Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Essência e Aparência: Os dentes da frente

O Homem Elefante, filme de David Linch
1
Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI
17/10/2007 · 39 · 9
 

Se eu começasse esta história sem dizer que estou muito chateado e deprimido, sem vontade de sorrir e nem disposição de encarar as pessoas de frente eu estaria escamoteando o sentimento mais presente em mim nas últimas quatro horas.

Adiantando a vocês este meu estado de espírito fica mais fácil revelar-lhes que deixei um dos meus dentes da frente no caroço da manga rosa que me serviu de sobremesa do almoço.

Não que não soubesse, o dentista já tinha me avisado, que o dente estava altamente comprometido, mas, como não doia, eu pretendia "rolar com a barriga" mais um tempinho, talvez "Esperando Godot".

Nos primeiros instantes "depois da queda" invadiu-me um sentimento de profunda humilhação como se, com o dente, tivesse escorrido uma parte da minha dignidade, um atributo d'alma, como sabemos, e este sentimento me levou a refletir como é tenue a diferença entre essencia e aparência e como são importantes, para nós mesmos, as referências que passamos para os outros.

Não sei se vou conseguir, mas estou disposto a lutar contra isto e este meu recado aos amigos do overmundo integra esta luta. Não que não vá procurar reparar a "falha" dentária, acho que devo isto a mim e aos que comigo convivem socialmente. Mas enquanto o problema não for solucionado, pretendo impedir que a minha auto-estima continue escorrendo através do buraco do dente.

Desdentado ou não, quero, como sempre fiz, continuar encarando as pessoas de frente e dedicar a elas, ainda que não o mais belo, o meu mais franco, meigo e delicado sorriso.

Por favor, torçam e/ou, rezem, por mim!

beijos e abraços,
do Joca Oeiras, anjo andarilho, traumatizado!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Labes, Marcelo
 

Uai, Joca. Cadê o texto?

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 16/10/2007 01:43
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido labes:
TEXTO EM CONSTRUÇÃO, eu diria.
beijos e abraços
do Joca Oeiras,o anjo andarilho banguela

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 16/10/2007 05:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Meu querido,
Não precisa ficar vexado...Oque você tem é uma doença provocada por bactérias e que são a segunda causa de perda dentária no Brasil: Chama-se Doença Periodontal! Acomete os tecidos de sustentação dos dentes, ficam "escondidas sob as gengivas e não tem cura.Mas tem tratamento e com qualquer doença quanto mais cedo for detectada menor a perda.
Ela geralmente atinge os adultos mas existe a Periodontite Juvenil e até a Pré-puberal que atinge crianças de até 11 anos de idade.
Geralmente a evolução da doença é lenta e acomete grupos de dentes. Quando é generalizada e de evolução rápida é porque a pessoa está muito debilitada e sem anti-corpos.
É de caráter hereditário, portanto investigue na sua família alguém que perdeu os dentes precocemente. E é uma deficiência imunitária, o organismo destas pessoas não tem anti-corpos para defendê-la. Não tem nada haver com falta de higiene apesar deste ser um fator desencadeante ou agravante.
Portanto, queridos overmanos, ao primeiro sinal de sangramento gengival, corra para seu dentista! Gengivas saudáveis não sangram!
E a boa notícia é que agora podemos substituir a preços acessíveis os dentes perdidos por IMPLANTES de TITANIUM! Maiores informações procure seu dentista de confiança, de preferência um Especialista no assunto e ouça pelo menos três opiniões!
Para quem achou que essa matéria foi encomendada estou com uma matéria em votação
falando de VACAS...Essas simpáticas ruminantes !
Joca, providencie urgente a famosa "Perereca" que vai lhe permitir sorrir até você conseguir uma soluçlão definitiva para o seu caso!
Minha matéria está entrando em votação no Overblog
http://www.overmundo.com.br/overblog/chegaram-as-cowriocas!
Escolham sua preferida e eu prometo uma entrevista exclusiva com a vencedora....
BJS
CRIS

crispinga · Nova Friburgo, RJ 16/10/2007 12:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Joca, meu querido anjo banguela,

mais uma vez, obrigado por sua atenciosa leitura. A mão voltou a ser mãe. Quanto ao seu dissabor, não se avexe que você não está sozinho, não. Só não sei como ajudá-lo, a não ser dizendo que - pela graça do texto que você produziu - o dente só lhe fez falta ao sorriso, não à verve. De qualquer modo, aconselho-o a seguir as dicas da Crispinga e voltar a sorrir aberto e franco, para o seu bem e o de todos nós overmanos.

Um abraço solidário, amigo.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 16/10/2007 14:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Atenção, overmanos,
a frase acima, "a mão voltou a ser mãe", refere-se a uma observação do Joca sobre minhas reminiscências. Acho que deveria tê-lo respondido no Perfil. Enfim...

Abraços

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 16/10/2007 14:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Cris:
Obrigado pelo diagnóstico. (gostei especialmente do "precoce" rsrsrs) Vc é mesmo linda!
beijinhos
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 16/10/2007 21:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
apple
 

Oi, Joca!

Terrível pode ser o peso do julgamento social, amigo. De qualquer forma, procure seguir em frente que isso haverá de ser solucionado.

Tudo irá se ajeitar da melhor forma possível. O seu constrangimento irá passar.

Olha o astral, tá? Lá em cima... Lá em cima...

Procure ficar bem até que consiga se submeter aos cuidados de um dentista. Lembre-se de que você só poderá ser atingido por algo na medida que assim o permitir.

Procure se lembrar da pessoa maravilhosa que habita o seu ser. Exemplo da pessoa maravilhosa que você é, está aqui mesmo. Você teve coragem/humildade para esquecer de si e nós brindar com uma bela oportunidade para reflexão.

Procure se entreter com bons pensamentos. Ainda que discorde de mim em algum ponto, procure seguir o quê o seu coração sábio disser que lhe fará mais feliz.

Em frente... Em frente... Confio na sua sabedoria!

Abçs. querido

P.S. Garanto que você fica lindo de qualquer jeito! Ah?! ; )

apple · Juiz de Fora, MG 16/10/2007 23:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Meu caro Joca,
Ainda bem que a Dra. Cris Pinga já nos acudiu a todos.
Mas sinceramente, adorei. É adorei.
Nao o teu estado, mas a junção texto com a foto.
É montagem, ou não?
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 19/10/2007 18:10
sua opinião: subir
Ize
 

Oi Joca, deixei meu recadinho lá no seu perfil.
Bjs

Ize · Rio de Janeiro, RJ 19/10/2007 18:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados