Observatório rss
tudo sobre os destinos do Overmundo
sobre | arquivo
 
Novo Banco de Cultura!
Viktor Chagas, Rio de Janeiro (RJ) · 3/3/2008 10:43  

Na sexta-feira, dia 7, o Overmundo comemora seus dois anos de vida. No espírito de buscar constantemente o aprimoramento e não estagnar sobre as conquistas já alcançadas, estamos chegando ao fim de um ciclo de pequenos ajustes e correções propostos há quatro meses. Quem acompanhou todos os detalhes no Mapa de Desenvolvimento do Overmundo, certamente, vai reconhecer ali uma série de novidades propostas na época. Quem não acompanhou ainda pode descobrir na prática toda a reforma do Banco de Cultura, que acaba de sair do forno.


Em primeiro lugar, para oferecer sempre a maior diversidade de conteúdos possível, o Banco agora é apresentado na página inicial do Overmundo a partir de suas seis subseções: Artes visuais, Música, Vídeo, Textos (ficção), Textos (não-ficção) e Poesia. As colaborações com destaque em cada subseção terão espaço na home do site, valorizando várias formas de expressão artística de uma só vez.

Percebeu o Poesia entre as categorias listadas? Pois sim. O sucesso dos poetas no Banco de Cultura, que sempre saltou aos olhos do navegante mais incauto, foi abraçado pelo novo banco em uma categoria exclusiva. Mais fácil de encontrar o que se quer.


No interior do banco, mais novidades o(a) aguardam. Experimente publicar uma colaboração nova e você verá que agora há interfaces de publicação diferenciadas para cada subseção, cada uma com seus campos específicos. Para publicar Poesia, Textos de Ficção e Textos de Não-Ficção, por exemplo, você agora pode escolher entre enviar um arquivo de texto ou simplesmente digitar seu texto diretamente na interface de publicação. Se optou por enviar um arquivo, você pode selecionar um TXT, um RTF, um DOC ou um PDF para anexar e ainda tem a oportunidade de escrever algo sobre o seu texto, oferecendo uma "amostra para degustação". Quem quiser, então, fará o download. Por outro lado, se você optar por escrever diretamente na própria interface de publicação, seu texto ficará disponível para visualização imediata a partir do site, mas poderá também opcionalmente ser baixado em formato PDF, num arquivo gerado automaticamente a partir do que você digitou. Fica então o incentivo para que os poetas nos brindem não apenas com um poema em cada colaboração, mas com um leque de suas melhores obras, que serão transformadas pelo site em um pequeno "livrinho".


Para publicar imagens, vá em Artes visuais. Lá (e em outras categorias), você verá que o recurso de múltiplas imagens, há muito uma reivindicação dos colaboradores mais assíduos, está agora disponível no Banco de Cultura. Envie múltiplas imagens num mesmo post e componha um belo slideshow. Você pode enviar até 20 arquivos de uma só vez, nos formatos JPEG, PNG e GIF. E as imagens ficarão disponíveis também para download, todas compactadas em um único arquivo ZIP.


Em Música, você poderá enviar áudios nos formatos MP3 ou OGG e ouvi-los no próprio Overmundo, a partir de um player em streaming, isto é, online. Como com as imagens, agora é possível enviar de uma só vez 20 arquivos de áudio, que ficarão disponíveis também para download em uma pasta ZIP compactada. A idéia é que o Overmundo possa cada vez abrigar faixas e CDs inteiros em uma única colaboração, o que certamente facilitará não só quem posta os conteúdos como que os busca para ouvi-los.


Também quem produz vídeos tem muitos motivos para comemorar. A partir de agora, o site conta também com uma ferramenta de streaming de vídeos, uma velha demanda de quem não agüentava mais ter de baixar arquivos enooormes para só então poder assistir em seu computador pessoal. Seguindo de perto a tendência recente de outros sites de vídeo pela internet afora, o Overmundo agora permite que você assista aos filmes online, na própria tela da colaboração. Ao publicar uma colaboração em Vídeo, você pode enviar arquivos de até 70MB nos formatos MOV, MPEG4/MP4, MPEG/MPG, AVI e WMV. Esses formatos são automaticamente convertidos e, em poucos minutos, passam a ser exibidos online. Além disso, o vídeo também fica disponível opcionalmente para download, basta clicar para baixar o arquivo original.

Vida longa aos artistas do Overmundo!

tags: cultura-e-sociedade banco-de-cultura variedade

canto_esquerdo comentários rss postar novo comentário canto_direito
 
Vida longa e melhoria sempre... Só uma dúvida, postei esse fim de semana um poemeto com uma foto... Com as mudanças no banco a foto desapareceu, quê será que aconteceu?
Bia Marques · Campo Grande (MS) · 3/3/2008 12:01 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Gostei das mudanças...
Destaco ai mais do que o sentido de organizar os assuntos, o pedido e a atenção dada aos colaboradores do banco de cultura.

Estou ancioso para ver os documentários, filmes que agora teremos oportunidades de vê-los aqui também no overmundo. Parabéns pra todos ai hein !!!
Higor Assis · São Paulo (SP) · 3/3/2008 12:17 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

A letra dos textos de poesia entre outros foi escolha do pessoal para mudar a fonte ? Será que não poderia deixar a Trebuchet MS ?

A leitura fica pesada com a outra.
Higor Assis · São Paulo (SP) · 3/3/2008 12:41 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Muito legais as mudanças, cada vez melhor este projeto!
Alê Barreto · Rio de Janeiro (RJ) · 3/3/2008 13:02 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Realmente, todas as fotos dos textos desapareceram.
Também concordo com Higor. A letra escolhida ficou bem ruim, tanto para leitura como esteticamente.
Este já é o formato final pretendido?
Nydia Bonetti · Campinas (SP) · 3/3/2008 13:11 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Tudo certo, amigos.
Voltou tudo ao normal.
Obrigada, abraços.
Nydia Bonetti · Campinas (SP) · 3/3/2008 13:23 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Sem querer bancar o chato, foi impressão minha ou deu uma baita, baita é ótimo, redução de 3800 caracteres ( que pra mim, escritor compulsivo de nascença, já era pouquíssimo ) para 1000 !
Terei de me conter e meu psiquiatra já não está dando conta do recado, rssssssssssss
Brinco para descontrair, meus amigos, se for pra mudar pra menos , que mude, eu prometo chorar baixinho !
Um abraço e parabéns a todos nós !
Alcanu
alcanu · São Paulo (SP) · 3/3/2008 13:42 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Oi, Pessoal,

As mudanças entraram no ar hj, e, naturalmente, alguns ajustes estão sendo feitos nessas primeiras horas. Agradecemos a paciência e a disposição em apontar eventuais bugs. Assim, a questão das imagens já está resolvida. Confiram aí.

Por outro lado, a questão das fontes foi, de fato, uma escolha. A idéia é diferenciar a apresentação da obra da descrição da obra, algo que era muito confundido anteriormente. No espaço para a descrição da obra, um cabeçalho escrito "sobre o texto" indica que ali estará a descrição da obra. Por outro lado, no espaço para a apresentação da obra, há o cabeçalho "amostra do texto" qndo vier um arquivo em anexo ou nenhum cabeçalho qndo a obra for digitada diretamente na interface de publicação. A fonte Courier é uma fonte muito próxima à das máquinas de escrever e, por esse caráter histórico e cultural, foi a escolhida para apresentar as obras. Sua legibilidade é maior, inclusive, do que a da Trebuchet, segundo uma série de designers.

Por fim, respondendo ao Alcanu, não houve redução de caracteres, ao contrário, o q houve foi um aumento considerável. Se antes vocês podiam digitar 3800 caracteres, agora é possível digitar até 21700. O problema é que você está reparando nos caracteres justamente do espaço para apresentação da obra, que antes era confundido com o texto em si. Experimente usar o campo forma de envio e marcar a opção Quero digitar um texto.

Abraços.
Viktor Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 3/3/2008 14:16 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Ver o banco de cultura reformulado na home foi a melhor surpresa do dia! Finalmente a diversidade tem uma boa vitrine...

Abraços e parabéns a quem implementou as mudanças.
Felipe Obrer · Florianópolis (SC) · 3/3/2008 14:49 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Vi que poemas muitos acabaram em Não-ficção, ou mesmo em Ficção e não em Poesia.
Por certo isso foi aleatório, que não tem doudo pra ficar levando texto daqui pra lá e de acolá praqui.
Aquela classificação MAIS (que vinha da lampadinha bunitinha acompanhada) é o que agora?
Geralmente a usei quando queria dizer, sem falar o óbvio, que o texto fazia serviço pra ilustração ou vice-versa.
Um e-mail da administração pra gente colbaorativa convidando a ler esse postado aqui ia dar trabalho grande?
Tomei um cagaço hoje quando não vi minhas ilustrações, porque muitas delas dão nexo ao que tento dizer por escrito e sem elas era melhor não ter publicado.
Inda tô tremendo, seu Viktor.
Terremoto deve ser assim... eu nunca estive num, mas já sei que sobrevevivi, causo di que tô até ticotecando cum tu.
Valei-me Santa Opulência das Falências e as Santas Cabras das Macegas!
Juliaura · Porto Alegre (RS) · 3/3/2008 15:19 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Que bom ver esses avanços, meus caros overmanos!
Fico feliz e motivado a utilizá-los!
Abraço
http://interludios.blogspot.com
Carlos ETC · Salvador (BA) · 3/3/2008 15:46 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Olá, Juliaura,

A conversão de conteúdos para a nova categoria poesia se deu automaticamente (e não aleatoriamente). Contudo, como parece razoável em toda conversão automática, alguns conteúdos não foram identificados de imediato, para os quais, faremos a conversão manualmente, e aos poucos.

A categoria mais de fato deixou de existir nesta reformulação do Banco. Você pode postar textos com imagens nas categorias textos - ficção, textos - não-ficção e poesia.

Avaliamos a possibilidade de enviarmos um comunicado a todos os usuários do site, mencionando as novidades, mas acreditamos que essa prática poderia soar ofensiva a uma boa quantidade de colaboradores, de modo que optamos por, durante estes primeiros dias, mantermos um breve aviso na própria interface de publicação do Banco, o que será feito dentro em pouco.

Sobre o bug relatado com as imagens, já o corrigimos e pedimos desculpas pelos eventuais transtornos.
Viktor Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 3/3/2008 16:58 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Viktor,
as mudanças realmente deixaram o Overmundo muito melhor. Gostei de todas as alterações, principalmente do merecido destaque dado à Poesia e da disponibilização do player em streaming que, seguramente, tornou bem bem mais prático e agradável ouvir as colaborações musicais. Isto sem falar na reorganização da página inicial, que também ficou ótima. Parabéns a todos. Um abraço.
Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro (RJ) · 3/3/2008 16:59 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Viktor,
Cumprimentos pelas mudanças implementadas.

Pergunto se perderam-se os dados identificadores das autorias das ilustrações, que não estivessem em legendas, quando acontecia de estarem no Banco de Cultura.
Até a mudança, lia-se sobre a obra passando o cursor por cima da ilustração.
Isso não mais acontece nas novas seções, ficando aquela obsrvação sobre a obra a encimar a publicação.

Uma peça estranha ao conteúdo, posto que de infra-estrutura. Isso será reversível.
Não considero que deixe o postado melhor este pequeno enxerto administrativo.
Se não tenho mais a fonte de onde retirei a informação de autoria da ilustração, Overmundo a terá em algum local seu para, ainda que não se divulgue o autor, que acho injusto para o direito do artista, pelo menos honrá-lo no caso de reuso por terceiro?
Adroaldo Bauer · Porto Alegre (RS) · 3/3/2008 17:27 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Viktor,
já explicaste aí acima, mas para a minha produção a incidência da razoabilidade de toda conversão automática, que não identificaria alguns conteúdos de imediato, restou sobremaneira impactante.
Raramente postei texto de não ficção no Banco de Cultura, sequer recordo se o fiz de fato, e sou uma presença expressiva desta seção nesse momento.
Em nada ajuda a meus textos e, penso, sequer orienta possíveis, eventuais e bissextos leitores meus a quem indico o sítio, a encontrarem meus versos que algumas pessoas mais amigas e bondosas chamam de poemas.
Terei a paciência que pedes, por coerência e preito de justiça às mudanças que aplaudi, mas queria deixar o registro dessa ocorrência, que por certo não deve também agradar à administração de Overmundo, sequer aos técnicos que conceberam e implementaram as modificações que se impuseram.
Adroaldo Bauer · Porto Alegre (RS) · 3/3/2008 17:47 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

A home ficou perfeita, sem dúvida!
Quanto às imagens, ainda não entendi bem o que aconteceu, mas estou tentando (rssss...).
A mudanças melhoraram bastante o site, tornando mais acessíveis os conteúdos. Porém... a mudança de fonte realmente não foi feliz. A nova fonte é muito feia.

Meus agradecimentos aos administradores que tiveram a coragem de colocar a poesia em um espaço todo seu.
Obrigada.

Saramar · Goiânia (GO) · 4/3/2008 01:05 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Viktor, voltei.
Creio que a classificação do texto (como poema, ficão, não-ficção, etc.) deve continuar sendo feita por seu próprio autor, porque cada um sabe onde dói sua dor, ou como cheira sua flor, não acha?

beijo
Saramar · Goiânia (GO) · 4/3/2008 01:09 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Acabei de postar um texto na seção poesias.
Tentei incluir uma ilustração.
Ela não aparece em edição, embora a legenda esteja lá.
Fica muito mais engraçado que o Sobre a obra
Onde eu errei?
Ou erramos?
Ou não há mais espaço para imagens em Poesia?
Ou?
Em outros sítios cobram para a publicação de texto com ilustração.
Iremos por aí?
Invisto algum tempo aqui, convido pessoas a visitarem este sítio, incentivo a que outras pessoas publiquem aqui.
Devo continuar a fazê-lo?
Fiz uma consulta às 17h27/17h47 e, nem em particular, nem aqui recebo qualquer orientação.
Que se passa, tchê!

De uma feita me respondeste Viktor, que em razão de feriados estavam os administradores em regime de rodízio para plantões.
Inda é o que vigora?
Adroaldo Bauer · Porto Alegre (RS) · 4/3/2008 01:34 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Está lá, no Canto Cigano, uma prova de bug ou coisa semelhante do que se está passando comigo.
A imagem para o poema não aparece.
Aparece a legenda.
A imagem dois, que postei para teste aparece bem bela ao lado do texto.
Será assim que se deverá postar?
Quando as imagens não eram adequadas, na versão anterior, havia um aviso de que não foram recebidas por tal ou qual motivo, geralmente formato de arquivo ou tamanho inadequados.
Não recebi aviso qualquer para esta postagem.

____
Ah! Também concordo com Saramar e outros, courier é da idade da pedra lascada, de lascar de horrorosa.
De ja vu muito e não gostei de muito que vi há muito que vejo.
Tem algum velho jornalista feito eu aí na eleição dos tipos, mas com a saudade que não tenho das velhas remingtons e olivettis (cruz, credo, vade retro!)

Adroaldo Bauer · Porto Alegre (RS) · 4/3/2008 01:44 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Kais Ismail Fui postar uma foto hoje e não consegui em 3 tentativas, depois percebi que para conseguir postar, teria que diminuir em muito a resolução da foto.
Ora, não faço fotos grandes para mostrá-las pqnas.
Ao contrário dos elogios acima, acho que este Overmundo está cada vez pior. Enquanto a maioria tende a evoluir nas exigências de qualidade, o Over desanda para o "vamos de qualquer jeito".
Kais Ismail · Porto Alegre (RS) · 4/3/2008 01:47 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Adroaldo, fui ver seu poema. A imagem aparece, enorme e fulgurante. Não sei se é o que você queria ou se é já, efeito dessas mudanças.
Será que as imagens não são bem vindas no Banco?
Confesso que ainda não entendi nada em relação à publicação de imagens.
De qualquer forma, talvez devéssemos esperar um ou dois dias para que tudo se organize.

beijos
Saramar · Goiânia (GO) · 4/3/2008 01:58 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Regina - poesia em volta Parabéns ao Overmundo pelos 2 anos no ar. É uma forma muito interessante de publicar. Abraços a toda equipe. Gosto de mudanças, porém meus textos não são ficção ou não-ficção. São poesias mesmo. Iso já é uma classificação literária. Ficção ou não ficção é para a narrativa, a crônica é um outro gênero. Tudo bem, terei paciência; mas do jeito que está parece que o autor classifica assim, o que no meu caso não é verdade.
Vida longa ao overmundo!
Regina - poesia em volta · Volta Redonda (RJ) · 4/3/2008 08:25 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Parabéns pelos dois anos de atividade! Mudanças são sempre necessárias, apesar de não agradar a todos...
Que a turma da Overmundo consigo aos poucos, e sempre, atender às necessidades dos usuários, que de certa forma contribuem para o sucesso deste espaço!!
Boa sorte!!
Xuca Munhoz · São Paulo (SP) · 4/3/2008 09:10 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Prezados(as),

Tentando responder a todos:

Adroaldo, Saramar e Regina, sobre a nova subseção poesia, a mudança automática da grande maioria dos poemas foi feita no intuito de poder contemplar a todos. Optamos por uma fórmula que pudesse detectar, sem muito esforço, o que era "verso" e o que era "prosa" entre os textos da antiga categoria textos - ficção. Como vocês já notaram, alguns poemas permaneceram na subseção textos - ficção e, neste momento, estamos operando manualmente para a mudança. (Os autores das colaborações não podem efetuar a mudança eles próprios, uma vez que o sistema do Overmundo impede a edição de colaborações após as 48h de edição.) Vocês podem, é claro, nos ajudar, enviando mensagens em particular para qualquer dos membros da equipe de moderação, informando os links de poemas que ainda têm a classificação errada. Os que o fizerem serão priorizados neste processo. Mas o objetivo é que esta mudança natural se confirme em poucos dias, seguindo nossos esforços.

Adroaldo, já identificamos um bug, conforme relatado por você, que impede a edição de imagens em colaborações de texto no Banco de Cultura. Por este motivo, você não está conseguindo editar o crédito, a legenda ou substituir a imagem. E também por este motivo o crédito não está sendo visualizado neste momento, ainda que permaneça registrado na colaboração. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos e informamos que estamos trabalhando intensivamente na correção de todos os possíveis inconvenientes causados pela mudança operacional para o sistema do novo Banco de Cultura.

Sobre a imagem que aparece maior do que o normal em sua colaboração, Adroaldo, também estamos tentando corrigir o problema em tempo hábil, mas é natural que, após uma reforma deste porte, alguns bugs inesperados apareçam, apesar dos testes que fizemos nas últimas semanas.

Saramar, Adroaldo, Higor e Nydia, sobre a mudança para a nova fonte de exibição (tipo Courier), estamos registrando possíveis manifestações de colaboradores sobre a questão e, muito em breve, teremos uma resposta consolidada a este respeito.

Kais, também já identificamos a questão mencionada por você, sobre o envio de imagens em alta resolução para a subseção artes visuais do novo Banco. O limite de 1MB foi definido como razoável para as demais seções do Overmundo (Overblog, Guia e Agenda) e se constitui, até o momento, como uma limitação técnica para o uso do recurso de múltiplas imagens, proposto por uma série de colaboradores anteriormente. Mais uma vez, pedimos desculpas pelos eventuais transtornos. Estamos trabalhando intensivamente para que seja possível aumentar este limite para cerca de 3 a 4 MB, como é de se esperar em fotos de alta resolução.

Agradecemos a compreensão de todos e pedimos paciência para as mudanças nestas primeiras semanas.

Cordialmente,

Equipe de Moderação do Overmundo.
Viktor Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 4/3/2008 10:16 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

To tentando a terceira vez colocar uma foto na poesia dialogos capitais. Coloco-a normalmente, porém não é visivel sua visualização. Este é um caso de bug ?
Higor Assis · São Paulo (SP) · 4/3/2008 10:19 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Viktor, valeu :^)
Higor Assis · São Paulo (SP) · 4/3/2008 10:21 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Magnífico!! Finalmente poderei voltar a mostrar meus trabalhos em artes visuais!! Parabéns OVERMUNDO! aDoReI!!!
Patricia Moreira · Vitória da Conquista (BA) · 4/3/2008 13:28 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

dudavalle Legal as mudanças, soh falta agora o Banco de Cultura ter mais destaque que o overblog na página de abertura.
Parabens Overmundo !
dudavalle · Rio de Janeiro (RJ) · 4/3/2008 23:48 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

A imagem número 1 nos postados da seção poesia aparecem como um risco.
Diadorim já disse: viver é muito perigoso.
Juliaura · Porto Alegre (RS) · 5/3/2008 00:55 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Olá, será que alguém ai pode olhar o bug nesta minha colaboração aqui. A imagem não aparece, está arquivada... mas da erro na visualização.

Falta 4h pra ir pra votação, valeu gente !!!
Higor Assis · São Paulo (SP) · 5/3/2008 08:30 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Será mais fácil ajudar se tivermos mais detalhes. Juliaura, não encontrei o risco a que você se refere nas imagens principais dos poemas... Será que entendi errado?
Higor, entrei em contato com você em privado (já que é um caso específico) para ver se entendo o que está acontecendo com a imagem e consigo ajudar.
Obrigada pelas manifestações, Duda, Patrícia e todo mundo.
Helena Aragão · Rio de Janeiro (RJ) · 5/3/2008 12:05 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Helena e/ou Higor,

também notei algo estranho nas colaborações que estão em meu Perfil: 1) Fotos e ilustrações de contos e poemas ficaram sem o crédito; 2) Após o título, entre a foto e o texto, aparece com enorme destaque a seguinte observação: Sobre a obra, o que ficou estranho pois na verdade trata-se da própria obra cujo título já está em cima. E não algo "sobre a obra". É algum bugóu é isso mesmo? Abraços.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro (RJ) · 5/3/2008 12:35 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Repito o final: é algum bug ou é isso mesmo?
Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro (RJ) · 5/3/2008 12:36 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Helena, o meu registro sobre o risco ocorreu como está anotado: às 5/3/2008 00:55 -
Hoje pela manhã, lá pelas 10horas, quando dei uma entrada para acompanhar, estava lá um figurão enorme (e eram só 999 pixels).
Reduzi o formato para exatos 600 na largura e a coisa melhorou, digamos assim, de figura, ficando como resta lá agora e desde aquela hora, embora a data e a hora da edição apareçam:
Ah, Drummond! · Banco
Juliaura, Porto Alegre (RS) · 4/3/2008 22:41 .

como se nada houvesse acontecido.
Pra mim tá bom como está, e nem tô aí para provar se aconteceu.
Eu já nem sei se foi sonho meu de uma madrugada de verão.
Mas havia o risco, diria Galileu, senão eu não iria vir aqui dar o trabalho pra vocês de comentar, que temos mais o que fazer, graças a Iansã (epahei!)

Inda incomoda um tiquinho não conseguir formatar os versinhos do jeito que planejo na caixinha de texto daqui da publicação OVM.
Meço, passo plaina e prumo e na hora da edição sai tudo desconjuntado.
Quando é pequeno assim como em Ah, Drummond, eu não anexo arquivo de texto, porque penso que não carece de fazer um daunlôudi pra ler a mesma pouca coisa.
Porém, creio que se o formato está sendo modificado, quando ele for importante pra mim e para a interpretação de quem eventualmente vá ler, creio que deva para preservar essa informação fazer o arquivinho de texto e anotar isso na ficha técnica.
Tô só pensando em voz alta aqui com vocês, não se incomodem com isso que não quero dar trabalho.
Fico pensando em como seriam publicados aqui os trabalho das linha a, b, c, d... que se pautem por métrica e forma.
Talvez como imagem, mesmo, numa lâmina pontopoderoso (ppt) salva como jotapegê.
Grata por tua atenção, Helena.
Agradeço também a quem resolveu o caso da edição de figuras.
Juliaura · Porto Alegre (RS) · 5/3/2008 16:17 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Regina - poesia em volta Caro Vitor, obrigada pela sua resposta. Se por acaso acontecer algo diferente eu aviso. Ainda tem coisas que não entendo mas que vou observando. Acho que sou meio crítica e posso escorregar nas palavras. Mas quero deixar claro que gosto do sistema do overmundo, gosto da pluralidade e da forma como é administrada. Sei como o trabalho da moderação deve ser árduo e bem delicado. Bola pra frente! Cuidem do sonho de vocês e que ele possa abarcar mais e mais colaboradores, mantendo a qualidade que vocês querem. Abraços.
Regina - poesia em volta · Volta Redonda (RJ) · 5/3/2008 16:26 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Concordo com o DudaVale.
Como é que pode a agenda e guia ter mais destaque do que o banco de cultura?
No overblog aparecem 3 textos na página de abertura, sendo que o primeiro aparece com a imagem. Na Agenda e Guia 2 textos em cada.
E no banco de cultura só um texto, em letras minúsculas, sem imagem.
Vai haver algum ajuste neste sentido?
Nydia Bonetti · Campinas (SP) · 5/3/2008 17:56 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Oi Juliaura, acho que o pessoal da parte técnica resolveu a questão das imagens enquanto eu respondia a vocês.

Queria dar duas boas notícias: a primeira diz respeito às imagens. Fizemos alguns ajustes que permitiram que as imagens tenham até 3.000 x 3.000 px (e não 1.000, como estava desde a mudança) na subseção Artes Visuais.

A outra diz respeito à questão do "Sobre a obra" antecedendo as obras. Na verdade, isso acontecia porque, antes de mudança, o pessoal usava o espaço para apresentação da obra para postar a obra propriamente dita (sobretudo quando eram poemas e textos). Com as novidades, a transposição natural dos conteúdos ficou assim. Mas conseguimos ajustar e acredito que na maioria dos casos isso esteja solucionado (confiram, por favor!). Vale lembrar que para os conteúdos postados a partir do dia da mudança, a escolha entre postar o texto diretamente ou fazer o upload do arquivo, dando eventualmente uma "amostra para degustação", é do autor.
Abraços

Helena Aragão · Rio de Janeiro (RJ) · 5/3/2008 18:59 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Eu ainda não consegui entender. Sou novo aqui e postei um poemeto e deu tudo certo. Outro dia fui postar um poema e havia um peq erro, como ainda estava na fila, resolvi consertar usando o arquivo que é uma garantia para não erros. Muito bem, apareceu tudo, mais a poesia não aparecia de jeito nenhum... observei a de alguns amigos e estavam lá direitinhas. A minha só era visível se fizesse download. pensei; tem coisa errada. Removi. Postei outra pensando: - Agora vai dar certo! E novamente o poema não aparecia... Como as pessoas vão ler? Só vinha o título e a foto. Resolvi agora me certificar... É isso mesmo? Não aparece mais texto? Como vamos ler? Temos q fazer o Download pra ler? Na hora da votação ela aparece? Gente como fiquei com uma interrogação na cabeça, resolvi remover o novo poema. Por favor me expliquem... Obg de todo coração - Thiers R>
Thiers · Niterói (RJ) · 7/3/2008 01:22 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Ola pssoas!!

Tive um problema com uma colaboração minha que postei, ela passou pela fila de votação, depois completar o limite d votos necessários, fui informado que foi publicada e depois foi tirada do over.
Chegou pra mim mensagem que não tinha postado no banco.
Sempre posto no banco textos não ficção;
Penso que se alguma colaboração por ventura tenha cido postado em lugar que não corresponde as normas do site, no periodo de edição seria legal que os colaboradores fossem avisados e não sou contra as colaborações sejem retiradas do over, só é muito desconfortante passar por edição, ir pra votação atingir o limite das normas, as pessoas votarem e depois só ter um aviso e ser retirada.
Muit obrigado pela atenção e resposta.
At +, 1 abrço.
PIERROFXZ · Lages (SC) · 7/3/2008 09:14 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Thiers, vamos tentar reproduzir o problema que você relata para entender se é um bug ou não. Pierrofxz, como houve novidades no Banco, é normal que esteja todo mundo se adaptando às novidades. De fato é raro colaborações já publicadas serem retiradas e entendo sua queixa, mas houve um alerta porque você postou um poema na seção não-ficção. Uma das boas mudanças do Banco é justamente essa: a poesia ganhou uma subcategoria própria. Então, vale a pena postar poemas por lá. De qualquer modo, concordo com você que o período de edição é o momento ideal de se alertar - ou, de preferência, sugerir a mudança. Abraço!
Helena Aragão · Rio de Janeiro (RJ) · 7/3/2008 11:59 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Bem nesse caso a única forma é verificar agora se eu postando um arquivo de txt, este arquivo aparecerá. Tenho milhares de poemas e contos. Vou escolher exatamente o que postei e percebi o erro, prefiro o arquivo por ter mais garantia de q estão livres dos erros de digitação. Esp-ero que o text aparece para que os usuários possam votar. procurarei uma foto tbém para incluir. Desde já agradeço a atenção dispensada a mim.
Thiers R
Thiers · Niterói (RJ) · 7/3/2008 13:14 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Olá, Thiers,

Pelo que pude entender do seu relato, não há nenhum problema aparente. O que acontece é que, ao optar por anexar um arquivo, você tem duas caixas de texto opcionais para escrever: uma de Apresentação da Obra, e a outra de Amostra da Obra (para degustação). Procure digitar seu poema em Amostra da Obra.
Se quiser, você tb pode optar por digitar o texto diretamente. Neste caso, o sistema criará automaticamente um arquivo PDF para oferecer para download. Experimente.
Viktor Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 7/3/2008 13:17 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Acabei de colocar o arquivo no over - DELÍRIOS MENTIROSOS, e coloquei tbém uma foto da tela de Magritte - OS AMANTES.
Não aparece nem o pema( só o título e a foto do quadro de Magritte tbém não aparece), tudo bem, eu só queria saber se na hora da votação o pessoal vai precisar fazer download pra poder ler o poema. Deixarei lá assim e aguardarei as 47hs pra edição.
Se vcs poderem me dar alguma informação. tudo bem. Obg
Thiers · Niterói (RJ) · 7/3/2008 13:41 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Fui olhar e vi apenas uma cx pra procurar o arquivo sem haver necessidade de digitar. Eu não vi nenhuma outra possibilidade de do que me respondeu:

"...ao optar por anexar um arquivo, você tem duas caixas de texto opcionais para escrever: uma de Apresentação da Obra, e a outra de Amostra da Obra (para degustação). Procure digitar seu poema em Amostra da Obra...."

Eu preferia colocar o arquivo no lugar de digitar... Fiz assim com o anterior e não houve problemas.
Obg

Thiers · Niterói (RJ) · 7/3/2008 13:47 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Uauuuuuuuuuuuuuuu apareceu o txt.. mas a foto não dizem que é pequena... terei edntão q procura uma maior ela 50kb
Thiers · Niterói (RJ) · 7/3/2008 14:05 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Puxando a sardinha para a categoria poesia, sugiro apenas que, na listagem das obras (tanto nas duas filas como nas já publicadas), continue sendo exibida uma amostra da obra (com antes), em vez de a apresentação sobre a obra.

O que acham? Tenho a impressão de que a amostra atrai mais os editores/votadores. Concordam comigo?

Abraço
http://interludios.blogspot.com
Carlos ETC · Salvador (BA) · 9/3/2008 00:40 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Helena
Por que vocês não invertem o tipo de letra, colocando nos textos a letra que aparece no "sobre a obra". E vice-versa. Fica tão mais bonito visualmente. Há algum inconveniente técnico?
Abraço!
Nydia Bonetti · Campinas (SP) · 10/3/2008 18:28 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Nydia, obrigada pela sugestão. Vimos que alguns colaboradores se manifestaram em relação à fonte e estamos sim avaliando as possibilidades técnicas. Mas é importante frisar que nenhuma mudança pode ser feita a toque de caixa e que é até saudável que haja um tempo de adaptação para ver se as críticas de fato se mantêm. Seguimos nas mudanças e de olho nas opiniões por aqui, mas sem deixar de dar este tempo de adaptação das mudanças. Abraço
Helena Aragão · Rio de Janeiro (RJ) · 11/3/2008 16:44 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Eu prefiro essa fonte arretadinha em que nós estamos falando por escrito aqui do aquela courier deja muito que vi muito há muito tempo e já foi no milênio que passou.
Juliaura · Porto Alegre (RS) · 11/3/2008 18:28 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Em relação à fonte, concordo com as meninas. A antiga era muito mais bonita.
Saramar · Goiânia (GO) · 11/3/2008 18:45 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil