sua opinio: subir
Revista Poranduba
 

Olá! Sugerindo a pauta, nosso repórter pode escrever para vocês? Ou vocês vão utilizá-la para pautar um repórter próprio?

Revista Poranduba · Campo Grande, MS 20/5/2011 16:03
sua opinio: subir
Inês Nin
 

Laryssa, se já tiver o texto pronto, pode publicar aqui no Overmundo mesmo. Se não, as sugestões podem ser postadas aqui nos comentários mesmo, ao menos por enquanto. Tudo a ver com o tema o site do seu projeto! Aguardamos!

À Revista Poranduba: acho muito interessante se vcs puderem participar. A proposta me parece ser bem próxima do Overmundo, só que sobre a cultura do Mato Grosso. A ideia é que vcs proponham pautas já pensando em quem vai escrever.

Em resumo, vale para todos:

SUGESTÕES DE PAUTA, aqui nos comentários
TEXTOS JÁ PRONTOS, publicados no Overmundo

Mãos à obra! :)

Inês Nin · Rio de Janeiro, RJ 20/5/2011 16:21
sua opinio: subir
Mozart Maia
 

Já que o tema é fronteiras, que tal sair um pouco do foco brasileiro e falar um pouco sobre o choque de culturas entre Israelenses e Palestinos? Eu poderia ajudar na construção da matéria de algumas formas, pois já estudei bastante o tema...

=)

Mozart Maia · Natal, RN 24/5/2011 06:53
sua opinio: subir
Roberto Maxwell
 

Artistas brasileiros imigrantes. Como eles produzem? Qual o conteúdo do que eles produzem? Que influência eles recebem da cultura em que estão inseridos? Que influência eles deixam para os nativos dos países que os receberam? Por que a mídia brasileira ignora os compatriotas que vivem no exterior e o que esses artistas fazem para serem vistos/ouvidos tanto no Brasil quanto nos países onde vivem.

Roberto Maxwell · Japão , WW 25/5/2011 22:44
sua opinio: subir
Roberto Maxwell
 

No mais, será que vocês não conseguem colocar o app na loja internacional? Daqui do Japão não dá para baixar. Abs.

Roberto Maxwell · Japão , WW 25/5/2011 22:50
sua opinio: subir
Débora Maria Macedo
 

Falem sobre Amanda Gurgel, por favor!

Débora Maria Macedo · São Paulo, SP 26/5/2011 02:38
sua opinio: subir
Débora Maria Macedo
 

Falem sobre os autores fantásticos que publicam aqui e quase não são lidos. Uma ferramenta como esta, tão acessível e ao mesmo tempo desconhecida. Que tipo de fronteira ainda faz o Overmundo permanecer ao largo?

Débora Maria Macedo · São Paulo, SP 26/5/2011 12:06
sua opinio: subir
Viktor Chagas
 

Opa, Maxwell,
Inicialmente, inclusive por viabilidade de prazos, a app foi disponibilizada apenas na loja brasileira do iTunes. Possivelmente, ela estará disponível na loja internacional em breve. Enquanto isso, vale lembrar que quem tiver uma conta no iTunes brasileiro, pode fazer o download de outros países sem problemas, é só logar com ela.
Abraços.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2011 21:13
sua opinio: subir
Revista Poranduba
 

Olá! Eis aqui nossa indicação de pauta e repórter. O jornalista Andriolli Costa se propõe a escrever a matéria sobre os Enterros Paraguaios (lá conhecidos como Plata Yvyguy), uma lenda até hoje muito frequente na região da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Dizem que na época da Guerra contra o Paraguai, a população enterrava seus tesouros para que não fossem pilhados pelas tropas invasoras. Mais do que isso, o próprio Solano Lopes teria escondido embaixo da terra o lendário tesouro nacional, capaz de encher 15 carroções com peças de ouro e libras esterlinas. O imaginário se mistura com a história, e muitos mistérios envolvem os tesouros ocultos.

A reportagem vai entrevistar caçadores (e ex-caçadores) de enterro - bem suscedidos ou não, pesquisadores e historiadores para a contextualização e citar obras literárias e audiovisuais que usaram os enterros como inspiração.

Revista Poranduba · Campo Grande, MS 29/5/2011 15:31
sua opinio: subir
Débora Maria Macedo
 

O Overmundo pede pautas para a 2ª edição de sua revista. O tema é “fronteiras”. Quem escreve aqui quantas existem nesse espaço de convivência. Existe um mundo de maravilhas que não vemos, lemos, ouvimos, sentimos, simplesmente porque não conseguimos encontrá-las.
Constantemente enviamos mensagens uns aos outros solicitando visitar, votos e comentários. Claro, o retorno é um consolo, um meio de assegurar que não falamos ao vazio. Mas agora, sugiro aos amigos que indiquem em forma de lista trabalhos de outros, que, de certa forma vocês acreditam que devem ser admirados. Vamos transpor essas fronteiras!

El Pajaro Rujj:•http://www.overmundo.com.br/banco/eu-sou-um-livro (EDIÇÃO COLABORATIVA, CORRE LÁ!)
Vinícius Motta http://www.overmundo.com.br/banco/mentira-2
Cátia Garcez http://www.overmundo.com.br/overblog/a-cultura-em-sao-sebastiao-do-passe-bahia-1
Jonne http://www.overmundo.com.br/banco/danca-de-salao#-banco-46123
Deyvson: http://www.overmundo.com.br/banco/sr-portugues-o-perfeito#-banco-45793
Deyvson http://www.overmundo.com.br/banco/razoes-2 (EDIÇÃO COLABORATIVA, CORRE LÁ!)
Sihmoneh Maia http://www.overmundo.com.br/banco/atras-da-porta-de-ferro
Jurandir Barbosa http://www.overmundo.com.br/banco/atrito-anarquico-romantico#-banco-45076
Wellington Coelho http://www.overmundo.com.br/banco/veredicto (EDIÇÃO COLABORATIVA, CORRE LÁ!)
Selva Rodrigues http://www.overmundo.com.br/banco/frouxetudinalidadeamento-cientifico
wam nick http://www.overmundo.com.br/banco/tua-graca
Wuldson Marcelo http://www.overmundo.com.br/banco/bem-nascido
Antonio Brás Constante (Escritor maluco) •http://www.overmundo.com.br/banco/estrangeirismos-os-estrangeiros-somos-nos#-banco-46110

Débora Maria Macedo · São Paulo, SP 29/5/2011 16:43
sua opinio: subir
Equipe Overmundo
 

Prezados,
Estamos avaliando todas as sugestões enviadas até aqui e entraremos em contato diretamente com os colaboradores responsáveis pelas pautas selecionadas. Em breve, teremos mais novidades sobre a revista! :)

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 1/6/2011 17:53

Ninno Amorim
 

Olá! Talvez esse artigo atenda ao novo tema "fronteiras" da revista.
http://www.overmundo.com.br/banco/o-estudo-dos-cocos-no-brasil#-banco-46190
Abraços fraternos!

Ninno Amorim · Porto Velho, RO 3/6/2011 02:40
sua opinio: subir
Felipe Obrer
 

A minha proposta tem como mote a dupla cidade Desterro/Floripa, a fronteira nominal e humana entre essas duas cidades contidas na Ilha de Santa Catarina (e um pouquinho, uns 3% para ser mais preciso, no continente). Em uma semana, no máximo, devem começar a aparecer os materiais por aqui.

Abraços!

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 12/6/2011 17:36
sua opinio: subir
fabiorocker
 

Minha sugestão de pauta casa muito bem com ideia proposta. Apesar da predominância do axé/pagode na Bahia, novos ritmos estão ultrapassando as fronteiras regionais e encontrando espaço entre o público local. Um em especial chama a atenção por ser típico da região central do país: o sertanejo. Posso até citar a banda pioneira nessa tipo de musicalidade por aqui, chamada Seu Maxixe, que além de canções autorais bem divulgadas pelo Nordeste, também faz releituras de músicas bem conhecidas. Vou buscar junto a assessoria de imprensa deles algum material e publico por aqui, afinal de contas sertanejo na Bahia é sempre novidade.

fabiorocker · Salvador, BA 16/6/2011 09:09
sua opinio: subir
Felipe Obrer
 

Para quando está previsto o lançamento da edição número 2 da Revista Overmundo, já se sabe?

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 1/7/2011 18:20
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados