Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Casal campo-grandense ganha medalha de ouro

Haroldo Xavier
Ivan Sousa e Daniele Barilli medalha de ouro na copa ESEF
1
Jonne · Campo Grande, MS
21/6/2008 · 90 · 2
 

Casal campo-grandense ganha medalha de ouro em concurso de Dança Esportiva

Os dançarinos profissionais e professores Ivan Sousa e Daniele Barilli estão na maior festa. O casal trouxe para Mato Grosso no Sul no último domingo o título de campeão e uma medalha de ouro por serem escolhidos os melhores competidores da Terceira Copa Esef de Dança Esportiva, realizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, no sábado (7).

A Dança Esportiva é a forma competitiva da Dança de Salão que obedece a regras internacionalmente estabelecidas pela Federação Internacional de Dança Esportiva. É também uma modalidade olímpica e já tem cerca de 400 mil praticantes pelo mundo. Dividido por níveis e ritmos: cinco danças européias ou 'standard', que são valsa lenta, tango, valsa vienense, slow fox e quickstep; cinco latinas, compostas por cha-cha-cha, samba, paso doble, rumba e jive, uma forma de rock n’ roll e, por fim, a combinação, com as dez danças juntas.

“Estamos muito felizes com o título. A competição foi bem concorrida, havia muitos casais qualificados participando. Gente que recebia treinamento com profissionais, enquanto a única experiência que tivemos com um treinador foi em fevereiro deste ano”, comemora Ivan. O casal recebeu orientações da celebre treinadora de Dança Esportiva, Bettina Ried, a precursora da modalidade no País. Bettina também participou da organização do concurso, ao lado de outros diversos profissionais de Dança Esportiva do País.

“Apesar de nos conhecer, ela foi muito imparcial”, afirma o dançarino. Segundo ele, a maior pontuação que tiveram foi na modalidade “standard”, onde levaram notas máximas pela boa desenvoltura nas performances. “Elogiaram o fato de evoluirmos na pista por completo e também o nosso figurino”, relata Ivan. Eles competiram com divesos casais e na eliminatória “levaram a melhor” entre sete duplas.

Agora os professores campo-grandenses vão se preparar para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo de 19 a 27 de julho, durante o II Congresso Internacional de Dança Esportiva. Na Copa ESEF Ivan e Dani, como são conhecidos pelos seus alunos, ganharam além da medalha de ouro um certificado de participação no concurso. Já no Congresso Internacional vão concorrer à uma viagem com tudo pago para uma disputa na Europa, ainda com local e data a serem definidos.

SOBRE O CASAL

Ivan de Sousa e Daniele Barilli são casados e se apresentam em Campo Grande regularmente, onde também mantém uma academia de dança de salão. O casal se conheceu através da dança, especificamente em uma oficina de dança de salão.

Ambos são licenciados pela Confederação Brasileira de Dança Esportiva e pioneiros no Estado de Mato Grosso do Sul.

Ivan é graduado em Educação Física e Administração de Empresas. Iniciou a carreira de bailarino em São Paulo, dançando Street Dance no Grupo Domínio. Passou pela Academia Jazz In Company, onde aprendeu jazz e balé. Dançou forró e zouk no Grupo Sol Nascente e foi monitor de dança na capital paulista.

Daniele é graduada em Pedagogia e atualmente cursa especialização em Psicopedagogia. Teve aulas de Balé moderno e Dança de Salão e é especialista em Dança Criativa. O casal já teve importância reconhecida por importantes nomes da dança, como o bailarino argentino Hector Bohamia e da renomada treinadora Bettina Ried. Em 2007, ambos foram convidados para participar de uma apresentação do bailarino em Campo Grande e no interior do Estado.

fonte: Manuela Barem

compartilhe

comentários feed

+ comentar
sandra vi
 

HACKED by @KoubackTr

sandra vi · Petrópolis, RJ 3/7/2008 09:18
sua opinião: subir
Jonne
 

HACKED by @KoubackTr

Jonne · Campo Grande, MS 7/6/2009 02:40
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados