Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Basílica do Imaculado Coração de Maria

Viktor Chagas
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
3/3/2008 · 145 · 17
 

O Méier, como quase todo bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, é dividido em dois lados: o lado de cá e o lado de lá. Não sei se com todos acontece isso, mas ao menos comigo foi assim desde criança: o meu lado é o lado de lá. Não importa muito de que lado eu esteja. Mas o meu lado é o lado de lá.

Por isso, e para acabar ainda mais com as ambigüidades, geralmente usa-se pontos de referência para fazer saber o intelocutor de que lado você está falando. O meu lado do Méier, o lado de lá diga-se, é o lado do Bombeiros, do Jardim do Méier e da Igreja. Só há essas três possibilidades. Não que não haja mais pontos de referência, mas o Bombeiros pelo seu vermelho aceso, o Jardim pelo verde em meio ao cinza da cidade, e a Igreja pelo seu medievalismo cor de adobe são definitivamente os tons que pintam quando alguém pensa no lado de lá.

A Igreja do Imaculado Coração de Maria é, na verdade, uma basílica, que em arquitetura é o termo usado desde os helenos para designar um grande espaço coberto. Cristãos e afins se apropriaram do termo para intitular seus templos. Mas o que a Basílica Coração de Maria me lembra é, sem dúvida, um grande castelo medieval.

O fato de não ter as paredes pintadas, deixando aparentes o jogo dos tijolos com os vitrais e as serrilhadas nas torres me reportam diretamente aos romances de cavalaria à Suassuna. Mesmo porque, no fundo, o estilo da basílica não é tanto medieval, mas mais mourisco. Diz-se que é o único templo católico mourisco no Rio, quiçá no Brasil. Outros, por sinônimo, se referem ao único templo mozárabe.

Mas sua construção, é claro, não é tão antiga quanto as catedrais européias. Construída entre 1909 e 1929, pelo arquiteto e urbanista Adolfo Morales de Los Rios, o mesmo que no Rio do prefeito Pereira Passos já havia dado formas ao prédio da então Escola de Belas Artes (hoje Museu Nacional de Belas Artes), a igreja atualmente é ladeada à esquerda por um cruzeiro, construído pela família Sendas e doado aos fiéis e abriga ainda um brechó beneficente e a sede das reuniões dos Alcóolicos Anônimos do Méier.

Para quem não é católico (aliás, como eu), não custa (aliás, não custa nada mesmo!) admirar a beleza estética do prédio. Amém!

onde fica
Na rua homônima, Coração de Maria. Minha rua, diga-se de passagem.

Basílica do Imaculado Coração de Maria
Rua Coração de Maria 66, Méier.
Cx.P. 18040
20722-970, Rio de Janeiro (RJ).
por que ir
Só de chegar perto (é pena aquele cheiro de cruzeiro logo ao lado!), você já sente uma certa aura de generosidade pairando nas redondezas.

Onde mais você chega para tirar fotos e escrever uma notinha despretensiosa para o Overmundo e encontra uma menina que você nunca viu antes e te pergunta se você não quer ir ao play do prédio dela para conseguir uma boa fotografia?

Obrigado, Danielle! :)
quando ir
A igreja não sai do lugar, mas convém que você a visite quando ela estiver aberta ao público.
quem vai
Em geral, pessoas para rezar ou buscar algum conforto. Mas você pode ir só para olhar também, se for o caso.
quanto custa
Nada. Talvez um dízimo, se você for mais beato.
contato
Telefone: (021) 2501-3553

comentários feed

+ comentar
Thiago Camelo
 

Maneiro Viktor! Você poderia fazer a trilogia do "lado-de-lá" do Méier (aliás, faltou a tag méier). Só faltariam agora o bombeiro e o jardim :) Abraço!

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 29/2/2008 17:48
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Sim, sim. A idéia é essa. Não digo uma trilogia, até porque "o Bombeiros" é só o quartel mesmo, não tem muita programação cultural rolando por lá nem atrativos turísticos peculiares (que eu saiba). hehe.
Mas o Jardim do Méier em breve figurará no Guia, com certeza. E mais outros atrativos suburbanos. :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 29/2/2008 17:56
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Só as fotos bastaria para eu votar. Agradecido pela dica.

Higor Assis · São Paulo, SP 3/3/2008 08:19
sua opinião: subir
Xuca Munhoz
 

ótima dica, pena que estou um pouquinho distante, mas indo ao Rio farei o passeio!!
abraços

Xuca Munhoz · São Paulo, SP 3/3/2008 09:01
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

legal, viktor de fato, uma igreja de arquitetura diferente das que vemos no rio. muito bonita!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 3/3/2008 09:15
sua opinião: subir
Living Brasil
 

Viktor parabéns pelas fotografias, pelo texto e pela dica! Nós, adoramos arquitetura, rs. Não poderia ser diferente!
Estamos em SP, mas sem dúvida quando algum de nós passar pelo RJ e pelo Méier, vamos lembrar da sua dica! Um abraço!

Living Brasil · São Paulo, SP 3/3/2008 11:28
sua opinião: subir
clara arruda
 

Se pudese falar no antigo gargalo do méier eu adoraria.
Fotos maravilhosas.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 23/5/2008 03:23
sua opinião: subir
Gabi_ferreira
 

Oi, Viktor! Essa igreja não tem nada de medieval não! Na verdade seu estilo é Eclético Historicista Neo-mourisco. O mesmo estilo da Fundação Oswaldo Cruz que fica na Av. Brasil.
Realmente é muito bonita!
Bjsss

Gabi_ferreira · Rio de Janeiro, RJ 9/11/2008 11:09
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, Gabi,

Sim, eu sei. O estilo é exatamente o neomourisco (o eclético aí fica só por conta de ela fugir do clássico). Mas eu me referi a um "estilo" medieval de modo figurativo mesmo, porque no Rio, como no Brasil, temos poucos "castelões" como esse. :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 9/11/2008 12:01
sua opinião: subir
Karina Comissanha
 

Olá, Viktor!
Eu passei a minha infância inteira por essa igreja ao ir pro Méier estudar e nem fazia idéia da importância dela. Hoje em dia estudo arquitetura, e nessa última semana aprendi um pouco sobre esse estilo neomourisco. A gente se encanta na faculdade as vezes sonhando em poder um dia visitar patrimônios arquitetônicos na Europa... e não se dá conta q temos alguns patrimônios tão perto de nós! Valorizemos! (Roubar-te-ei algumas fotos! hehehe)
Beijos!

Karina Comissanha · Rio de Janeiro, RJ 24/5/2009 01:16
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, Karina,
Poizé. Muita gente passa em frente à igreja e não à admira. Mesmo os devotos católicos, que não deixam de fazer o sinal da cruz ao passar por ela, pouco a contemplam. E ela, a despeito disso, está lá. Incrustada no coração do Méier. :)
Pode reproduzir as fotos à vontade. Elas estão licenciadas em Creative Commons.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 24/5/2009 13:25
sua opinião: subir
Karina Comissanha
 

Brigadão, Viktor!

Karina Comissanha · Rio de Janeiro, RJ 24/5/2009 18:57
sua opinião: subir
MªGraças
 

Por favor, altere esse endereço de contato, ou melhor, o prefixo, sendo correto o nº: (21)2501-3553, e não 2281 Bjkss

MªGraças · Rio de Janeiro, RJ 5/8/2010 15:29
sua opinião: subir
TatyBarbosa
 

Viktor, parabéns pelo seu trabalho, realmente magnífico! Entretanto, venho aqui solicitar a correção do telefone fornecido para contato, tendo em vista q o nº acima exposto é o da casa da minha avó e ela tem sofrido transtornos desagradáveis, já q as pessoas q querem entrar em contato c/ a igreja se valem deste telefone e ligam às 6h da manhã p/ solicitar marcação de casamentos, batizados e missas de 7º dia. Vejo inclusive q já houve uma solicitação anterior de correção do contato a + de um mês atrás q infelizmente não obteve êxito. Por favor, verifique isso c/ a máxima urgência, pois se trata de uma senhora de idade. Desde já agradeço a sua compreensão e colaboração e + uma vez parabenizo seu trabalho fantástico!

TatyBarbosa · Rio de Janeiro, RJ 14/9/2010 14:42
sua opinião: subir
Equipe Overmundo
 

A pedido de terceiros, informamos que o telefone mencionado na nota foi alterado por estar desatualizado. Pedimos desculpas por eventuais transtornos.

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 14/9/2010 23:05

Viktor Chagas
 

Olá, Pessoal,
Informações corrigidas. Peço desculpas pelos transtornos causados.
Abraços,

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 14/9/2010 23:07
sua opinião: subir
Decote
 

Não é a única com estilo mourisco no Brasil. A igreja da Lapinha, em Salvador, tem seu interior totalmente mourisco. Data de 1770 e tem, no seu exterior, metade estilo neogótico (mais recente) e metade colonial (mais antigo). Olhem o LINDO interior dela (foto minha): http://s14.postimage.org/60blflrs1/panoramica_lapinha_2_PAINT.jpg

Decote · Salvador, BA 8/4/2012 13:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
zoom
zoom
zoom
zoom
zoom

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados