Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

TEMPORADA DE PRAIA NO RIO TOCANTINS

jjLeandro
Praia do Deja _ Rio Tocantins
1
jjLeandro · Araguaína, TO
15/7/2007 · 180 · 14
 

A temporada de praia nos rios Araguaia e Tocantins, no estado do Tocantins, está aberta.

Ao longo do curso dos dois principais rios: Tocantins pelo meio do Estado e divisa com o Maranhão e o Araguaia na divisa com Mato Grosso e Pará, as opções de lazer em praias com organização a cargo das prefeituras municipais ou em acampamentos pela iniciativa dos amantes da natureza e das delícias das praias fluviais, são inúmeras.

Geralmente, o calendário da temporada inicia nos primeiros dias de julho e encerra por volta do sétimo dia de agosto, havendo aí uma flexibilidade de data para fazê-la coincidir com um final de semana.
As praias a cargo das prefeituras, e praticamente todas as cidades ribeirinhas nos dois rios fazem isso no período do meio do ano, têm boa infra-estrutura com barracas para bebida, alimentação e aluguel, local para banho demarcado com limite de segurança, salva-vidas a postos, segurança policial, transporte pago para a praia(ida e volta) quando ela se situa na margem oposta à cidade, local para estacionamento de veículos e camping.

Embora a temporada tenha data para início e fim, a possibilidade de curtir praia na região vai até o início das chuvas na primavera, que aqui acontece por volta dos primeiros dias de setembro ou quando tarda no início de outubro. Nesses casos, a infra-estrutura não mais estará disponível, pois as prefeituras garantem o serviço apenas na temporada regular.

ACAMPAMENTOS

Os acampamentos florescem em locais isolados longe dos centros urbanos, onde haja uma bela praia com água rasa para o banho. A distância é o que menos importa. Os aventureiros chegam até lá por água em barcos com motor de popa ou por estradas vicinais cujo trânsito é uma verdadeira prova de rali. Mas o que importa é o prazer de curtir sossego e praia.

Os acampamentos são rústicos e basicamente usam latadas com parede e cobertura com folhas de babaçu (abundante no Estado). Alguns, quando mais próximos de cidades ou de fazendas e povoados com energia elétrica disponibilizam esse refrigério. Quando isso é impossível, valem-se de motor a diesel para gerar energia ou então resfriam bebidas e conservam alimentos em caixas de isopor com gelo.

As praias regulamentas pelas prefeituras são acessíveis a todas as pessoas que procuram o lazer nas águas dos rios. Ao contrário, os acampamentos são particulares e as pessoas só chegam a eles através da sociedade na montagem e desmontagem(obrigatórias por lei para não poluir o meio ambiente) ou quando convidadas.

Estive, de 7 a 11 de julho, num desses acampamentos (de um tio meu) com a mulher e os dois filhos, 18 km a jusante (abaixo) de Filadélfia (TO). Posso garantir: quem não conhece não imagina o que perde.

Quem sabe um acampamento Overmundo em 2008 aqui na região? Sabia que isso é possível? Bastaria cotização e organização dos overmanos que desejassem entrar na empreitada. Já pensou muita conversa boa, banho, passeios, diversão e música ao violão ao pé de uma fogueira nas noites límpidas e friorentas da beira-rio tocantinense. O único risco é gostar e não querer mais deixar de vir.

Na região de Carolina (Ilha dos Botes) é realizado com sucesso há vários anos um festival que atrai turistas de várias partes do Brasil. Confira detalhes no sítio do festival:

http://www.festivalforadotempo.art.br/

onde fica
Estado do Tocantins
por que ir
Lazer e diversão
quando ir
Julho/Agosto
quem vai
Qualquer pessoa
quanto custa
Custo variável conforme o programa
website
http://jjleandro-jjleandro.blogspot.com/
contato
jjleandro60@hotmail.com

comentários feed

+ comentar
José
 

Eis aí o paraíso!
Agradecido!

José · Criciúma, SC 12/7/2007 06:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Um grande abraço, José.
É um paraíso que deve ser compartilhado por todos nós.

jjLeandro · Araguaína, TO 12/7/2007 08:07
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Lugar lindo, heim? Um dia vou conhecer o Tocantins. Pelo que já vi por aqui e em matérias de tv, seu estado deve ser demais.

Ilhandarilha · Vitória, ES 12/7/2007 09:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberta Tum
 

Muito boa a matéria. Realmente está tudo lindo por aqui. E de quebra o governo do Estado tem feito parceria com as prefeituras para não só divulgar, mas receber bem o turista.
Parabéns pelo texto!

Roberta Tum · Palmas, TO 12/7/2007 14:44
sua opinião: subir
apple
 

Oi, Leandro!

Adoro a sua iniciativa generosa de dividir conosco sobre as boas coisas da vida que vai encontrando pelo caminho.

Acampar é oportunidade de realizar uma viagem a baixo custo, ainda com o benefício de estar em contato íntimo e harmonioso com a natureza.

Podemos sentir a brisa; parar para assistir despreocupadamente ao espetáculo do nascer e do pôr-do-sol; extasiar-nos com a diversidade de nossa flora e fauna; apreciar a plumagem e o canto das aves; sentir o frescor e a energia dos rios; parar para apreciar e divagar sobre os desenhos das nuvens ou contar as estrelas.

Nesses momentos, lembro de uma de minhas canções favoritas "The Greatest Wonder", que foi composta por inspiração e adoração a uma maravilha natural dos EUA: "Grand Canyon". Só em falar dos EUA já causa antipatia em muita gente, todavia penso que a natureza é maravilhosa e motivo de respeito/adoração esteja ela onde for.

A canção diz assim "We see and feel the power of this tranquil place, respect and honor the spirit." Já que o sítio é motivado pela cultura brasileira, traduzamos, então, ainda que elementar esteja o inglês: "Vemos e sentimos o poder desse tranqüilo lugar, respeitar e honrar o espírito."

Maravilhas se vê em toda parte em que se preserva a natureza. E, realmente, estar em integração com a natureza é dignificar o nosso espírito e a natureza. É ainda preocupar com as gerações vindouras e com uma vida que existe além da nossa espécie, que também possui o seu direito 'a existência e dignidade, direito esse que já foi concedido pelo ato da criação.

Leandro, simplesmente adorei a matéria. Obrigada por compartilhar conosco desse "pedacinho" do paraíso tocantinense.

Beijinho comovido, emocionado com você e sua matéria... É por essa sensível matéria, por outras igualmente nobres e bem cuidadas, pelo "toque" que sinto vindo de sua alma grandiosa que sempre digo aos quatro ventos o quanto eu gosto de você.

Até mais...

apple · Juiz de Fora, MG 13/7/2007 13:42
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Oi, ilha, realmente o lugar é lindo. Venha que estamos a sua espera. abcs
.......
Roberta,
você conhece e compartilha com todos nós tocantinenses essas belezas. São realmente de extasiar a alma e confortar o corpo.
abcs
.........
Apple, vc é sempre de uma delicadeza que me comove. O que vc disse em seu arrazoado é a mais pura verdade. abcs amiga.

jjLeandro · Araguaína, TO 13/7/2007 14:14
sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

ué...
será que eu digo...
é areia???
(calma..ainda vou dormir...justifico a bobagem que disse..rs.. sério, mas não sabia mesmo...)
ei.. vc anda sumido , hein?
tá linda a matéria e as fotos.
beijão
Fran

Francinne Amarante · Brasília, DF 16/7/2007 11:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Olá JJ.

Agora sei de onde vem suas inspirações para suas maravilhosas colaborações para nós overmundanos. Valeu pela iniciativa.

Higor Assis · São Paulo, SP 16/7/2007 16:28
sua opinião: subir
crispinga
 

Amei as fotos...Praia de rio...Água doce e sem ondas!
Bjs Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 16/7/2007 17:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marluce Freire Nascasbez
 

Leandro,

Qual quer dia eu chego por aí e levo também teus parentes! rsrsrsrsrsrs

Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 17/7/2007 17:15
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

lugar lindo, leandro!?

mas vem cá... acampar aí não é um risco com tanto bicho... tipo jacarés etc?!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 18/7/2007 08:24
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Oi, Fran. Sim é areia e lindíssima. Fina e alva como pó.
Desculpa, estava para lá desde segunda-feira até hoje. Acabei de chegar. Pescaria etc etc.
........
Higor, de fato isso tudo aí é inspiração bruta. Muio bom. abcs
..........
Cris, de fato ótimo, sem ondas e água doce. Um grande mar doce.
abcs
.......
Marluce, é aqui pertinho, pode trazer os primos, estamos à espera.
Abcs
.....
Guilherme, não há risco nenhum, estive em duas oportunidades lá e não vi um único jacaré, cobra, onça ou qualquer outra ameaça. É tudo paz e harmonia. Quem mora assim tão longe pode até pensar que há risco, é aceitável esse pensamento, mas não corresponde à verdade.

abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 19/7/2007 20:00
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Muito bonito o lugar, um verdadeiro convite à visita! Vc tinha razão: adorei as fotos e o texto.
Abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 11/8/2007 10:34
sua opinião: subir
GIOVANE
 

beleza pura, sou apaixonado pelo estado e pelo rio tocantins, morei dois anos em Palmas mas tive que voltar p minas gerais, tenho fé q ainda volto a morar nesse lindo lugar, o povo e muito bom adoro pescaria, enfim tudo ai me fascina, vivo buscando na internet imagens do Tocantins, parabens a todos por ai vocês são previlegiados hehe , abraços.

GIOVANE · Patos de Minas, MG 3/9/2007 10:52
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

O acampamento ao amanhecer visto do barranco zoom
O acampamento ao amanhecer visto do barranco
O acampamento ainda dorme cedinho zoom
O acampamento ainda dorme cedinho
A vastidão da praia e o rio ao fundo zoom
A vastidão da praia e o rio ao fundo
Não é proibido sonhar na praia zoom
Não é proibido sonhar na praia
Pôr-do-sol magnífico zoom
Pôr-do-sol magnífico
Água, areia, mata e tranquilidade - Praia do Deja zoom
Água, areia, mata e tranquilidade - Praia do Deja

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados