Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

404 Error, File Not found. O que é isso?

1
mistermaga · Santos, SP
10/10/2006 · 155 · 13
 

Você está ansioso para dar uma espiada no conteúdo de determinado site e, quando o acessa, recebe a irritante mensagem: 404 Error. The Page Was Not Found. (Erro 404. A Página Não Foi Encontrada).

Então, o que você procurava simplesmente sumiu? Às vezes, sim; às vezes, não. Para entender o fenômeno, é preciso primeiro saber o que é esse tal de 404 Error.

Na Web existem clientes (um navegador, que é um software como o Netscape e o Internet Explorer) e servidores (computadores robustos com um ou mais processadores, com grande capacidade de memória e espaço em disco rígido). Eles estão sempre levando um papo: o primeiro pede; o segundo, atende.

Em geral, o meio utilizado para manter esse diálogo é o HTTP - Protocolo de Transmissão de Hipertexto, sistema que permite enviar e receber arquivos de textos, imagens, sons e vídeo.

Desse modo, quando você entra na Web, a conversa se inicia. Seu navegador solicita dados sobre o site que você está procurando a um determinado servidor. A primeira resposta que chega, e que você não vê, é um cabeçalho que contém códigos de status, isto é, informações sobre como estão indo as coisas. Se vão mal, surge, então, o fatídico 404 Error.

Naturalmente, você está curioso para saber o que significam esses números. Vamos lá. O primeiro quatro indica dois problemas: ou o endereço do site está truncado ou ele não existe mais. O zero sinaliza para um erro de ortografia. O último quatro aponta para uma anomalia específica chamada "Acesso não autorizado", isto é, você só entra na página que exibe esse alerta se tiver uma senha.

O 404 tem uma história curiosa. Sua origem remonta aos escritórios do CERN - Laboratório Europeu de Partículas Físicas -, com sede em Genebra, na Suíça. Nos primórdios da Web, por volta de 1980, no quarto andar do CERN, na sala 404, foi montado um banco de dados, controlado por três cobras em computação.

Manualmente, eles gerenciavam pedidos de arquivos e os transferiam para os requisitantes. Quando aconteciam erros, eles alertavam: “Room 404 - File Not Found”. Mais tarde, a expressão foi incorporado ao mundo online pelo físico inglês Tim Berners-Lee, o criador da Web.

O Error 404, porém, não é motivo para você abandonar suas buscas. Com as dicas abaixo e um pouco de paciência talvez seja possível encontrar o que quer.

Acesse a página novamente ou atualize-a. Algumas vezes, o 404 Error não passa de um alarme falso.

Procure por erros de grafia no endereço que você digitou e corrija-os. Tente também mudar a extensão da home page. Por exemplo, de html para htm ou vice-versa. Experimente ainda outras extensões como asp e shtml.

Tente achar uma versão antiga da página. O The Wayback Machine possui uma ferramenta que leva a uma viagem ao passado da Web.

Escreva para o Webmaster. No mínimo, você estará lhe prestando um favor, ao alertá-lo sobre links quebrados.

Se você não conseguir absolutamente nada, resta compensar sua decepção indo a sites que fornecem frases e imagens bem-humoradas para substituir o seco Was Not Found.

No Somethingawful há uma mensagem debochada: "Esta página é muito estúpida. O Web site está cheio de gente idiota. Clique no botão atualizar. Depois de muita insistência, alguma coisa deve aparecer".

Criativo é o Locksley. O site abre com a foto de uma moçoila dos anos 30, vestida com um corpete. Ela adverte: "Por favor, feche a porta ou eu darei um berro!".

Já o ScytheNet propõe colocar o ícone da morte com a legenda: "Trata-se de uma conspiração. Estamos escondendo a verdade de você. Ou, quem sabe, essa página realmente Was Not Found".

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sofia Amorim
 

Nossa, que texto útil e bem humorado! Obrigada por me proporcionar esse conhecimento sobre algo que realmente é irritante. Não sou a mais manjada de computador, nem a mais ignorante também. Me chateava muito encontrar essa página e não ter a menor idéia do que ela realmente significava. Além deste imenso favor por diminuir minha ignorância, você escreveu um texto leve, engraçado e sintético. Muito bom!

Sofia Amorim · Ribeirão Preto, SP 7/10/2006 16:49
sua opinião: subir
JuNiN
 

texto muito legal o seu mistermaga .. parabéns ....eu não tinha a noção que essa frase tinha toda uma história ...


abraços a todos

JuNiN · Ribeirão Preto, SP 8/10/2006 11:44
sua opinião: subir
Kamarada
 

Dae gente boa... não sei da onde vc tirou essas informações mas me parece que vc esta ensinando errado. Para quem quer saber o que significa de uma olhada em

Kamarada · Florianópolis, SC 10/10/2006 14:27
sua opinião: subir
Kamarada
 

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_HTTP_status_codes

Kamarada · Florianópolis, SC 10/10/2006 14:29
sua opinião: subir
mistermaga
 

Caro kamarada,

Meu texto está absolutamente correto. Faz parte de uma longa entrevista que fiz com cientistas do Cern. A Wikipedia, você deve saber, é escrita a milhões de mãos e pode ser editada por qualquer um. Nem tudo que está lá é verdade absoluta. No caso do 404 Error que colocou o verbete lá não foi a fundo em sua origem. De qualquer forma, a maior parte das informações bate com a minha matéria. Obrigado pelo comentário.

mistermaga · Santos, SP 10/10/2006 14:51
sua opinião: subir
mistermaga
 

Caro kamarada,
Um adendo ao meu comentário anterior. Você não aponta a parte do texto que, segundo suas observações, conteria informações erradas. Se o fizesse, talvez em pudesse esclarecer melhor o assunto para você, pois, como disse antes, a matéria faz parte de uma longa entrevista que fiz com cientistas do Cern. O publicado é apenas uma síntese.

Abraços

mistermaga · Santos, SP 10/10/2006 15:45
sua opinião: subir
aNNaFLaVia
 

Muito legal esse texto!
Valeu as dicas!


Beijo!

aNNaFLaVia · Recife, PE 25/3/2007 05:25
sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

Gostei da ilustração...

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 22/6/2007 09:01
sua opinião: subir
CCorrales
 

Achei bem interessante.
Pena que agora o site Locksley não mostra mais a moça dos anos 30. A mensagem é realmente uma Page not found.
Abs

CCorrales · São Paulo, SP 28/8/2007 22:25
sua opinião: subir
Tarcicio Blog
 

http://www.linkesfera.com.br/page.php?page=about

O erro cima é visto porque a página de fato não existe. Troquei o layout de Pligg para Wordpress e acho que devia ter excluido a página antes (ou não?). No novo layou há apenas 4 páginas. Acho que a maldita página está apenas na memória infernal do Google, como um encosto, um espírito sem corpo. kkkk

Tarcicio Blog · Carapicuíba, SP 19/8/2010 19:19
sua opinião: subir
kondetrevas
 

olá ´pessoal foi a primeira vez ke eu entrei nesse site mas gostei des de ja então kero deixar pra vcs uma dica, é sim muito interessante o que escreveu nosso caro mistermaga, e um puco futil oke disse nosso caro kamarada, ambos estão passando fontes no kual foi peskisada de uma maneiroa ou de outra a unica coisa ke eu tenho a dizer ke, nosso caro mister maga esta certo kuanto ao fato da pagina kebrada ou kluanto aou erros de português pois nos na net temos vivios de teclar errado, o estudo sobre a sala é interesante e plausivo até ke seja ficticio, a critica do nosso karo camarada não influenciou nada é simplemesnte ele cometeu um erro e o fato acomteçeu com ele(HTTP 404 - File not found) ele fez uma peskisa e nada fez para melhorar resolver ou ele mesmo ascessar a sua pagina desejada e o unico resultado encontrado deve ter sido na winsiclopedia, sinto muito por vc meu kamarada, dito a vos ke tambem pode ser o horario e a data no qual no seu monitor deve ser verificado pois algus sites como orkut hotmail ou sites de relacionamento dependente do qie se faz é datado e postado horarios para que não seja cometidos crimes online e que assim possa se ter horden então se apareçer(HTTP 404 - File not found) vai a dica verifike a hora data e ano no seu pc, e verifike tambem o erro de ortografia tipo entre no google e digite oke vc ker la mesmo ke vc es
crea errado o google vao trazer os resultados referente as letras não referente so mente a palavra ok valeu...

kondetrevas · Rio de Janeiro, RJ 29/4/2011 10:30
sua opinião: subir
kondetrevas
 

hé e que eu seja bemvindo aki há e kamarada eu resolvi o meu ploblema e vc???

kondetrevas · Rio de Janeiro, RJ 29/4/2011 10:31
sua opinião: subir
vladinho
 

excelente

vladinho · Rio Claro, SP 10/7/2011 14:12
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados