Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

“Movimento Estudantil”

Movimento Estudantil!!!
1
J.D. Nascimento · Santo Amaro das Brotas, SE
8/6/2007 · 17 · 10
 

Por muito tempo o movimento estudantil era sinônimo de credibilidade e de respeito, graças às inúmeras pessoas que lutaram ao longo do tempo, e principalmente no período militar, para que os estudantes tivessem melhores condições de estudo e liberdade de expressão. E além de defender os direitos de todos os cidadãos.
Várias siglas ficaram conhecidas como: UNE, UBES, USES e tantas outras que se tornaram marcas na história brasileira.
Acontece que hoje essas marcas se transformaram em produtos políticos partidários que são disputadas a tapa para vê quem vai dominar tal sigla e através do prestigio usa-la como trampolim político.
Hoje em dia eles utilizam os congressos para atrair estudantes, ai você até pode pensar: isso não é bom? Mas acontece que os atuais congressos não são propriamente para discutir temas que melhore a educação, mas são verdadeiras festas que rola de tudo. E verdadeiras arenas onde os representantes de políticos se digladiam para sair como a vitória em determinados pleitos que acontecem nesses congressos, e as vitórias só acontece depois de reprimir ou oferecer privilégios aos delegados que tem poder de voto.
Uma outra coisa que atrai os jovens é achar que o espírito revolucionário é moda e não um meio que existe para conscientizar os estudantes e a sociedade em geral. E esses estudantes na sua grande maioria não sabem nem o que é movimento estudantil.
É muito fácil identificar a forma como é tratado hoje em dia o movimento estudantil, basta você acompanhar as eleições do grêmio nas escolas e você vai vê que as maiorias das chapas são eleitas porque têm no seu comando pessoas que são populares ou tidos como os mais engraçados da escola e dificilmente tem alguma proposta a ser apresentada. E são esses jovens que são cobiçados pelos partidos políticos na época da eleição, eles trabalham para candidatos que oferecem de tudo, e acabam tirando toda a atenção do ambiente escolar.
Sem contar alunos que reprovam por vários anos apenas para continuar a frente dos grêmios e manter certos grupos políticos no comando.
O período mais forte do movimento estudantil foi na ditadura militar. E hoje em dia o acontece com o movimento não é uma forma de ditadura? Exemplo disso é parente de políticos que já estão se preparando dentro dos movimentos para ser o corrupto do futuro e ainda garantir que seu parente tenha um governo tranqüilo, sem “subversivos” para atormentar seu governo.
A grande pergunta que fica é se isso vai continuar acontecendo por muito tempo, o que vai acontecer com Brasil que é tido o país do futuro, será que são esses jovens que vão levar o país para esse futuro?










compartilhe

comentários feed

+ comentar
Andre Pessego
 

Meu caro Nascimento, Primeiro me desculpa... depois - o movimento estudantil foi sempre assim: Teve de tudo e ali foi sempre preparado pelogos, corruptos, e idealistas poucos. Nunca foi diferente, massa de manobra ora do PSD, ora do PTB, ora da UDN, no imediato a 1964. O que piorou foi no Mundo todo com a ditadura da senilidade. O Mundo nalgumas épocas foi reservada sua rédea a velhos. Acho que o último Papa, novo foi Alexandre VI; como o último de estado foi Napoleão. O Grande drama é este. Não tenhamos dúvida.O estudante está refém, refém duas vezes - os pais ameaçados de perder o emprego e ele ameaçado de após formado naõ encontrar emprego.Afora outras considerações. É isto. um abraço andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 7/6/2007 17:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
J.D. Nascimento
 

Meu caro Pessego mesmo que o movimento estudantil tivesse alguma relação com esses partidos citados por você eles lutavam mas na maioria das vezes eles os estudantes foram as ruas para lutar por um Brasil democratico. E eu acredito que muitos dos estudantes que foram as ruas naquele periodo hoje você tem alguma admiração. flw!! Abraço!!

J.D. Nascimento · Santo Amaro das Brotas, SE 7/6/2007 19:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Caro Nascimento.
O que você escreveu é o que tive vontade de escrever há algum tempo.
Particularmente não vejo mais futuro para os chamados "movimento sociais clássicos" inclusive o estudantil, o comunitário etc..
Quanto ao sindical,ainda pode perdurar pela necessidade dos trabalhadores se defenderem da voracidade do capital, mesmo as pesquisas revelando uma diminuição muito grande do número de sindicalizados, por diversos motivos, alguns deles semelhante ao que você detecta no movimento estudantil, mesmo porque, muitos sindicalistas, são oriundos do próprio movimento. Enfim, vejo que algo novo e diferente precisa surgir .
O MST, mesmo discordando de alguns conceitos do movimento, parece-me bem interessante, os movimentos culturais juvenis, inclusive o hip-hop é outro espaço importante, o movimento ecológico, os grupos holisticos.

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 9/6/2007 19:49
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
xYURIx
 

mas o importante é que apesar de tudo isso que vem manchando a imagem desses movimentos, cada cabeça eh um mundo, e ainda existem jovens, velhos e outros capazes de fazer a diferença.Seja em grandes ou pequenos grupos!
um exemplo disso são os que se ousam nas "ocupações", não se rendendo assim ao Estado opressor!

xYURIx · Aracaju, SE 9/6/2007 20:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Júlia Tavares
 

olá,
acho importante registrar a diversidade de opiniões no overmundo, mas como a proposta é divulgar a cultura brasileira, talvez você devesse sustentar seu artigo com exemplos concretos. qual congresso só tem festa? qual escola tem um grêmio que só elege populares? qual desses garotos foi escolhido para ser integrante de algum partido político e como se dá a passagem do amadorismo para o profissionalismo na política? como a política, aliás, pode atrair os jovens atualmente?
bom, tudo isso para dizer que o tema é muito pertinente, mas a abordagem por você adotada é superficial, reforça esteriótipos e, por isso, não me parece de acordo com o objetivo do overmundo. um abraço!
júlia.

Júlia Tavares · Belo Horizonte, MG 10/6/2007 12:58
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Júlia,
Não se esqueça que existe uma cultura politica que merece ser discutida. É bom lembrar do conceito antropológico de cultura.
Nessa perespectiva discutir cultura é também tratar de temas como o que J.D. Nascimento aborda acima. Quando falamos de conceito antropológico de cultura, estamos indo além da produção artistica.

Abraço,

Zezito

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 10/6/2007 17:31
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
J.D. Nascimento
 

Julia, acredito que tudo que possa contribuir de alguma forma para melhorar a sociedade pode passar pelo overmundo, e ainda "roubo" as palavras de Zeitos para dizer que não só o meio artistico é cultura.(obrigado Zezito)
E eu não citei nomes porque isso estar ocorrendo em todos os cantos basta você visitar as escolas do seu bairro para ver o que estar acontecendo.
Um abraço!!!

J.D. Nascimento · Santo Amaro das Brotas, SE 11/6/2007 21:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
petrylegal
 

Eu acho que os movimentos estudantes que se dizem que ainda existem camuflados ou não deverião buscar nos antigos movimentos seus objetivos, jovens lutando por condiçoes de melhorias no ambito social, e cultural, pois estes que são jovens
hoje certamente amanhã terão filhos que vão depender do que eles fazem agora, ou voltamos a buscar um verdadeiro ideal ou o que será dos seus filhos no amanhã se nao plantarmos uma boa semente para o amanhã?como já dizia o saldoso cazuza " que pais é esse",um abraço

petrylegal · Aracaju, SE 16/6/2007 17:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Diego oliveira
 

Concordo plenamente com J.D.Nascimento
Mas não é motivo para se desistir do ME!
"Ideais são a prova de balas"
V de vingança
abraços

Diego oliveira · Sobral, CE 1/9/2010 10:27
sua opinião: subir
Tino Souza
 

Olá,
concordo que hoje o movimento estudantil perdeu parte de seu prestígio, devido a falta de interesse dos jovens. A causa desse problema é um reflexo da sociedade a qual vivemos. Acho que falta uma educação de base escolar incentivando as crianças a fazer politica, somente a educação fundamental pode reverter essa falta de interesse, as escolas precisava mostrar para essas crianças o lado bom da política, porque o lado ruim já escancarado no nosso cotidiano. Alguém ver outra saída para que possamos mudar esse quadro?

Tino Souza · Cariacica, ES 11/12/2010 18:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados