Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Bolo de goma, sabor de Piauí na mesa

Foto: Eduardo Neves
Esse aí eu tinha acabado de tirar do forno
1
Natacha Maranhão · Teresina, PI
28/11/2006 · 150 · 17
 

Qualquer dia da semana, no meio da tarde, é só passar por alguma rua de qualquer bairro mais antigo de Teresina –; Centro, Matadouro, Vermelha, Poty Velho - pra sentir um gostoso cheirinho de café.

Apesar do calor, é tradição por aqui tomar um cafezinho de tarde, sempre acompanhado por uma delícia tipicamente nordestina: o bolo de goma.

Não, não, ninguém aqui anda comendo chiclete com café, não. A goma do bolo é a farinha de tapioca, que também faz beiju (conhecido como tapioca em vários cantos do país), bolo frito, broas doces e salgadas, petas, enfim, uma infinidade de delícias que combinam perfeitamente com um café quentinho, passado na hora.

O bolo de goma é uma instituição! Aqui no Piauí o povo não vive sem, em outros Estados do Nordeste eu sei que tem também, mas acho que aqui a paixão é maior mesmo. Qualquer pão, por mais quentinho e fresquinho que seja, sempre fica de lado quando aparece um bolo, mesmo que seja do dia anterior.

Sim, há quem prefira abrir mão de comer o bolo quentinho, recém-saído do forno, para comer no dia seguinte, quando já está mais duro mas igualmente gostoso.

Outra curiosidade é que quando se vai contratar uma empregada doméstica, a candidata já ganha pontos se souber fazer o “bolo de sal” – ele é chamado assim também.

A massa básica é bem simples: a goma, ovos, leite, sal e óleo. Algumas variações levam queijo, que faz uma grande diferença e dá uma nova textura e sabor.

A farinha também muda a cara do bolo. Se for tapioca fininha, tipo polvilho, ele fica liso, com uma casca mais crocante e o interior macio e fofo. Se for “de caroço”, o bolo fica cheio de bolinhas.

As padarias já sabem o segredo para fazer o cliente levar mais que o pão francês e o leite de cada dia e estão expondo variedades de bolo de goma direto no balcão. Oferecem a “rosca”, que é o bolo grande, redondo; a pamonha, que pode ser feita de tapioca fina ou de caroço e é tradicionalmente assada em folha de bananeira (nas padarias usam papel alumínio), petas (sequilhos salgados do tipo é-impossível-comer-só-um-e-quando-você-vê-já-devorou-o-pacote-inteiro), cariri - bolinho salgado que esfarela na boca), e claro, o beiju feito na hora, com recheio de queijo de coalho e manteiga da terra.

Ficou com água na boca? Pois anota aí uma receita facinha, facinha de bolo: Bate no liquidificador uma xícara de leite, ½ xícara de óleo, 4 ovos, três xícaras de farinha de goma (ou polvilho/fécula de mandioca/tapioca), um pires (ou um pacotinho) de queijo ralado, sal a gosto (cuidado porque o queijo de pacote já é muito salgado). Depois de bater por uns 5 a 8 minutos, põe numa forma de buraco no meio, levemente untada com óleo. Forno por uns 30 a 40 minutos. Quando estiver quase pronto você prepara um café. Se, como eu, você não está lá muito preocupado com a quantidade de calorias/dia, experimente o bolo ainda quente, com manteiga derretendo em cima...E bom apetite!!




compartilhe

comentários feed

+ comentar
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Que delícia!
E tam também o bolo corredor, com a mesma massa do bolo de goma mas assado embrulhado na folha de bananeira. Nunca vi em Teresina, mas em Oeiras tem!
beijos e abraços, do Joca Oeiras, o anjo andarilho
PS: Natacha você é linda.
PPS O Douglas Machado te mandou um abraço!
PPPS Estou em The até amanhã cedo 86 9992 65 14

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 28/11/2006 12:09
sua opinião: subir
Eduardo Neves
 

Delícia de matéria! :)

Eduardo Neves · Teresina, PI 28/11/2006 13:15
sua opinião: subir
Mary Joe
 

Naty: primeiro você me vicia no bolo de goma, depois me enrola e não dá a receita (deve ser pra ver se eu volto no Piauí). Não adiantou nada, peguei a receita aqui e vou fazer hoje a tarde. Depois conto como ficou.
Bj

Mary Joe · Salvador, BA 12/1/2007 13:44
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

a foto é linda! abriu meu apetite!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 4/6/2007 12:40
sua opinião: subir
koinha
 

Oi! E não é que acabei de tirar um bolo igualzinho a esse da foto, e já provei quentinho com manteiga! Huuuuuuuuuum delícia, sou daqui de Teresina!
Um abraço!!

koinha · Teresina, PI 11/8/2007 20:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Odyle
 

Humm, já comi esse bolo do Piauí e é uma maravilha. Só me chamou atenção a receita ser tão simples. Uma vez pedi a uma senhora de lá e ela me explicando tinha várias etapas, com intervalos de descanso da massa... Essa aí dá até pra eu me arriscar em tentar fazer...rs

Odyle · Natal, RN 2/6/2008 18:36
sua opinião: subir
Priscila Carvalho
 

Menina tu não sabes a quanto tempo estou atrás dessa receita!!
Morei por um período no Maranhão e minha tia fazia esse bolo, sempre dizia que ia pegar a receita mas acabei voltando e esquecendo de anotar. Muito Obrigada!!
Vou fazer ainda hj. rs
bjux

Priscila Carvalho · Fortaleza, CE 20/8/2008 17:13
sua opinião: subir
Riddick
 

Adoro esse bolo, mas o que a minha mãe preparava tinha uma receita um pouco diferente desse.

Riddick · São Gonçalo, RJ 26/9/2008 12:21
sua opinião: subir
Nadia Brouwer
 

Eu to com uma vontade daquelas de comer o "bolo de sal" bem quentinho com uma xicara enorme de cafe com leite...hihihi... obrigada pela receita.. aki na Holanda nao da pra encontrar todos os ingredientes mas ainda bem que tenho uma maezinha linda e generosa que trouxe a goma piauiense qdo esteve por aki...beijo

Nadia Brouwer · Holanda , WW 14/7/2009 15:50
sua opinião: subir
Clara Marcília
 

Natacha, ô saudade desse bolinho. aqui em fortaleza é coisa difícil de se ver.. mas ainda se encontra em alguns locais.

Clara Marcília · Fortaleza, CE 7/10/2009 13:46
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Ah! Quanta saudade me dá
do café assim de que não bebi
Do bolo de goma que não comi
Do Piauí querido em que nasci.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 7/10/2009 15:05
sua opinião: subir
Noe
 

O bolo corredor tem o nome também de bolo pamonha, só que aqui em Teresina eles estão fazendo embrulhado no papel aluminio e o sabor não é o mesmo da folha de bananeira. Nas padarias pão da hora, e outras eu já comprei.

Noe · Teresina, PI 27/11/2010 17:28
sua opinião: subir
Helena Damasceno
 

Noossa esse bolo é realmente uma delícia! Não sou piauiense, mas sou vizinha, e há algum tempo em uma viagem pra lá aprendi fazer e nunca mais esqueci. Hoje faço para minha família e eles gostam muito!

Helena Damasceno · Caxias, MA 4/1/2011 16:46
sua opinião: subir
Mirian Alvarenga
 

Não sou da região Nordeste embora, more no Ceará há cerca de 1 ano e pokim, aki fiz mts amigos do Piauí, foi quando experimentei essa delicía de bolo, agora na gestação não penso em outra coisa...
Vou tentar faser agora mesmo, espero que eu acerte...
bjs!!

Mirian Alvarenga · Guaraciaba do Norte, CE 18/2/2011 08:43
sua opinião: subir
Wcarla
 

oi bom dia, vc tem a receita do bolo frito de goma, sabia fazer quando mais nova mais me esqueci, pode me enviar.
agradeço muito..
um abraço

Wcarla · Teresina, PI 22/3/2011 11:13
sua opinião: subir
Wcarla
 

cade a receita?

Wcarla · Teresina, PI 23/3/2011 16:38
sua opinião: subir
babicosta
 

Natacha, eu fiz, mas ficou parecendo um pudim. Coloquei leite em pó, e a goma que usei era goma fresca ralada e a forma tem que ter um furo no meio? A forma que faz pudim não serve? Sou de Teresina e meu marido é carioca e adora esse bolo, mas estou no meio da selva amazônica e conseguir todos os ingredientes é meio complicado. Me diz onde errei, pois quero testar de novo.

babicosta · Tabatinga, AM 13/7/2011 21:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados