Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

MESTRE CAMARÃO:O TIMBRE DA SANFONA DE LUIZ GONZAGA

Correio Sanfonado
Mestre Camarão: inigualável ao imitar o som da sanfona de Luiz Gonzaga
1
Abílio Neto · Abreu e Lima, PE
26/4/2012 · 7 · 0
 

O som que seu Luiz Gonzaga arrancava da sua sanfona era uma coisa impossível de ser imitada. Aliás, imitar até imitaram, mas fazer igual, nunca.Era um timbre personalíssimo assim como a voz do cantor.

Durante a minha existência escutei centenas de sanfoneiros daqui e d'alhures, porém nunca ouvi nada que eu pudesse dizer: este faz igual.

Um sanfoneiro que quando calibra a sua Roland tira um som que mais se aproximou da sanfona de Luiz Gonzaga, é o pernambucano Reginaldo Alves Ferreira, conhecido como o famoso Mestre Camarão.

De uma apresentação sua no Correio Sanfonado em dezembro de 2010, eu editei um áudio que contém três das mais belas músicas do repertório do Rei do Baião nas quais Luiz Gonzaga mostrou na sanfona o seu estilo único e inconfundível.

Pois bem, ouvir o Mestre Camarão executando-as é mesmo que estar ouvindo o "Sanfoneiro do Riacho da Brígida". Quem duvidar de mim, basta clicar aqui.

Pot-pourri com as músicas:
Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) e Meu Pajeú (Luiz Gonzaga e Raimundo Granjeiro).

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados