Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Museu Ferroviário da Vale

Claudia Rangel
Museu Ferroviário
1
Ilhandarilha · Vitória, ES
24/8/2008 · 108 · 7
 

O Museu Ferroviário da Vale fica na antiga Estação Pedro Nolasco, no bairro de Argolas, Vila Velha. A estação foi construída em 1927, com o nome de Estação São Carlos. Passou a se chamar Pedro Nolasco em 1935, em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da estrada de ferro Vitória a Minas. Restaurado, o prédio da antiga estação abriga, desde 1998, o Museu Ferroviário. E, paralelamente, tornou-se um importante centro de difusão da arte contemporânea, abrigando exposições temporárias importantes, como a Arte para Crianças (coletiva internacional de arte) e Vestidas de Branco, de Nelson Leirner, entre outras.

O acervo permanante do Museu Ferroviário é composto por 133 itens, entre peças e fotografias, que contam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Uma sala especial abriga a maquete de 34m² de área construída, que mostra todo o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas e o processo de extração e transporte do minério. A sala da maquete é a alegria da criançada. A maquete foi construída especialmente para o Museu pela Associação Mineira de Ferromodelismo, em escala 1:87 (HO), e mostra desde as minas de extração até o processo de descarregamento dos vagões no porto de Tubarão, no ES.

Outro ítem importante do acervo do museu é a locomotiva a vapor de 1945 - uma das últimas Marias Fumaça compradas pela empresa. Ela foi restaurada e está exposta no pátio externo da estação, como que pronta para partir. Além da locomotiva, fazem parte do conjunto dois vagões de passageiros, de madeira, completamente restaurados, no qual podemos entrar e fazer uma viagem imaginária.

O Museu Ferroviário da Vale é um pacote completo para diversão: além do acervo, das exposições temporárias e da bela paisagem da baía de Vitória, o espaço ainda conta com o Café do Museu, um antigo e charmoso vagão de trem transformado em restaurante e café, que serve um menu mais sofisticado durante a noite e pratos mais simples a baratos no almoço, no sistema de self-service.

Para quem gosta de arte, entretanto, o Museu Ferroviário é o espaço mais rico e dinâmico do estado. Desde sua inauguração ele apresenta obras de artistas que fazem parte da história da arte contemporânea nacional e internacional. As mostras são realizadas na Sala de Exposições Temporárias, localizada no edifício-sede do Museu, e no Galpão de Exposições, um antigo armazém de cargas adaptado para exposições de grande porte.

onde fica
Argolas, Vila Velha
por que ir
Para conhecer mais sobre a história da ferrovia Vitória - Minas e o processo de extração e transporte do minério de ferro.
Além de ser um espaço lindo, com uma vista maravilhosa da baía de Vitória e do Porto, o Museu da Vale ainda abriga exposições temporárias do melhor da arte contemporânea brasileira e internacional.
Para jantar no café do Museu, um simpático vagão transformado em restaurante.
quando ir
Para ver as exposições, de terça a domingo, de 10h às 18h; sextas-feiras, de 12h às 20h
Para ir ao café: almoço diariamente - self-service
Jantar à la carte às quintas, sextas e sábados.
quem vai
Qualquer pessoa: estudantes, turistas, amantes da arte...
quanto custa
Entrada Franca
contato
27-3333-2484

comentários feed

+ comentar
Thiago Camelo
 

Ilha, estou pra te falar isso há um tempo: vc é uma ótima fotógrafa. a segunda e a penúltima fotos são tão e simples e, ao mesmo tempo, tão bonitas. bem legal o lugar!

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 22/8/2008 14:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Pô, Thiago, obrigadapelo "ótima"! Nem tanto. A paisagem e o lugar ajudam bastante!
beijos

Ilhandarilha · Vitória, ES 22/8/2008 14:56
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Que bela dica! Amamos a ferrovia.
O prédio do Museu parece com o da Estação Central aqui de Maceió. O vagão restaurado que virou o 'Café do Museu' ficou muito bonito!
Suas fotos são lindas, a do interior do prédio então...
Salvem nossas ferrovias!!!
Abraços,
Ana e Lauro.
Ei, a maquete não faz só a alegria da criançada não viu?!?! :-)

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 23/8/2008 15:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Vc ´não é ótima. Vc excelente, genial Ilha. Sempre. Suas matérias aqui, no overblog ou no bco de cultura são, de verdade, relevantes e nunca me passaram nenhuma mensgem que não fosse positiva visando o coletivo e a simplicidade da arte genuína. bjos
CD

Compulsão Diária · São Paulo, SP 23/8/2008 20:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Ana e Laura: também adoro trens! Adoraria ver nossa rede ferroviária ampliada para viajar mais neles. A maquete da ferrovia é muito legal: os trenzinhos são perfeitos e se movimentam por pontes e túneis bem realistas (numa das pontes tem até dois malucos fazendo rapel). É claro que os adultos também adoram (só não demonstram isso tão claramente quanto as crianças).

CD, que bom que vc vê essa positividade nas minhas colaborações!
bjos

Ilhandarilha · Vitória, ES 23/8/2008 21:43
sua opinião: subir
Prof. Chiquinho
 

Que bacana!!!Então, eu sou de Porto Velho e aqui estamos lutando pela restauração da Ferrovia Madeira-Mamoré (a Mad Maria), e estas realizações, desse exemplo que vc nos brinda, pelo nosso patrimônio nos anima, nos enche de alegria. Sim! já estamos restaurando um dos galpões (antigo armazém de látex e outras mercadorias amazônicas, do início do século XX). Espero que vc venha nos visitar um dia, e que neste dia estejamos a "todo vapor" (nossas locomotivas, todas são marias fumaças).

Prof. Chiquinho · Porto Velho, RO 25/8/2008 17:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Olá Chiquinho, realmente, o trabalho de restauração tanto do prédio e das instalações quanto da Maria Fumaça, feito aqui, foi de primeira. Espero que ai a história da Mad Maria seja também preservada como merece. Uma idéia bacana daqui que poderia ser feita ai é isso de misturar um museu ferroviário com galeria de arte. Isso tornou o espaço dinâmico e muito atrativo.
abraços

Ilhandarilha · Vitória, ES 25/8/2008 18:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Maquete da Estrada de Ferro Vitória a Minas zoom
Maquete da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Vista do Moxuara da varanda do Museu zoom
Vista do Moxuara da varanda do Museu
Prédio da Estação e a Maria Fumaça restaurada zoom
Prédio da Estação e a Maria Fumaça restaurada
Café do Museu - aconchegante e charmoso zoom
Café do Museu - aconchegante e charmoso
A vista da baía e do Porto fazem parte do pacote zoom
A vista da baía e do Porto fazem parte do pacote
Interior do prédio principal zoom
Interior do prédio principal

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados