Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Amácio Mazzaropi – A História

Amácio Mazzaropi - 8 - 34 - 58 - 68 anos
1
Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP
11/4/2009 · 531 · 111
 

A Verdadeira História de Amácio Mazzaropi; 09/04/1.912 á 13/06/1.981 (diferente do que contam os historiadores, livros e documentários); nasceu em 09 de Abril de 1.912, na Capital do Estado de São Paulo, São Paulo – Capital, no bairro de Santa Cecília; Barra Funda, á Rua Vitorino Camilo n º 05, filho do Italiano Bernardo Mazzaropi e da Taubateana, Clara Ferreira Mazzaropi, nascida na Rua América, hoje Avenida Armando Sales de Oliveira, filha de operários da CTI – Companhia Taubaté Industrial, em Taubaté-SP; meu avo, Bernardo, imigrante italiano fugido dos horrores por vir da primeira guerra, junto com o irmão Domingos, foi criado na capital São Paulo, (infelizmente não o conheci) foi de tudo um pouco, quando nasceu Amácio era Mascate, vendia casimira inglesa, fabricada no Braz, como nos contava, a mim a ao Mazzaropi o Sr. Leopoldo, amigo de Bernardo Mazzaropi e um dos donos da Cia de Automóveis Santo Amaro, em São Paulo, morreu cedo, aos 54 anos vitima de câncer provocado pelo cigarro; esta foi uma das grandes decepções de Amácio Mazzaropi, pois o pai só viveu os momentos difíceis de sua famosa trajetória; foi o primeiro a ser enterrado em Pindamonhangaba-SP, onde esta hoje minha avó e o Mazzaropi; minha avó Clara me contava que conheceu Bernardo Mazzaropi em Taubaté-SP em suas andanças por aqui, eles se apaixonaram e foram se embora, casada com ele para São Paulo, sempre foi dona de casa, nunca foi empregada doméstica, como disseram historiadores, em alguns livros e documentários feitos por quem nunca conviveram com nós; os Mazzaropi.

Amácio Mazzaropi nunca morou ou passou sua infância ou adolescência em Taubaté, Tremembé ou Pindamonhangaba, cidades as quais contava que viria a conhecer somente aos 23 anos de idade.

Amácio Mazzaropi até os oito anos morou no bairro de Santa Cecília, Barra Funda, depois dos oito aos 13 anos morou em uma das vilas operaria na Vila Maria Zélia, estudou os dois primeiros anos de grupo escolar São José do Belem, não gostava de estudar, contava-me que muitas vezes se escondia dentro da caixa d’água das casas da vila que morava para não ir à escola.
Quando completou 14 anos; seu pai Bernardo ganhou ou lhe foi cedido um espaço da Companhia Sorocabana de Trens um armazém de secos e molhados (Pequeno mine mercado da época) na cidade de Sorocaba-SP; onde Amácio Mazzaropi morou dos 14 aos 15 anos; estudou novamente o segundo ano de grupo escolar, mais envergonhado pela sua idade e tamanho abandonou de vez a escola; tentou jogar bola, futebol, mais segundo ele era tão ruim de bola que não o deixavam jogar; fica ao lado do campinho de futebol perto do centro de Sorocaba somente olhando os meninos jogar; ali nasceu o desejo de ser artista.
Considerava-se feio, magrelo, mais já aos 15 anos sabia que tinha talento para, falar, cantar, vivia representando algo que não sabia o que era; (ator) sem câmera.
Sem conseguir se relacionar com os colegas e com a família que o queria estudando em Sorocaba-SP decide fugir para Curitiba-PR onde morava seu tio Domingos Mazzaropi.
Sem que seus pais soubessem fugiu; foi morar com o tio Domingos em Curitiba-SP e trabalhar em sua loja de tecidos na Rua XV de Novembro, no centro da Cidade; Sem que Amácio soubesse seu tio Domingos comunicou a Bernardo que o Amácio estava com ele.
Um ano morando em Curitiba-PR trabalhando na loja do tio, Amácio conheceu Ferry, que ele chama de Silque, era um faquir que trabalhava no GranCirco Norte Americano que passava por lá, empolgado com a possibilidade de se tornar artista; com ajuda de Ferry falsifica sua certidão de nascimento e foge novamente, agora para São Paulo - Capital para trabalhar e viver em companhia de Ferry no Brás onde se apresentarão durante 06 (seis) anos na Rua ao lado da famosa Porteira do Brás, passagem de nível bem ao lado da hoje Estação Roosevelt em São Paulo.
Após sete anos sem ver os pais, Bernardo encontra Amácio Mazzaropi trabalhando com Ferry na porteira do Brás e o obriga ir rever sua mãe que já tinha voltado a morar em São Paulo, por conta da falência do armazém em Sorocaba-SP.
Após este reencontro é que Amácio Mazzaropi aos 23 anos de idade viria a conhecer Taubaté-SP, sua mãe Clara Ferreira Mazzaropi o levou para conhecer seu tio João Ferreira, irmão de Clara Ferreira Mazzaropi, que morava num sitio em Tremembé-SP.
Este tio João foi o maior de todos os incentivadores da carreira artística de Mazzaropi.
Em São Paulo levado por Ferry (o faquir) estréia no Teatro Colombo, Teatro dos operários italianos, cantando cansoneta napolitana, desajeitado de paletó e gravata. Naquele mesmo ano conhece uma dupla de comediantes caipira, os irmãos Sebastião e Genésio Arruda. (aqui nasce o Jeca do Amácio Mazzaropi).
Quase um ano depois de estrear no Teatro Colombo, ele se apresenta pela primeira vez vestido de caipira, Jeca, como ele chamava, cantando cansoneta napolitana e piadas lhe ensinadas por Genésio Arruda. Foi um sucesso.

O Radio: a partir daí Mazzaropi como todos conhecem foi sucesso no Radio, Nacional e Tupi, primeiro trabalho, foi na Radio Tupi - São Paulo contratado pela Radio Nacional do Rio de Janeiro foi recontratado pelo próprio dono da Radio Tupi que ele chamava de Doutor Assis Chateaubriand.
Foi para a televisão, TV Tupi 1.950, levado por Demerval Costa Lima de quem foi grande amigo e Cassiano Gabus Mendes, Programa Rancho Alegre, onde conheceu Geny Prado, fez um pequeno trabalho na TV Excelsior-SP.

O Teatro – Colombo, Oberdan, Cine Teatro Central e seu Teatro de Zinco – chamado de Pavilhão Mazzaropi.
Alias o seu Pavilhão chamado de Pavilhão Mazzaropi, foi construído na cidade de Jundiaí-SP onde estreou, com dinheiro do salário que ganhava na Radio Tupi, andou pelo interior do estado de São Paulo. Sempre onde havia estação de trem, pois o pavilhão só viajava em trens, o pavilhão durou 08 anos e foi desfeito logo após a morte de seu pai Bernardo Mazzaropi, uma das coisas que mais lhe agradava no Pavilhão Mazzaropi, era ver seu pai trabalhando com ele; como não conseguia no inicio de carreira se apresentar em grandes teatros de São Paulo, montou seu pavilhão na Rua Joaquim Floriano, no Itaim, próximo de nossa casa que era na Rua Paes de Araujo n º 168. Itaim bibi, local onde sempre morou desde que foi trabalhar na radio Tupi. Trabalhou em outros teatros, mais sempre levado por outros artistas como Dercy Gonçalves e outros.

Amácio Mazzaropi nunca trabalhou em outra atividade sem que seja a de ator, artista, comediante ou cineasta; o registro existente em sua carteira de trabalho dizendo-se tecelão era por conta de um patrocínio conseguido por ele junto ao Dr. Felix Guisard, dono da CTI – Companhia Taubaté Industrial, era nos anos 40 inicio da nova lei trabalhista; e como o patrocínio perdurou por mais de um ano foi preciso fazer o registro, isto me foi contado por ele.

O Cinema fez 32 filmes; na Radio Tupi conheceu Abílio Pereira de Almeida, que foi quem o levou para o cinema, lhe convidou para fazer um filme, primeiro com Oscarito que não deu certo, depois sozinho, na Companhia Vera Cruz em São Bernardo do Campo - SP.
Sai da Frente foi seu primeiro filme, fez ao todo 08 filmes como empregado, ou contratado como gostava de dizer.
Vendo que todos ganhavam muito dinheiro e ele não, decidiu produzir seus próprios filmes.
Vendeu sua casa na Rua Paes de Araujo 152 e alugou equipamento da Cia Vera Cruz e criou a Pam Filmes – Produções Amácio Mazzaropi, produziu 24 (Vinte e quatro) filmes do Chofer de Praça a O Jeca e a Égua Milagrosa. Montou Estúdio próprio, em Taubaté-SP, primeiro na Fazenda da Santa e depois o Estúdio Novo mais próximo da cidade, onde o transformou em Hotel, o Pam Filmes Hotel, hoje Hotel Fazenda Mazzaropi, muito bem cuidado até os dias de hoje, pertence à família Roman.

O Circo, sua paixão pelo Circo vem desde criança, sempre que tinha um Circo por perto lá estava ela, nunca teve um Circo, embora sempre tivesse vontade de ter, muito do que ajudou Mazzaropi ser o que foi deve-se a seu trabalho levando milhares de seus shows ao Circo, lugar onde Mazzaropi se sentia melhor se apresentando, entre muitos Circos dois sempre tiveram sua preferência o Circo Windisor do Palhaço Vitrolinha e do Jeferson no qual nos apresentamos milhares de vezes e no grandioso Circo Romano, embora tambem fizemos muitos shows no Circo Bartolo ( GranCirco Norte Americano) Circo Garcia, Circo Orlando Orfei, Circo Stancovichi, Circo Stevanovichi e os pequenos Circos Pop e muitos outros aos quais sempre Mazzaropi se apresentou.

Conheci Amácio Mazzaropi em 1.968; eu tinha 11 anos e por quem acabei sendo criado, acompanhei parte de sua trajetória e conheci toda sua historia, de 1.975 a 1.977 Mazzaropi adoece, acometido por um câncer de medula óssea, passei 2 anos sentado a beira de sua cama cuidando-lhe; isto me valeu uma vida.
Não se casou, viveu no anonimato por 37 anos com uma única pessoa, não teve filhos naturais nem adotivos mais ao longo de sua vida acabou por criar 05 (cinco) pessoas as quais tratava como filhos, João Batista de Souza (Joãozinho), Péricles Moreira-(O Afilhado), Pedro Francelino de Souza-(O Filho Preto), o Carlos Garcia e eu André Luiz de Toledo-(André Luiz Mazzaropi).
Teve uma grande amor, platônico, Hebe Camargo;
Como nós muitas pessoas fizeram parte da vida de Mazzaropi, talvez não soubesse numeralas, ou esquecido algumas, mais dos que me lembro agora foram: Gentil Rodrigues, Argeu Ferrari ambos com mais de trinta anos vividos com Mazzaropi alem de Rose Garcia, Helia Parras Mauro, Dna. Benedita, Orozina, Luiz Carlos de Oliveira, Luiz da Fazenda e João Leite, Cecília e Claudio, Dr. Francisco, Dr. Castor Jordão Cobra, Luiz de Bariri, Célia e Fuaad aos que o tempo me fez esquecer, me perdoem.
Amácio Mazzaropi faleceu em 13 de Junho de 1.981.

Quando fechamos a Distribuidora Pam Filmes em 1.984 os dados do Cardex (arquivo de dados) da empresa davam conta que:
De 1.961 a 1.983 o Mazzaropi produziu com recursos próprios 24 filmes dos quais 18 estão entre os filmes mais assistidos do cinema nacional. 06 são recordistas de publico e o filme Jeca Macumbeiro é o maior recordista de publico e renda da historia do cinema nacional, colocou em 4 semanas de lançamento 16.800.000 pessoas pagantes em 4 semanas de exibição, igualando ao maior recordista mundial de publico, que é o filme O Tubarão que no Brasil colocou 16.600.000 nas mesmas 4 semanas todos em 1.975.
Em nossos cardex, (PAM FILMES)- ((Controle de exibição - Praça - Publica e renda) - o filmes Casinha Pequenina colocou de seu lançamento 1.963 á 1.983 - quando a Pam Filmes fechou, 93.867.000 de pessoas - equivalente a toda a população do Pais). (sem contar os outros filmes que atingiram neste período 178.779.300-).
Em 1.981 - no Cardex da Pam Filmes existiam cadastrados 11.648 salas de exibição no Brasil, sendo que apenas 48 cinemas tinham mais de uma sala, com média de 800 lugares. Havia naquela época cinemas com salas entre 500 e 3.000 - caso do PENHARAMA-SP.

Desde 1.983 quando decidi me vestir de jeca e fazer o André Luiz Mazzaropi – O Filho do Jeca, tenho viajado o Brasil afora levando a exibição de filmes do Mazzaropi, eu o Filho do Jeca Mazzaropi, minha família, mulher, filhos e netos, me apresentando em praças publicas, teatros, cinema, centros culturais, completando 1.520 apresentações dia 28 de Março de 2.009 em Itirapina-SP, num show de praça publica, em que muito chovia e o publico debaixo de guarda chuvas, sentados em cadeiras molhadas assistiam ao show;
Há; conhecidencias a parte minha mãe Elza Nascimento de Toledo, também fazia aniversário dia 09 de Abril, alegria em dose dupla.
Se estivesse vivo completaria hoje 97 anos.

Esta Historia ninguém me contou e há vivi.

Depois da DOR, a ALEGRIA DA SAUDADE.

Amácio Mazzaropi até os dias de hoje o povo brasileiro te ama, meu pai.

André Luiz Mazzaropi
O Filho do Jeca

www.andreluizmazzaropi.com.br

Taubaté, 09 de Abril de 2.009

Discografia :
1.954 - RCA - Vitor Nha Carola Com Loloita Rodigres
1.964 - RCA- Canden - Os Grandes Sucessos de Mazzaropi
1.979 - Chantecler - Mazzaropi . Hector Lagna Fieta
compacto.

FILMOGRAFIA :
1. Sai da frente (1951)
2. Nadando em dinheiro (1952)
3. Candinho (1953)
4. O gato da madame (1954)
5. A carrocinha (1955)
6. Fuzileiro do amor (1955)
7. O noivo da girafa (1956)
8. Chico Fumaça (1956)
9. Chofer de Praça (1958)
10. Jeca Tatu (1959)
11. As Aventuras de Pedro Malazartes (1959)
12. Zé do Periquito (1960)
13. Tristeza do Jeca (1961)
14. O vendedor de lingüiça (1961)
15. Casinha pequenina (1962)
16. O Lamparina (1963)
17. Meu Japão Brasileiro (1964)
18. O puritano da rua Augusta (1965)
19. O corintiano (1966)
20. O Jeca e a freira (1967)
21. No paraíso das solteironas (1968)
22. Uma pistola para Djeca (1969)
23. Betão Ronca Ferro (1971)
24. O grande xerife (1972)
25. Um caipira em Bariloche (1973)
26. Portugal, minha saudade (1974)
27. O Jeca Macumbeiro (1975)
28. Jeca contra o Capeta (1976)
29. Jecão, um fofoqueiro no céu (1977)
30. O Jeca e seu filho preto (1978)
31. A banda das velhas virgens (1979)
32. O Jeca e a égua milagrosa (1980)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Pedro Monteiro
 

Muito interessantes suas informações André.
Precisamos está atentos para não embarcar em lorotas.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 10/4/2009 20:33
sua opinião: subir
etetuba
 

Concordo plenamente com o Pedro.

etetuba · Belém, PA 11/4/2009 21:57
sua opinião: subir
LAURO WINCK
 


Muito bom e esclarecedor!
abçs

LAURO WINCK · Rio Pardo, RS 11/4/2009 21:59
sua opinião: subir
assis pio
 

muito bom
votado e apreciado

assis pio · Aurora, CE 11/4/2009 22:07
sua opinião: subir
Neutzscha
 

E NÃO? VOTADO!!
NEUSADORETTO

Neutzscha · Campinas, SP 11/4/2009 22:09
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Votado e com louvor. Saudades do Mazza. Que bom que alguém tenha herdado seu talento e o tenha trazido a essas páginas.
Parabéns!

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 11/4/2009 22:24
sua opinião: subir
caipiraroll
 

Beleza pura!
Parabéns!

caipiraroll · Piracicaba, SP 11/4/2009 22:26
sua opinião: subir
Sandra Bacronnot
 

Parabéns!!! Muito bom.

Sandra Bacronnot · Rio de Janeiro, RJ 11/4/2009 22:37
sua opinião: subir
menina_flor
 

Parabéns! Bela produção. Voto dado!

menina_flor · Rio de Janeiro, RJ 11/4/2009 22:48
sua opinião: subir
Ivan Cezar
 

Bom.
Parabéns

Ivan Cezar · São Sepé, RS 11/4/2009 22:52
sua opinião: subir
Taco
 

Sou fã do mazaropi... quando eu crescer eu quero ser igual a ele

Taco · Belo Horizonte, MG 11/4/2009 23:04
sua opinião: subir
Vanderlei Rodrigues Alves
 

Nossa !!! Em primeiro lugar , mazzaropi é o melhor até hoje na minha opnião dou risada até hoje quando vejo um de seus filmes naum vi todos, mas oque mais gosto é mazzaropi "o corinthiano ". Em segundo lugar e´um prazer lhe conheçer Andre Luiz Mazzaropi . E parabens por ter nos trazido está historia o BRASIL tem que saber disso .
abraxx e votado

Vanderlei Rodrigues Alves · São Paulo, SP 11/4/2009 23:07
sua opinião: subir
graça grauna
 

Meus votos e admiração

graça grauna · Recife, PE 11/4/2009 23:07
sua opinião: subir
Ana Neri Andrade
 

parabens!!!Voatdo
beijo
doce

Ana Neri Andrade · Porto Alegre, RS 11/4/2009 23:15
sua opinião: subir
Roberto Costa Carvalho
 

Votando com grande satisfação.



Roberto Costa Carvalho · Aracaju, SE 11/4/2009 23:18
sua opinião: subir
Agenor
 

André,
Obrigado por você nos trazer a verdadira história do Mazaroppi. Vi alguns dos seus filmes quando criança e sempre adnirei a mensagem de esperança e de fé em Deus que eles transmitiam. As canções , às vezes tristes, interpretadas pelo teu pai também memarcaram muito....

Votado com louvor.
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 11/4/2009 23:20
sua opinião: subir
amarilis pazini aires
 

MUITO BOM MESMO.
VOTADO

amarilis pazini aires · São Paulo, SP 11/4/2009 23:23
sua opinião: subir
Aldy Carvalho
 

Valeu pelas informa

Aldy Carvalho · São Paulo, SP 11/4/2009 23:29
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

André,

Uma verdadeira biografia desse que mais admiro ao saber que ele criou cinco como seus filhos, embora vc. tenha dito que ele não os adotou de forma legitima, o que faz a diferença é o amor que para todos dedicou, o que muitos pais biológicos não o faz, e fica patente na retribuição calorosa e carinho com que vc. o homenageia.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 11/4/2009 23:31
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Votado com prazer. Abs.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 11/4/2009 23:35
sua opinião: subir
opoertadabaixada
 

Gostei demais!

opoertadabaixada · Belford Roxo, RJ 11/4/2009 23:51
sua opinião: subir
Gilbson Alencar
 

André, como te disse em outro trabalho seu postado neste overworld, sou muito fã do Mazza, para mim um dos maiores comediantes do Brasil. Obrigado pelas informações. Votado!

Gilbson Alencar · Brasília, DF 12/4/2009 00:20
sua opinião: subir
Zeca Avelar
 

Booommm Diaaa André Mazzaropi!
"Felizes sejam todos os nossos dias pelas vidas afora"!

Sabe de uma coisa... Ontem mesmo, estive nas Lojas Americanas para comprar uns DVD's de Filmes em promoção, e o que vejo na prateleira para minha alegria: Jeca Tatu! Mais que depressa, coloquei em minha cestinha, pois sou fã ardoroso do Mazzaropi.

Ainda bem que não acredito em "acasos"...

Obrigado por dar continuidade e conhecimento às novas gerações dessa figura maravilhosa e fantastica de seu Mazzaropi - Pai!

AbraSSos Fra_e_Ternos,
ZecaFeliz

Zeca Avelar · Florianópolis, SC 12/4/2009 00:34
sua opinião: subir
José Maria Bezerra
 

Votado, sucesso!

José Maria Bezerra · Belém, PA 12/4/2009 00:42
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Andre
e bom saber a verdade
quanta informacoes que n'ao sabiamos.
Bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 12/4/2009 01:03
sua opinião: subir
Jéfte Sinistro
 

De fato, muitas informações que desconhecia sobre esse grande ícone do cinema nacional! Um abraço e sucesso!

Jéfte Sinistro · Cabo de Santo Agostinho, PE 12/4/2009 01:22
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté (SP)
Amácio Mazzaropi – A História

Parabéns pela Biografia tão Bem feita.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 12/4/2009 02:01
sua opinião: subir
victorvapf
 

Eu era menino quando Mazzaropi se apresentou no Cine Calafate no Bairro do Calafate em Belo Horizonte, acho que foi uma das primeiras apresentações dele em publico, pelo menos em BH.

abraços

victorvapf · Belo Horizonte, MG 12/4/2009 02:06
sua opinião: subir
Alessandro Maraca
 

Um homem que deixou sua marca no cinema nacional.

Alessandro Maraca · Ribeirão Preto, SP 12/4/2009 02:33
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

André, voltei por aqui para mais uma agradável leitura da biografia, para mim, do maior comediante Brasileiro.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 12/4/2009 03:06
sua opinião: subir
Kaparao
 

votadissimo, obrigado

Kaparao · Divino de São Lourenço, ES 12/4/2009 04:11
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza de homenagem meu caro. Meu voto!

raphaelreys · Montes Claros, MG 12/4/2009 05:56
sua opinião: subir
Alex Cebe
 

Show !

Alex Cebe · São Paulo, SP 12/4/2009 07:08
sua opinião: subir
Brida
 

Excelente, mano! Aqui vai meu voto.

Brida · Salvador, BA 12/4/2009 07:13
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

André, meus comentários não podem deixar de ser um tanto emocional, e por isto conter citações sem importância para o publico.

a) Tive os filmes de Mazaropi deste a fita cassete; hoje os tenho quase todos em cd; alguns empresto a alguém e não voltam, por isto hoje, não os tenho todos.

b) CANDINHO, tive uma paixão por ele; hoje tenho outra - minha filha, Luiza, de 9 anos, desde os 3, para dormir na sala, sempre pede para assistir ao CANDINHO. Como fico com ela certamente já o assistimos, no todo ou parte, por mais de 1000 vezes. O acho de mensagem inesgotável. Posso dizer que não o sinto repetido, tanta a riqueza....

c) Ganhei, de presente, o CD, músicas, CASINHA PEQUENINA, gravado (regravado) pela Som Livre. O perdi, desconfio dos "meus Camáras" da Capoeira que por absoluto amor alguém o levou. A Som Livre não tem mais. Estou tentando conseguir em cebos........

Fantástico, merecido, oportuno depoimento, estou arquivando e ....
abraço
andré

Andre Pessego · São Paulo, SP 12/4/2009 08:34
sua opinião: subir
jeca javali do Brejo
 

Fiquei super feliz de saber que o Jeca ( motivo pelo qual fui apelidade...devido minhas botas e o tom caipira de Araçoiaba da Serra/SP)também morou em Sorocaba/SP...cidade onde moro com minha família...mas legal mesmo foi saber a verdadeira história de Jeca...vlw mesmo...que Deus te abençoe

jeca javali do Brejo · Sorocaba, SP 12/4/2009 09:33
sua opinião: subir
Fernando Kuki
 

Votado. Registro importantíssimo (passei na Rua Vitorino Camilo sexta-feira, fiquei emocionado de saber que um de meus heróis nasceu lá)!
Boa Páscoa a todos!
abraços,
Kuki

Fernando Kuki · São Paulo, SP 12/4/2009 10:49
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Amigo querido André Luiz Mazzropi, esta biografia, o interesse de esclarecer, o conservar e respeitar o nome de um familiar tão querido por todos é AMOR. Palavrinha pequena que muitos falam mas poucos vivem. Parabéns pelo papai e pelo maravilhoso filho.
Beijos da amiga, Mirtes VOTADO

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/4/2009 10:55
sua opinião: subir
arnaldo cavalle
 

votado com certeza muito bom um abraço

arnaldo cavalle · Jaboatão dos Guararapes, PE 12/4/2009 10:58
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

votando um bom domingo.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 12/4/2009 11:00
sua opinião: subir
Claudia Puget
 

Saudações as Lembranças da Infância Querida !!!!!!

Claudia Puget · Muqui, ES 12/4/2009 11:20
sua opinião: subir
jessebarbosadeoliveira82
 

de fato, foi bom ter conhecido a história,
sem deturpações, deste grande ícone da comédia de costumes
brasileira.

jessebarbosadeoliveira82 · Salvador, BA 12/4/2009 12:19
sua opinião: subir
carlosmettal
 

que seja bem vinda toda a arte que vem do povo para o povo, conhecimento e história fazem a experiência da melhor vivência no mundo. que a cultura, arte, educação e esporte continuem a ser o ícone maior do ser humano. parabéns

carlosmettal · Porto Velho, RO 12/4/2009 12:42
sua opinião: subir
Carlos R Rocha
 

Ola André, bonita historia vivida, Abraço!!!
Feliz Pascoa.

Carlos R Rocha · São Paulo, SP 12/4/2009 12:56
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Rico e esclarecedor. Completo!
Devidamente votado, claro.
Abrçaos

Branca Pires · Aracaju, SE 12/4/2009 13:04
sua opinião: subir
sheila duarte
 

Essa biografia mostra a pessoa obestinada que foi Mazzaropi, que foi atrás de sua identidade e de seu prazer e levou o seu desejo a sério. Belo relato. Parabéns.

sheila duarte · São Paulo, SP 12/4/2009 14:17
sua opinião: subir
andré diefenbach
 

Merecido voto!

andré diefenbach · Santa Maria, RS 12/4/2009 15:00
sua opinião: subir
Vasqs
 

Mazzaropi, herói nacional. Meu herói!
Não é só você, não; todos somos filhos de Mazzropi.
Um abraço.

Vasqs · São Paulo, SP 12/4/2009 15:00
sua opinião: subir
Patricia Rocha
 

André, vc sabia que ele era primo da minha vó?
Votado!
beijao e Feliz Páscoa
Pat

Patricia Rocha · Rio de Janeiro, RJ 12/4/2009 15:00
sua opinião: subir
Norbert Heinz
 

votado...
abraço

Norbert Heinz · Bahamas , WW 12/4/2009 16:55
sua opinião: subir
Miyashiro
 

Uma saga exemplar! Merecia outro fórum, mas, esse é nosso país. Parabéns, vai meu voto e obrigado.

Miyashiro · São Paulo, SP 12/4/2009 17:05
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

beleza de trabalho.
votando.

abraços

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 12/4/2009 17:27
sua opinião: subir
Laila Murad
 

Olá Andre:
É com grata satisfação que tomo conhecimento da vida e luta deste brasileiro que, apesar de muito conhecido, pouco se sabia sobre ele.
Parabéns pela homenagem e obrigada por nos transmitir a história singular deste importante artista brasileiro.
Boa Páscoa!

Laila Murad · Niterói, RJ 12/4/2009 17:30
sua opinião: subir
solcira
 

Ótimo saber de tudo por quem viveu momentos maravilhosos como estes. Obrigrada por ter escolhido a minha pessoa para ler este trabalho inteligente, arrebatador, consciente e repleto de amor.
CIRA
2009

solcira · Rio de Janeiro, RJ 12/4/2009 17:33
sua opinião: subir
delen
 

Lindo trabalho. Parabéns deixo aqui meu voto e admirações. Abraçosss

delen · Cotia, SP 12/4/2009 17:48
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

... e ele deixou um tanto de Jeca em todos nós.

"eita! ta parecendo Jeca Tatu!" rsrsrsrs

putz! nao perdia uma matine de Mazzaropi
saLdades.

bjsssssss;)

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 12/4/2009 19:15
sua opinião: subir
llamar al pan
 

Adoro Mazzropi. É coisa nossa!

llamar al pan · Belo Horizonte, MG 12/4/2009 19:38
sua opinião: subir
Maria Bomfim
 

Necessário.
Legal!

Maria Bomfim · Feira de Santana, BA 12/4/2009 20:04
sua opinião: subir
Artesdozé
 

Gosto muito das histórias do mazzaropi

Artesdozé · Espera Feliz, MG 12/4/2009 20:59
sua opinião: subir
Omar Costa de Umbro
 

muito bom.. Parabens

Omar Costa de Umbro · São Paulo, SP 12/4/2009 21:29
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Mazzaropi...Único...Inimitável !
muito bom !

joe_brazuca · São Paulo, SP 12/4/2009 21:41
sua opinião: subir
Bianka Luz
 

Bela publicação!

Bianka Luz · Quissamã, RJ 12/4/2009 22:31
sua opinião: subir
Isabel Furini
 

Muito interessante!

Isabel Furini · Curitiba, PR 13/4/2009 01:10
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Trabalho riquíssimo!Votado.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 13/4/2009 08:46
sua opinião: subir
wancisco franco
 

Deixo meus votos de muito sucesso.

wancisco franco · São Paulo, SP 13/4/2009 10:27
sua opinião: subir
camuccelli
 

Grande MAZZAROPI.SOu fã desde que comecei a ver cinema.É o único.

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2009 11:13
sua opinião: subir
Rodrigo Rosa
 

Fantástico!

Rodrigo Rosa · São Paulo, SP 13/4/2009 11:16
sua opinião: subir
Vinícius Motta
 

Mazzaropi merece todas as homenagens possíveis.

Parabéns pelo texto.

Votado.

Vinícius Motta · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2009 11:20
sua opinião: subir
Alex Costa Lopes
 

Muito bom o texto, e parabéns pelo interesse em contar a verdadeira história do "Jeca".

Alex Costa Lopes · Cuiabá, MT 13/4/2009 11:31
sua opinião: subir
Paulo Ednilson
 

O Mazzaropi merece é eterno, desses que aparecem só de quando em vez... Belo trabalho, votado!
Paulo Ednilson

Paulo Ednilson · Corumbá, MS 13/4/2009 11:48
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Andre,
Muito importante a sua contribuição. Imagino o que esta história não poderia dar em termos de um grande filme ou documentário para TV. Quem se habilita?

Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 13/4/2009 13:17
sua opinião: subir
André Viscardi
 

Votado...um grande abraço

André Viscardi · Rio Claro, SP 13/4/2009 13:51
sua opinião: subir
Andressa.Frós
 

Muito Bom! Votado!

Andressa.Frós · São José, SC 13/4/2009 17:09
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

É sempre bom conhecer a versade dos fatos. Votado
Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 13/4/2009 17:46
sua opinião: subir
Cau Santana
 

Belo trabalho.
Adorei e votei.
Xêro

Cau Santana · Barreiras, BA 13/4/2009 18:40
sua opinião: subir
Lecy Pereira Sousa
 

Esclarecedor.Assisti em cinemas e DVDs a vários filmes desse brasileiro porreta.

Lecy Pereira Sousa · Contagem, MG 13/4/2009 21:23
sua opinião: subir
Helvecio Freitas
 

É isso aí. Informação nunca é demais, ainda mais se tratando de Amácio Mazzaropi. Isso esclarece muita coisa.
Grande abraço, André, e muita paz.

Helvecio Freitas · Taubaté, SP 13/4/2009 22:23
sua opinião: subir
Vives
 

Meus votos em homenagem a esse grande homem , artista , comediante, que a mim muito fez rir durante minha infância e adolescencia. Beijos.

Vives · Porto Alegre, RS 14/4/2009 00:05
sua opinião: subir
Roberta Martinho
 

eu amo seu pai.
ele está vivo eternamente
beijos

Roberta Martinho · São Paulo, SP 14/4/2009 00:46
sua opinião: subir
Elen de Oliveira
 

sUper vOtadOOOO!

Elen de Oliveira · Porto Alegre, RS 14/4/2009 00:52
sua opinião: subir
clara arruda
 

Compareço e aprendo com sua aula meu amigo.Obrigada por permitir que eu comparecesse nesse espaço.
Um beijo em seu coração.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 14/4/2009 09:46
sua opinião: subir
Nilcéia Antonioli
 

Votado! Bjs!

Nilcéia Antonioli · Curitiba, PR 14/4/2009 12:13
sua opinião: subir
Nerito
 

Votado!
É uma parte da nossa memória que não deve ser esquecida!

Nerito · Belo Horizonte, MG 14/4/2009 14:11
sua opinião: subir
flordelys
 

Parabens!!! Gostei e votei.

abs

flordelys · Belo Horizonte, MG 14/4/2009 17:51
sua opinião: subir
ajursp
 

VOTADO COM LOUVOR AMIGO

ajursp · São Paulo, SP 14/4/2009 22:09
sua opinião: subir
touché
 

Votadissimo, Mazzaropi é muito importante na história cultural do nosso país e é muito louvável que você mantenha a sua história viva.. Parabéns..

touché · Guarulhos, SP 14/4/2009 23:59
sua opinião: subir
MaluFreitas
 

BELO TRABALHO DE RESGATE DA OBRA!
É BOM REPETIR E LEMBRAR.
POIS EU NÃO VIVI ISSO TUDO. MAIS VI. E ESCUTAVA OS COMENTÁRIOS DO MEU PAI.
QUANTO ORGULHO CARA!
SEU PAI É REALMENTE UM GRANDE ÍCONE BRASILEIRO.
DEVERIA SER MUITO MAIS CITADO, MAS NUM PAÍS DE MEMÓRIA CURTA.... ATÉ OS AMIGOS DESAPARECEM.
ESPERO SEMPRE ESTAR ERRADA.
MAIS QUERIA ASSISTIR MAIS MAZZAROPI !
BEIJOS
PARABÉNS

MaluFreitas · Salvador, BA 15/4/2009 21:23
sua opinião: subir
André Bianc
 

VOTANDO COM GRANDE EMOÇÃO. ABRAÇOS.
ANDRÉ BAINC

André Bianc · Taubaté, SP 16/4/2009 13:10
sua opinião: subir
Ari Lopes
 

Excelente

Ari Lopes · Santana de Parnaíba, SP 16/4/2009 22:20
sua opinião: subir
luiza pires
 

muito interessante saber da real história desse nosso fantástico artista! que é uma lenda nos dias de hoje...parabéns!

luiza pires · Volta Redonda, RJ 17/4/2009 01:59
sua opinião: subir
W.Doug - Stonefish films
 

Que bacana! votadérrimo!

W.Doug - Stonefish films · Japão , WW 18/4/2009 02:11
sua opinião: subir
Almir Capthor
 

Votado. sem restrições, parabéns
Um grande abraço
Almir Capthor

Almir Capthor · Rio de Janeiro, RJ 18/4/2009 03:35
sua opinião: subir
ROSAMARO
 

André Mazzaropi,que prazer estar me comunicando com a filho do querido Mazzaropi,que foi um artista sensacional.Vendo a nominata dos filmes que ele fez,tive saudades,pois todos aqueles eu vi.Adorava os filmes dele.Obrigada pelos esclarecimentos.Parabéns e siga divulgando os grandes feitos desse grande brasileiro.Beijos.

ROSAMARO · Pelotas, RS 19/4/2009 22:44
sua opinião: subir
ROSAMARO
 

VOTADÍSSIMO,com muito prazer.

ROSAMARO · Pelotas, RS 19/4/2009 22:47
sua opinião: subir
meus traços e linhas
 

Nossa André!
Muito legal... Assisti quse todos, Mazza deixou saudades sim , e muita, ele que arrancou tantos aplausos era um alegria assisti-lo!
Parabéns a você!
bjs

meus traços e linhas · Cabedelo, PB 20/4/2009 15:22
sua opinião: subir
hileia
 

Importante informações... a história que precisamos contar e recontar sempre bjus!

hileia · Belém, PA 22/4/2009 22:55
sua opinião: subir
Aepan
 

Aplausos de Pé... Excelente trabalho...
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 23/4/2009 19:54
sua opinião: subir
Vanessa Spagnol
 

Parabéns! Ele merece uma homenagem histórica assim!
Bjos.

Vanessa Spagnol · Zacarias, SP 26/4/2009 13:56
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Continue sempre o trabalho de valorização deste ícone da cultura brasileira.

Abraços Guaicuru!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 28/4/2009 23:04
sua opinião: subir
Erasmo Nascimento
 

Muito bom. Parabéns pela iniciativa. Está votado.

Erasmo Nascimento · Ariquemes, RO 12/5/2009 13:08
sua opinião: subir
Eliana Pontes
 

Que bom saber mais de Mazzaropi. Ele foi uma figura marcante, insubstituível... Parabéns!

Eliana Pontes · Florianópolis, SC 6/6/2009 01:11
sua opinião: subir
Alzira
 

E até hoje o povo te ama mesmo, Mazzaropi! Eu amo também, até hoje! Obrigada, Jeca!

Parabéns, André!

Alzira · São Paulo, SP 24/7/2009 06:35
sua opinião: subir
Maria Lúcia
 

Parabéns André... saudades do Mazzaropi!!

Maria Lúcia · Campo Grande, MS 30/8/2009 16:10
sua opinião: subir
Roberto Pelegrino
 

Muitobonito, votado

Roberto Pelegrino · Campo Grande, MS 7/9/2009 15:21
sua opinião: subir
Gabriele
 

Linda historia de vida, de perseverança e vontade de vencer. Parabéns!Seu pai foi um grande guerreiro e foi reconhecido por seu trabalho.Votado

Gabriele · Rio de Janeiro, RJ 18/11/2009 07:07
sua opinião: subir
Mecenas
 

Parabéns pela grande obra. Seria muito interessante em tempos de revoluções economicas, com o incentivo a Economia Solidária, a Economia Criativa, que fosse criado um Festival Permanente nas Escolas Públicas para conhecer este exemplo de empreendedor.
Felicidades e Sucesso !!!

Mecenas · São Mateus, ES 1/4/2010 20:24
sua opinião: subir
Djalmo
 

Meu quirido, eu sou fã de Amacio Mazzaropi, nosso eterno Jeca. Vi quase todos os filmes dele. Foi um gênio em seu tempo.

Amigo, se possível faça uma revisão de seu post. Os erros na ortografias e vírgulas colocadas erradas, acabam dificultando a leitura e o entendimento.

Abraços meu quirido!

Djalmo · Florianópolis, SC 16/3/2011 21:31
sua opinião: subir
tetéia
 

oh, meu querido! parabéns viu?
eu adorei as verdades ditas por voce a respeito do meu idolo e inesquecivel mazzaropi. eu amo os filmes dele! em especial: o vendedor de linguiças... meu sonho ainda, é poder ter a coleçao inteira! sabe, eu gostaria de saber mais a respeito da vida intima dele... com quem ele viveu no anonimato... vi outro dia, em site que ele era homosesual nao assumido. isso era verdade? enfim, obrigada meu lindo por nos trazer alegrias em falar do nosso saudoso mazzaropi... um beijo na sua alma ta?

tetéia · Palmas, TO 14/7/2011 15:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
tetéia
 

oh, meu querido! parabéns viu?
eu adorei as verdades ditas por voce a respeito do meu idolo e inesquecivel mazzaropi. eu amo os filmes dele! em especial: o vendedor de linguiças... meu sonho ainda, é poder ter a coleçao inteira! sabe, eu gostaria de saber mais a respeito da vida intima dele... com quem ele viveu no anonimato... vi outro dia, em um site que ele era homosexual nao assumido. isso era verdade? enfim, obrigada meu lindo por nos trazer alegrias em falar do nosso saudoso mazzaropi... um beijo na sua alma ta?

tetéia · Palmas, TO 14/7/2011 15:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Luiz Mazzaropi
 

Ao meus amigos do overmundo
Em breve novas historia contando a tragetoria do nosso querido Amácio Mazzaropi

Andre Luiz Mazzaropi

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP 26/9/2011 15:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Amácio  - Clara - Bernardo Mazzaropi  1.920 zoom
Amácio - Clara - Bernardo Mazzaropi 1.920
Amácio Mazzaropi e André Luiz Mazzaropi - O Filho do Jeca zoom
Amácio Mazzaropi e André Luiz Mazzaropi - O Filho do Jeca
Amácio Mazzaropi - André Luiz  1.978 - Rio de Janeiro zoom
Amácio Mazzaropi - André Luiz 1.978 - Rio de Janeiro
Clara Ferreira Mazzaropi - André Luiz - 1.979 - Taubaté-SP zoom
Clara Ferreira Mazzaropi - André Luiz - 1.979 - Taubaté-SP
Amácio Mazzaropi - Dna. Elza Nascimento Toledo - Andre Luiz JR - Jarbas Neto zoom
Amácio Mazzaropi - Dna. Elza Nascimento Toledo - Andre Luiz JR - Jarbas Neto
André Luiz Mazzaropi - 28/03/2.009 zoom
André Luiz Mazzaropi - 28/03/2.009

áudio

A Dor da Saudade - Canta Amácio Mazzaropi

Instale o Flash Player para ver o player.

Fogo no Rancho - Canta Amácio Mazzaropi

Instale o Flash Player para ver o player.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados