Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

André da Marinheira Arte em Madeira

Rosina Perez
Da madeira aos bichos
1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
28/9/2007 · 72 · 6
 

Entre os vinte filhos do Mestre Manuel da Marinheira (92 anos), cinco deles seguiram o ofício do pai, de talhar em madeira, animais, santos e outras belíssimas imagens. André da Marinheira é um destes artistas e me recebeu em sua oficina no município de Boca da Mata.

Especialista em felinos, André usa a pirografia, técnica que utiliza o fogo para materializar as listras de majestosos tigres ou as manchas dos corpos das onças. Apesar da preferência pelos gatos, André faz o que o cliente pedir, “de bicho e de santo, o que for”, diz ele.

O artista contou que pretende criar um site para vender sua produção fora de Alagoas, e está procurando pessoas para ajudá-lo nesta tarefa. Confessa não ter com os computadores a intimidade que tem com os troncos de imburana, jaqueira e cedro, mas conta que um amigo do sertão de Pernambuco, também artista da madeira, encontrou na rede um grande mercado para suas peças.

André da Marinheira já expôs em feiras de arte e decoração de Salvador, na Artnor em Maceió e na Fenarte de Olinda, suas obras, sobretudo as funcionais, como as onças-cadeiras caíram no gosto dos hotéis de Maceió e Maragogi.

Na Fazenda Bento Moreira, em Boca da Mata, a coleção particular de Jorge Tenório Maia é aberta ao público, no Museu Manoel da Marinheira, mantido pelo dono da coleção. É onde se encontram animais de todos os tipos e tamanhos, quase um zoológico de bichos de madeira, vários deles de autoria do André e dos outros irmãos da Marinheira, Severino, Manuel, Antonio e Maria, além do próprio patriarca Manuel.

André tentou explicar a origem do nome da família, disse “era como chamavam meu avô no navio que trazia ele e minha avó da Alemanha durante a primeira guerra mundial”. Segundo ele, este antepassado foi um dos fundadores de Boca da Mata.

onde fica
Oficina do André da Marinheira: Rua Manuel Cavalcante de Almeida, 43, Centro. Boca da Mata, zona da mata alagoana, distante 78 km de Maceió pelas rodovias AL 101 Sul e BR 101.

Museu Manuel da Marinheira: Fazenda Bento Moreira. Vindo de Maceió pela rodovia que leva até Boca da Mata à esquerda, antes do Povoado de Peri Peri.
por que ir
Para conhecer o Museu Manoel da Marinheira e comprar as peças de André e seus irmãos.

A tranqüila Boca da Mata oferece uma bela paisagem serrana, de clima ameno e verde intenso.
quando ir
Ligar antes.
quanto custa
Peças entre 300 e 10.000 reais.
contato
(82) 9963-9735
(82) 3279-1252

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Rapaz, que trabalho bacana você está fazendo pra mostrar esses personagens incríveis que tem conhecido em suas andanças, hein! Adorei o museu, foi um prazer conhecer. :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/9/2007 14:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Obrigado Helena. Figura incrível mesmo o André da Marinheira e sua família de artistas. Valeu!

Marcelo Cabral · Maceió, AL 26/9/2007 21:49
sua opinião: subir
anamineira
 

Marcelo, votei e parabeniso você pelo excelente trabalho. Amo e valorizo o trabalho de pessoas simples que aprenderam naturalmente, de dentro. Esse é o verdadeirto artista. Abraços mineiros.

anamineira · Alvinópolis, MG 28/9/2007 13:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ériton Berçaco
 

Belas peças em madeira.
Parabéns pela dica.
Votado

Ériton Berçaco · Muqui, ES 28/9/2007 13:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Dulce Nara
 

QUE QUE ISSO,MUITO BOM TRABALHO PARABÉNS.

Dulce Nara · Conceição das Alagoas, MG 11/7/2008 11:57
sua opinião: subir
DecoraVip
 

Cadeira é Design Sim grandes Arquitetos fizeram e sonham em fazer uma cadeira,alguns deles ganharam premios e fama mundial após executar cadeiras que ficaram famosa e cobiçadas no mundo todo ditando épocas e cultura de um povo alguns deles são:
Sergio Rodrigues,Zanine Caldas,Joaquim Tenreiro,Philippe Starck,Charles e Ray Eanes,Michel Arnoult,Boerge Mogensem,Vladimir Kogan etc...Somos uma fabrica em SP que a anos executa Moveis e é especializada em Cadeiras executamos Réplicas e Reedição mais de 1001 modelos direto da fabrica em Madeira de Lei Certificada pelo DOF e FSC Artificie Américo Neves 43 anos de Tradição em Moveis Exclusivos.
www.americonevescadeiras.com.br
www.americoneves.com

DecoraVip · São Paulo, SP 26/3/2010 12:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Criador zoom
Criador
zoom
Museu Manoel da Marinheira zoom
Museu Manoel da Marinheira
zoom
zoom
zoom

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados