Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Catedral de Petrolina: Poema de Pedra

Luís Osete
Vista lateral da Catedral
1
Luís Osete · Juazeiro, BA
10/3/2008 · 113 · 4
 

Seu Alzir Maia, historiador do Museu do Sertão, conta que tudo partiu da cabeça de um homem visionário. Seis meses depois de chegar a Petrolina para ser o primeiro bispo da diocese, o italiano Dom Antônio Maria Malan resolveu reunir representantes dos então três mil habitantes da inóspita cidade do sertão pernambucano para apresentar a idéia de construir uma catedral gótica.

Pelos relatos de seu Alzir, que ainda não tinha sido nem “encomendado”, só uma pessoa foi contra a idéia, argumentando que era impossível se pensar numa construção deste porte numa área de terra situada entre cerca de 20 casas de taipa com cobertura de palha. É nesta altura do relato que seu Alzir, com o dedo em riste, personifica o Dom Malan dos anos 20 e profere as palavras ditas por ele ao solitário contestador: “Façamos a casa de Deus... E tudo mais crescerá ao redor!”.

E assim se fez. No dia dois de fevereiro de 1925, cercado por todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas possíveis, o bispo Dom Malan benzeu a pedra fundamental da Catedral de Petrolina. Ao contar com minúcias o processo de construção, seu Alzir parece reviver a euforia que acompanhou os poucos habitantes da futura “princesa do sertão”.

O que mais impressiona é o tempo de construção da Catedral: quatro anos. O certo é que, a partir de 1925 e até 1929, fazia parte da rotina dos moradores da cidade o carregamento de pedras de áreas próximas ao local de construção. Inclusive, em domingos de missa Dom Malan ficava esperando chegar a procissão de fiéis carregando as pedras que foram usadas para construir as paredes externas do templo.

Não por acaso, a Catedral, desde a quinta-feira de sol claro e céu sem nuvens do dia 15 de agosto de 1929, é considerada o símbolo da cidade. Feita à imitação das catedrais góticas européias, a Catedral de Petrolina, com sua cabeceira voltada para o nascente, tem aproximadamente 67 metros de comprimento, 25 de largura e 48 de altura.

Além, obviamente, de uma capacidade intrínseca de impressionar os sentidos, provocando uma evocativa expansão de experiências, de tipo estético, religioso e moral. Enfim, uma construção que consegue transpor a dureza rústica da pedra na delicadeza sublime de um poema feito a muitas mãos...

Só um adendo: O pai de seu Alzir chegou a Petrolina no dia da inauguração da Catedral, numa das tantas caravanas que desembarcaram na cidade naquele dia memorável. Petrolina, hoje com quase 300 mil habitantes (100 vezes mais do que na época), começou a crescer...

onde fica
Até do outro lado do rio, em Juazeiro (BA), dá pra ver a parte superior da Catedral. Mas, como o endereço é de praxe, a Catedral fica na Praça Dom Malan, Centro de Petrolina (PE).
por que ir
Para apreciar uma Catedral em estilo neogótico com uma identidade própria marcante, que pode ser observada na imagem de Cristo ladeado pelos apóstolos; nas paredes externas revestidas em pedras graníticas; no conteúdo imagético dos vitrais etc. Além, é claro, de uma carga de significados que nenhuma igreja pode ter, porque não foram produzidas sob as mesmas condições histórico-culturais.
quando ir
A Catedral, geralmente, fica aberta pela manhã. Mas, para quem deseja apenas conhecer a arquitetura externa, qualquer hora é hora. E qualquer lugar é lugar também, haja vista ser difícil não se deparar com as torres a um olhar furtivo em direção ao centro de Petrolina.
quem vai
Como é o principal símbolo da cidade, a Catedral, que tem capacidade de acolher cerca de 1000 pessoas sentadas, é bastante visitada por turistas. Mas, em geral, quem se faz mais presente é a comunidade católica de Petrolina e Juazeiro.
quanto custa
Nada.

comentários feed

+ comentar
Paulo Esdras
 

Muito interessante!

Paulo Esdras · Brumado, BA 20/3/2008 12:28
sua opinião: subir
gura
 

osete,

Valeu irmão! Você é o máximo!!! Parabéns!
Um forte abraço,
Huguinho.

gura · Entre Rios, BA 4/4/2008 12:48
sua opinião: subir
gura
 

osete,

Valeu irmão! Você é o máximo!!! Parabéns!
Um forte abraço,
Huguinho.

gura · Entre Rios, BA 4/4/2008 12:49
sua opinião: subir
Elliana Alves
 

Que linda minha cidade Petrolina-PE amo isso aqui,minha paixão e minha vida escrita em cada esquina dessa cidade,sou feliz por ser filha daqui e desse nordeste,essa cidade banhada pelo o Rio de Ouro,o Velho Chico que mostra em suas aguas a beleza de cada pôr-do-sol deixando felicidade nos olhos de quem observa,amoooooooo rsrsss;Loucamente Petrolina e essa Cadetral é um monumento historico e templo de Deus lindo,uns dos mais lindo que já vi,pq conheço muito o Brasil e nunca vi nada igual,bjsssssssss e parabéns mil aplausos sou sua fã agora viu,rsrsss...Boa noite!

Elliana Alves · Petrolina, PE 25/9/2008 18:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Maquete da Catedral - Acervo: Museu do Sertão zoom
Maquete da Catedral - Acervo: Museu do Sertão
Reprodução de uma fotografia da sagração da Catedral, em 1929. zoom
Reprodução de uma fotografia da sagração da Catedral, em 1929.
Dois dos 57 vitrais, vistos de dentro da Catedral. zoom
Dois dos 57 vitrais, vistos de dentro da Catedral.
Três imagens de bronze: Cristo ladeado pelos apóstolos Pedro e Paulo. zoom
Três imagens de bronze: Cristo ladeado pelos apóstolos Pedro e Paulo.
Relógio fabricado em Juazeiro do Norte (CE) e doado pelo Padre Cícero, em 1929. zoom
Relógio fabricado em Juazeiro do Norte (CE) e doado pelo Padre Cícero, em 1929.
Interior da Catedral zoom
Interior da Catedral

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados