Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2012

1
Teobaldo65 · Fortim, CE
1/4/2012 · 6 · 1
 

Evento cultural
Espetáculo teatral mostra a Paixão de Cristo na cidade de Aracati
22.03.2012

O espetáculo teatral de Aracati é apresentado há 24 anos, em três atos que referenciam o sofrimento de Jesus de forma emocionante, num espaço ao ar livre durante três dias da Semana Santa, no próximo mês de abril
FOTO: DIVULGAÇÃO
O maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará no maior espaço cênico do Brasil. Trata-se do espetáculo teatral "A Paixão de Cristo de Aracati", peça que, em 2012, acontecerá pelo vigésimo quarto ano consecutivo, nos dias 4, 5 e 6 de abril próximo, defronte à Igreja Matriz da cidade. O evento cultural deverá reunir um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas por noite.

Realizado num espaço cênico de quatro quilômetros, o espetáculo transcorre em três atos. O primeiro começa no Rio Jaguaribe, com a procissão mágica de barcos que trará a família sagrada do passado para nosso tempo. O segundo momento será o cortejo que passa pelo centro histórico de Aracati, quando a cavalaria romana desfila pela Rua Grande com luzes apagadas e tochas acesas. O terceiro ato acontece defronte à Igreja Matriz, onde são realizadas as cenas mais emocionantes do espetáculo: os milagres, a traição, a prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Com um figurino impecável, um novo cenário e cerca de 150 atores e figurantes, a Paixão de Cristo de Aracati 2012 - 24 Anos de Paixão promete ser um espetáculo inesquecível, um verdadeiro túnel do tempo que levará o público presente para uma viagem de sonhos ao passado milenar de Pilatos, Herodes, Judas Iscariotes e Jesus de Nazaré.

Pensando no conforto do público, especialmente de crianças e idosos, a organização do espetáculo trará uma novidade: cerca de mil cadeiras serão disponibilizadas para a plateia. Como o evento começa, pontualmente, às 20 horas, recomenda-se que quem desejar seu lugar sentado chegue um pouco mais cedo.

A Paixão de Cristo de Aracati realizou-se pela primeira vez em 1989, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna. A organização do evento, além da participação do seu idealizador, conta com a direção teatral de Xico Izzidorum e direção executiva de Teobaldo Silva. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-CE) e tem o apoio cultural de Escritório de Contabilidade Ivan Silvério, da Casa da Cultura do Aracati, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e do Colégio Municipal, sob a direção do professor Neto Gondim. O espetáculo é apresentado pelo Grupo Teatral Frente Jovem e faz parte das ações do Projeto Aracupira Teatro e Cidadania, ponto de cultura do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB).

Vila da Volta

Outro evento da Paixão de Cristo em Aracati acontecerá na comunidade Vila da Volta. O Espetáculo "A Vila da Paixão", na sua linguagem melodramática se utiliza da poesia para contar a história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A cultura popular se incorpora à encenação através de um repertório cênico-musical baseado nos folguedos e tradições que marcam a cultura local e as comemorações da Semana Santa na comunidade da Volta. Assim, arte, cultura, poesia e dramaticidade se harmonizam mediante a estética, o formato, a autenticidade e a singeleza da fé popular.


Mais informações:

Paixão de Cristo de Aracati

Contatos: (88) 9664.8648 / (88) 9211.2000

http://www.apaixaodecristodoaracatiiacb.blogspot.com

http://www.aracupirapc.blogspot.com teobaldo65@gmail.com / aracupirapc@gmail.com








Semana Santa
Paixão de Cristo mobiliza atores populares no Interior do Ceará
FOTO: DIVULGAÇÃO
A crucificação de Jesus Cristo é um dos momentos de maior comoção no espetáculo em Aracati. A plateia vai às lágrimas diante do drama

Evento chega a 24ª edição em Aracati

Aracati. O espetáculo transcorre em três atos neste Município. O primeiro começa no Rio Jaguaribe, com a procissão mágica de barcos que trarão a Sagrada Família do passado para o tempo presente. O segundo momento será o cortejo pelo Centro Histórico de Aracati, pela Rua Grande e pelos casarões seculares. Neste espaço, a cavalaria romana desfilará iluminada apenas com a luz das tochas de fogo.

O terceiro ato acontece em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Serão ali as cenas de maior comoção do espetáculo: os milagres, a traição, a prisão, a crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Serão aproximadamente 150 atores e figurantes.

Para levar mais comodidade ao público idoso, a produção do evento disponibilizará mil cadeiras neste ano. A Paixão de Cristo de Aracati é apresentada pelo Grupo Teatral Frente Jovem e faz parte das ações do Projeto Aracupira, Teatro e Cidadania, que é Ponto de Cultura do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB). Já são 24 anos de "paixão pela Paixão", graças ao trabalho de entusiastas como o professor Tinoco Luna e os produtores culturais Xico Izzidorum e Teobaldo Silva.

Produção

A Paixão de Cristo de Aracati teve início em 1989, e vem ganhando mais adeptos e maior nível de produção, em efeitos especiais e figurino. Nesta edição, o espetáculo tem o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Apoiadores locais também contribuem com o evento.

"A comunidade tem dado um grande apoio, principalmente os mais velhos. As pessoas choram acompanhando a história, como na hora da crucificação. É interessante", diz Luis Teobaldo, diretor executivo da peça teatral.

Mais informações

Encenação da Paixão de Cristo
Municípios de Pacatuba e Aracati
Apresentações: 5 e 6 de abril
Pacatuba: (85) 3345.2310
Aracati: (88) 9964-8648

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Teobaldo65
 

Faltam 4 dias para o maior espetáculo Teatral "A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2012 - 24 ANOS DE PAIXÃO" com o Grupo Teatral Frente Jovem que em 15 de março de 2012 completou 27 anos de existência. DIAS 05 e 06 de abril sempre ás 20:00h, no largo da Igreja Matriz de Aracati - CE

Teobaldo65 · Fortim, CE 1/4/2012 20:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados