Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Museu do Marajó

www.museudomarajo.com.br
A fachada do Museu
1
Marcello Gabbay · Belém, PA
4/7/2007 · 161 · 8
 

O Museu do Marajó fica em Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, Estado do Pará. Lá, a cultura marajoara está retratada numa exposição permanente e interativa. Todos que já visitaram são unânimes em dizer que é uma experiência fantástica. O Padre Gianoanni Gallo fundou o Museu em 1972 ao perceber que o nativo gostava de apreciar as coisas com as mãos, tocando, por isso, no Museu do Marajó tudo é de pegar. Existe também uma coleção arqueológica de peças em cerâmica, oriundas da tradição andina, típicas da região. Livros e CD's produzidos pelo Museu estão à disposição, além de artesanato e demais atividades culturais.

onde fica
O Museu do Marajó fica em Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, Estado do Pará, precisamente na Avenida do Museu nº 1983.
por que ir
Além da experiência histórica e educativa, o Museu guarda um pedacinho da alma do homem marajoara, mas o verdadeiro caboclo e não aquele estetizado pelas recentes celebrações da mídia comercial. Fora isso, a cidadezinha é linda, durante o inverno paraense (no início do ano) as águas sobem e parte da cidade fica submersa.
quando ir
O mais aconselhável, devido às condições climáticas e de acesso rodoviário, é o verão paraense (de abril a setembro, mais ou menos).
quem vai
Pessoas interessadas nessa descoberta, desde pesquisadores das áreas humanas e biológicas até artistas, turistas, vizinhos, curiosos.
quanto custa
O acesso ao Museu é gratuito. Para chegar até lá, saindo de Belém (capital) custa cerca de R$ 25,00 (custo do navio até Salvaterra mais van ou ônibus até Cachoeira do Arari).
website
http://www.museudomarajo.com.br/
contato
(91) 3758-1102

comentários feed

+ comentar
Tetê Oliveira
 

Olá Marcello, o museu parece ser muito interessante mesmo. Infelizmente, não tive a oportunidade de ir a Marajó e conhecê-lo durante recente viagem à Amazônia.
Quanto à edição, algumas sugestões:
- Existe também uma coleção,
- Livros e CDs produzidos pelo museu estão à disposição,
- (por que ir) durante o inverno paraense,
- (quem vai) vizinhos, curiosos.
Abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 2/7/2007 21:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcello Gabbay
 

Tetê, muito obrigado pelas dicas. Agente escreve correndo e passa por esses "espasmos". Gostei disso, acho que o Overmundo tem que ter mais intervenção duns nos outros. A propósito, o Museu do Marajó é realmente fantástico! Nunca vi outro igual...

Marcello Gabbay · Belém, PA 3/7/2007 11:14
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Muito interessante, Marcelo. Sei que pra vocês isso deve normal, mas me impressiona muito essa coisa da cidade com partes submersas em algumas épocas do ano... Que vontade de conhecer isso tudo!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 3/7/2007 16:31
sua opinião: subir
Marcello Gabbay
 

É, Helena, quando eu fui em Cachoeira do Arari era verão, é o extremo oposto do inverno, tava tão quente que o solo rachava e o gado morria de sede na beira da estrada. Isso é muiro doido mesmo. Em Belém, não bem assim, agente costuma dizer que tem 2 estações no ano: chuvas, e muitas chuvas. Mas vale muito a pena mesmo, tomara que alcance a pontuação aqui no Overmundo!

Marcello Gabbay · Belém, PA 4/7/2007 08:24
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

belíssima dica! parabéns, marcello.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 4/7/2007 12:12
sua opinião: subir
Bruno Rabelo
 

"Chove nos Campos de Cachoeira" de Dalcídio Jurandir, um dos grandes escritores brasileiros, Nascido no Marajó, criado em Cachoeira do Arari.

Bruno Rabelo · Belém, PA 4/7/2007 13:42
sua opinião: subir
azuirfilho
 

MUSEU DO MARAJÓ

Náo há visita melhor.
Pra aquela nobre cultura encontrar.
Afamado Museu do Marajó.
Um Universo pra se apreciar.
Um contáto que adiciona.
Na na cabeca e no coracão.
Nos Encanta e impressiona.
Uma verdadeira paixáo.
Azuir

azuirfilho · Campinas, SP 11/9/2007 15:57
sua opinião: subir
de Deus, Cassandra
 

Já fui lá, é impressionante. Deu tristeza de ver aquilo tudo se acabando por falta de verbas, cuidado, valorização à cultura... Está precisando de uma restauração, mas vale muito a pena a estrada ruim.

de Deus, Cassandra · Belém, PA 31/8/2008 02:17
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados