Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Brazilian Day - a cara do Brasil

1
Farion · Curitiba, PR
7/10/2006 · 86 · 25
 

Criado em 1984, o Brazilian Day é a festa de celebração da independência do Brasil para os brasileiros que moram no exterior. Acontece em Nova Iorque todo início de setembro. Até aí tudo bem. Fantástico!

É uma grande oportunidade de vender a imagem do Brasil, certo? Certo!
O problema é que a imagem do Brasil ficou ainda mais prostituída depois da comemoração de 2006, no último dia 3 de setembro.

A começar por Sandy e Junior! O garoto faz questão de mostrar todo seu talento na guitarra, com os riff’s mais batidos do mundo. Um inovador. Um ídolo brasileiro.

Depois, Leonardo cantando "Sinhá Moça". Ouviram?! SINHÁ MOÇA! PQP! Estamos comemorando a independência e o cara vai cantar uma música da escravidão! É o total non-sense. Lastimável. Sem contar nas outras modas que ele cantou, com as Maria Breteiras (nem arrisco chamar de ‘cowgirl’, porque os americanos ririam [ainda mais] da nossa cara) dançando no palco. É a cara do Brasil, realmente.

Depois aparece o Xororó pra cantar "Cerveja", o que não impressiona nenhum pouco, já que temos um presidente pinguço. A cara do Brasil, mais uma vez.

Com Babado Novo acontece o que já era esperado: as brasileiras bundudas dançando axé. Se não tiver bunda, não é Brasil. E, de novo, a cara, digo, desta vez a bunda do Brasil.

E pra finalizar, com chave de ouro, CALYPSO! Sim, a banda que já vendeu mais de 6 milhões de cópias no Brasil, descontando a pirataria. Quanta emoção! Chimbinha, o concorrente direto de Júnior na guitarra. Joelma, a moda do Brasil. Trajes impecáveis. No Brasil todo mundo se veste como ela. É isso que eu pensaria sobre o Japão se visse uma japonesa vestida assim. Não, por favor, não me obriguem a dizer que ela é a cara do Brasil.

Pelo menos desta vez não levaram a bateria da Portela.

É o fim dos tempos. O Brasil, definitivamente, não sabe se vender. Eu ainda nem comentei a respeito de André Marques e Fernanda Lima estarem apresentando. A apresentadora ainda diz, com orgulho: “Sabiam que o Brasil é o quinto maior país do Mundo?”. Francamente! É mais fácil dizer que somos quase o quinto pior do mundo economicamente.

Serginho Groisman, outro convidado, deseja que “todos realizem seus sonhos na América”. Não sei se largar um diploma universitário pra trabalhar de faxineira e pedreiro seja realmente um sonho para os brasileiros que vão para os EUA. Em todo caso, se o seu sonho de vida for virar camelô nos Estados Unidos, é só ligar para (212) 809-4900 que eles te disponibilizam uma barraquinha de bugiganga, pelo menos durante o Brazilian Day.

No fim das contas, os brasileiros presentes no evento não me deixam mentir. Com exceção de meia dúzia de gatos pingados no meio de 1 milhão de brasileiros, não se via a tão calorosa festividade.

Acho melhor nem começar a comentar sobre a intromissão da Rede Globo na organização do evento.

Viva a política do Pão & Circo, onde a população morre de fome e os palhaços somos nós mesmos.

Pra quem ainda duvida: http://www.brazilianday.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Daniel Duende
 

Se a intenção era "meter o pau" no Brazilian Day, você foi muito bem. :)
Concordo com vários dos seus pontos. A "representatividade" dos artistas é bem questionável. Representavam o quê? O gosto brasileiro ou só o jabá brasileiro? Onde estava o Maracatú? Onde estava o Waldick Soriano? Onde estavam as bandinhas indies do sul? Onde estava eu, que eu não me lembro, no dia 3? :D

Agora... "presidente pinguiço" é velha e batida, hein? Eu me surpreendo em ver que tem gente que bebe até mais do que eu que ainda usa esse tipo de piada. Qualé, fiote? Não bebe não? Você trabalha bêbado, por isso?

Mas é isso aí. Abraços do Verde. :)

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 11:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

Não, eu não bebo.

E agora?

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 11:29
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Bem... ao menos isso dá mais coerência ao seu argumento. Mas, e aí? O fato de um presidente gostar de beber uma pinga o torna inapto?

Algumas das pessoas mais confiáveis e mais competentes que conheço não apenas bebem, mas bebem muito. Mas, isso é questão de opinião, claro.

Eu, por exemplo, não voto em ninguém que tenha ligações estreitas com nenhuma religião cristã. Aliás, nem tenho vínculos com tais pessoas. Nem por isso critico alguém por sua religião.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 13:21
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

Eu não tenho religião e nem por isso critico os que tem. Da mesma maneira com os que bebem. Não critico as pessoas que bebem, só critico um presidente que bebe e deixa isso evidente pra todo mundo. Coisa feia, não?! Quem sabe seja a maneira dele de ser transparente =)

Eu votei no Lula nas eleições de 4 anos atrás. Não vou votar denovo. Nem no adversário dele. Eu não gosto do Lula, mas quem disse que gosto do Alckmin? Essa coisa de política é uma m****.
Por que estamos falando disso? Ah, por causa do Brazilian Day. Pois bem, o Brasil NÃO SABE se vender.

Vou propor um Brazilian Day Alternatico com as bandas que vc falou, que eu concordo ;)

Abç

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 13:38
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

*Alternativo

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 13:38
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Bem... a discussão sobre as pingas do barba realmente ficou "excessiva". Deixemo-la para lá. Eu bebo, e eu gosto da "transparência" do meu presidente que faz o mesmo. Questão de gosto... :)

Quanto ao Brazilian Day Alternativo, botei muita fé! É só fazer! Alô alô comunidade brasileira na gringolândia... taí a dica! Quero ver Brazilian Day com Wander Wildner e Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro fazendo festa. :D

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 13:44
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

Só precisaremos deixar a Globo longe disso ;)

Vai ter desde Cordel do Fogo Encantado até Faichecleres =]

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 13:59
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Ahhh... a Globo...
Tem uma discussão acalorada sobre ela neste tópico aqui. :)

Concordo com você. Deixando a Globo e a matilha de "produtores musicais e culturais" que obsedia nossos olhos e ouvidos com lixo, dá para fazer coisa bem interessante. :D

E vc acredita que eu nunca ouví Faichecleres? ;)


Que tal espalhar a palavra do Brazilian Day Alternativo? Com gente o bastante interessada na idéia e disposta a meter a mão na massa, dá pra fazer acontecer... ou assim eu acredito.


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 14:25
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

Eu vi essa discussão sobre a Globo pouco antes de você comentar aqui, e até disse lá que meu comentário seria exatamente igual ao seu, pois eu não vejo TV.

Faichecleres é legal, são de Curitiba. Concorreu esse ano pela segunda vez ao VMB (ano passado categoria Independente e esse ano na Revelação). O primeiro clipe deles foi uma galera que estuda comigo que fez (que foi inclusive o que concorreu ao VMB ano passado).

Quanto ao BDA (uau, já tem até sigla), precisaríamos saber a opinião de quem mora lá em NY antes de fazer acontecer ;]
Vai que eles gostam de ouvir Calypso em NY, nunca se sabe, né?

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 14:30
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Poisé... em um certo momento fiquei com preguiça daquela discussão. Sei que o Pedro, por exemplo, tem uma posição bem razoável tb. Respeito a inteligência do cara. Mas eu, que não assisto televisão e acho boa parte da programação deprimente, não tenho como enxergar valor no trabalho da Globo.

Bem... saindo de novo dos off-topics...

Vou procurar o trabalho do Faichecleres. Que tal dar um toque nos seus amigos que conhecem os caras, para que eles soltem a menos uma faixa deles aqui no Banco de Cultura do Overmundo? Ia ser tri! :D

E quanto ao BDA, realmente vale a pena a "pesquisa de opinião". Na pior das hipóteses, poderíamos ter Calypso tocando num "palco principal" e "wander wildner e faichecleres" tocando num "palco alternativo", enquanto Seu Estrelo faz maracatú no meio da multidão. :D

Segue a idéia...


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 16:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

o clipe que citei eu upei no youtube, tá aqui: youtube.com/watch?v=IiJaabMZ8A4

Hmm vou ver se entro em contato com algum deles, eu os tenho no meu orkut ;)
mas sei lá se eles acessam.. hehe

maracatu no BDA vai ser massa \o/

ah, e quanto à Globo, é um longo papo.
depois vou lá me meter naquela conversa.

abçs

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 18:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Vou dar uma olhada no clipe depois. É material promocional, né? Então vale fazer uma matéria sobre eles aqui no Overmundo, e linkar pro clipe. Se a matéria estiver legal... for mais do que só um release da banda, e falar sobre um pouco da história dela e como ela se relaciona com a cena local, dá matéria boa do Overblog.

Maracatú de qualidade é sempre bom (embora eu confesse que não seja exatamente um grande frequentador de eventos de maracatú).

E boa sorte na sua "entrada" no papo sobre a Globo. Eu tô fora. Desliguei, que nem desligo televisão. :D


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 18:45
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

hahaha pode deixar.

Eu tinha pensado mesmo em escrever sobre bandas locais.
Farei isso em breve.

ah, e nem é promocional o clipe, porque não fui eu que fiz né? heehehe

mas se quiser, tem uns que eu fiz em...

ah, deixa pra lá. =X

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 18:50
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Hahahaha... boa sorte com os textos sobre as bandas locais. Vai ser legal! :D

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/10/2006 19:15
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
JuNiN
 

PUTS .... ISSO AKI É UM BATE -PAPO ... QUE MASSA ... MUITO BOM SEU TEXTO farion .... BOA CRITICA .... O BRASIL PAGA MUITO PAU .... PUTS Q FESTA DE MERDA ....

JuNiN · Ribeirão Preto, SP 7/10/2006 16:20
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

hehe quando a dor de cabeça passar, eu escrevo, Daniel.

Obrigado, Junin!
na verdade não era um bate-papo, mas acabou se tornando e criando outros assuntos paralelos.. hehehe
normal aqui no overmundo, como diria o Hermano! ;)

Abçs!

Farion · Curitiba, PR 7/10/2006 22:11
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

É pra isso que serve o Overmundo...
é um lugar para conversar. :D

Boa sorte com a dor de cabeça e com o texto, Farion.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 9/10/2006 10:00
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
JuNiN
 

ohhh amizade bonita de vcs ... hehe ... abraços

JuNiN · Ribeirão Preto, SP 9/10/2006 13:29
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Farion
 

hahaha

ainda estou me adaptando a este Over Mundo.

Farion · Curitiba, PR 9/10/2006 13:32
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Também acho que não tem nada a ver não ter no exterior o quê tem no Brasil, exceto se o público for diferente...

Porque podem escutar Calypso no Brasil e no exterior não?

apple · Juiz de Fora, MG 2/11/2006 15:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberta Tum
 

Farion gostei do seu artigo, e o Serginho me decepcionou...
Abraços!

Roberta Tum · Palmas, TO 2/5/2007 14:48
sua opinião: subir
Maringá
 

Ah, eu concordo em algumas coisas e descordo em outras. Não acho que o Brazilian Days seja um fracasso total, nem acharia ruim se a bateria da Portela se apresentasse, assim como não achei ruim o show do Babado Novo. Nós temos que vender o que temos, não criar imagens, bandas iguais às americanas ou que se pareçam ao máximo, tentando mostrar que somos evoluidos como eles e tal e tal. É claro que com um pouco de cuidado, porque realmente a Joelma pega pesado com as roupas que veste e provavelmente é essa a imagem que se tem das brasileiras lá fora.

Maringá · Rio de Janeiro, RJ 5/5/2007 20:57
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Esta matéria recebeu a 'chancela' Eu odeio pessoas burras · Overblog nas manchetinhas do sítio.

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 19/6/2007 07:31
sua opinião: subir
Farion
 

toda unanimidade é burra.

Farion · Curitiba, PR 19/6/2007 11:46
sua opinião: subir
Spectroman
 

É o seguinte, é a mesma coisa de vir aqui criticar os filmes brasileiros que só tem violência, miséria e etc.
Vejamos bem, vamos fazer um filme que tenha a praia de Copacabana e Tom Jobim cantando “olha que coisa mais linda mais cheia de graça”, o fato de o presidente beber uma pinga nada interefe na moral do mesmo. Afinal Bill Clinton. Mesmo já confessou que fumou e não tragou, ora bolas vamos parar de ver o defeito dos outros e analisar os nossos próprios defeitos, o mal do brasileiro é ficar vendo e falando do rabo do outro e esquece do seu, afinal temos o Clodovil que foi eleito com cerca de 493 mil votos, nada contra os homossexuais mais por conta das perolas que ele andou falando da pra chegar a uma conclusão, do jeito que o está o pais ou a população muda de estratégia ou realmente vamos ter que ir para os EUA lavar prato e correr da policia. Agora com toda sinceridade isso não tem nada a ver com o presidente que toma pinga e sim com os brasileiros que ao invés de agir e tentar mudar a realidade acha melhor sentar e assistir a tudo isso e reclamar, pois é mais fácil culpar alguém do que admitir que por falta de educação e vergonha na cara estamos condenados a ser babá e lavador de prato dos americanos, e é tanto isso verdade que um “lava pratos” americano (se o Brasil já não tomou todas as vagas) aqui no Brasil é tratado como príncipe e rei, entra no pais com seus dólares, come e bebe todo mundo (muitas vezes garotas de menor) seduzido por essa admiração e babação de ovo que os brasileiros têm com os americanos. E nossos médicos, advogados e mais nobres brasileiros são tratados como pessoas repugnantes e de baixo nível intelectual, pois já não basta ser de 3º mundo, para eles somos uma raça de 3º categoria, então vamos parar de reclamar e das duas uma, ou exigimos dos reais culpados uma solução ou ficamos calados e vamos curtir essa falsa idéia de pais da liberdade, pois afinal como diz a policia “nós temos o direito de ficar calado...”.

Spectroman · Petrolina, PE 30/10/2007 16:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados