Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Créditos

Desenvolvimento original: Tecnopop
Coordenação, criação e arquitetura: Felipe Vaz
Desenvolvimento de sistemas: Rodrigo Machado
Programação HTML: Gustavo Gawryszewski

O Overmundo é um canal colaborativo para a disseminação da cultura brasileira. Para cumprir sua missão, o Overmundo conjuga diversas ferramentas da chamada Web 2.0, permitindo que os usuários possam de fato construir coletivamente o conteúdo do Overmundo. Dentre essas ferramentas, as principais influências vieram da Wikipedia, do Slashdot e do Kuro5hin. A Wikipedia é uma enciclopédia em que qualquer pessoa pode contribuir. O Overmundo aproveita o modelo de contribuições abertas da Wikipedia em todas as seções do site, mas com uma diferença: o usuário precisa se cadastrar para escrever o que quiser, dentro da linha editorial proposta. O Kuro5hin e o Slashdot são revistas focadas em tecnologia e cultura cujas contribuições e a própria edição são feitas diretamente pelos usuários. Do Kuro5hin veio a inspiração para as filas de edição e de votação, bem como o uso de votos para organização dos conteúdos de cada página. Do Slashdot veio o sistema de comentários.


Outras influências do Overmundo são o Digg, o Newsvine, o Ohmynews e o BBC Collective. Do Digg, o Overmundo aproveita a interface votação (já adotada em centenas de sites da internet), mas diferente dele, o Overmundo não trabalha com recomendações de links e sim com conteúdo próprio, além de conjugar o sistema de votação com os modelos de sala de edição e de votação do Kuro5hin, coisa que o Digg não faz. Do Newsvine, vem uma influência às avessas: enquanto o Newsvine exige que todo o conteúdo submetido ao site seja transferido para o próprio Newsvine, o Overmundo decidiu adotar o caminho contrário: todo conteúdo do Overmundo permanece com os próprios autores, tendo apenas alguns usos não-comerciais licenciados através do Creative Commons. Do OhMyNews o Overmundo adotou a idéia de um corpo administrativo estável, que dialoga de modo constante com as contribuições dos usuários, permitindo um certo nível de controle do fluxo, enquanto isso for necessário (ou seja, até que a comunidade possa controlar todo o fluxo por si só).

Além dessas influências, o Overmundo contribuiu significativamente para os modelos colaborativos da chamada Web 2.0 com recursos originais. A primeira inovação do Overmundo foi agregar ferramentas de um modo que nenhum outro site agrega: apesar de usar ferramentas que isoladamente estão presentes em vários outros sites, recurso que se tornou padrão para a Web 2.0, nenhum outro site traz todas as ferramentas do Overmundo conjugadas e empregadas da forma como o Overmundo disponibiliza. Além disso, algumas contribuições são totalmente originais, como o conceito de Overpontos, que permite que as matérias sejam ordenadas em ordem crescente de Overpontos e permite aos usuários ver com total transparência e de modo lógico o funcionamento do algoritmo de ordenação das matérias. Esse conceito não está presente em nenhum outro site que utiliza a hierarquização de conteúdo por votos.

Além disso, o Overmundo agrega seções de banco de dados, tais como o Archive.org, que permitem aos usuários submeter conteúdos (arquivos de música, vídeo etc.) para o site. O Overmundo aplica o sistema de ordenação por votos também para esses conteúdos, algo que até o momento também não temos conhecimento de ter tido precedentes. A seção perfil conjuga elementos de softwares sociais como o Orkut e Facebook com as ferramentas de Web 2.0, permitindo visualizar com clareza quem é responsável pelas contribuições e interagir com os autores (claro que tudo isso depende dos autores disponibilizarem ou não seus dados de perfil e contato). Por fim, o Observatório do Overmundo é o espaço em que a Equipe Overmundo discute o site, mantendo os colaboradores informados sobre temas relativos à própria comunidade. Em síntese, a lista de influências do Overmundo, como tudo mais na internet, é quase impossível de ficar completa: del.icio.us, prodigem, broadcastmachine etc. etc. Todos os sites que citamos aqui como influências também foram influenciados, sempre assumidamente, por vários outros.

É importante mencionar que o projeto Overmundo foi desenvolvido principalmente com software livre, e as partes do código não escritas originalmente para o projeto são também livres. Todo o sistema desenvolvido especificamente para o site pode e deve ser reaproveitado e distribuído dentro dos termos da licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil, e a utilização dos trechos de código utilizados de outros projetos livres deve seguir suas próprias licenças FLOSS (Free Libre Open Source Software). Em outras palavras, qualquer pessoa pode pegar os códigos desenvolvidos pelo site e desenvolver o seu próprio Overmundo ou outro site parecido com ele, desde que esse site seja também aberto e livre pelas mesmas licenças. O código do Overmundo já está disponível para download aqui.

Os softwares, sistemas operacionais e aplicativos dos servidores utilizados no desenvolvimento do Overmundo incluem:

Sistemas operacionais/aplicativos dos servidores:

Apache

PHP

Debian Linux

MySQL

No desenvolvimento:

Subversion

WinMerge (para comparação de revisões)


Fedora Linux

OpenOffice

FileZilla

Firefox

XAMPP

E vários outros

Alguns componentes e aplicativos PHP e HTML incorporados:


PhpThumb

FCKEditor

TorrentTrader Lite

Mantis Bugtracker

E os ícones:

Tango Desktop Project - licença CC-SA

FamFamFam Silk - licença CC-BY 2.5

O Overmundo agradece a todos os seus usuários e colaboradores individuais por contribuírem para sua permanente construção.

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

dúvidas frequentes

Está com alguma dificuldade ou tem alguma dúvida sobre o Overmundo e seu funcionamento? consulte a seção de dúvidas frequentes

o que é

Chegou agora e quer conhecer mais? Entenda o que é o Overmundo em um minuto.

publicação passo a passo

Dúvidas sobre a publicação de colaborações? Siga este passo a passo em vídeo e veja como é fácil.

dúvidas frequentes

Como nasceu, quem coordena e quais são os objetivos que norteiam o Overmundo. Leia aqui

proposta editorial

Entenda a proposta editorial que norteia a publicação de conteúdo no Overmundo.

fórum de ajuda

Se a sua resposta não está nas dúvidas frequentes, você pode pedir ajuda aos outros usuários no Fórum de ajuda. Os colaboradores do Overmundo são prestativos!

 

Creative Commons

alguns direitos reservados