Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Cajuína da Dona Maria Cosson

1
Rosiane Farias · , AC
4/3/2006 · 86 · 1
 

A cajuína da Dona Maria Cosson, bebida feita com caju, que embriaga pelo aroma e paladar, é uma das receitas mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade de Xapuri, terra de Chico Mendes, distante 188 quilômetros de Rio Branco. Maria Cosson aprendeu a receita com seu pai, um maranhense que veio se aventurar no Acre.
A feitura envolve: espremer, ferver, filtrar, adoçar e engarrafar. Além da famosa cajuína, Maria Cosson produz licores, como os de jenipapo, tamarindo, mutamba e cupuaçu. Há também: biscoitos de goma, de castanha, bem-me-queres, bem-casados, castanhas cristalizadas, tortas geladas de cupuaçu com castanha, maracujás, doces de cupuaçu, mariolas de banana e cocadas de todas as frutas regionais de época.

onde fica
As delícias de Dona Maria Cosson são comercializadas em sua casa, que fica no centro de Xapuri, próximo à Igreja de São Sebastião. Dona Maria também vende seus produtos na Feira das Tribos, aos domingos, em Rio Branco.
por que ir
Para preparar a bebida, a quituteira acompanha os meninos na colheita, moagem e apuração dos cajus que dão origem à cajuína de fama internacional.

comentários feed

+ comentar
Dutra
 

Sou cearense da cidade de Granja e gostei muito da artigo, pois aqui na minha cidade também é tradição fazer cajuína no período da safra do caju.

Dutra · Granja, CE 20/1/2009 22:18
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados