Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Nosso Colorau, o Urucum

MariaLuísa (Lu N.)
Flores do Urucum
1
MariaLuísa · Brasília, DF
29/10/2008 · 86 · 19
 

mais ou menos dez anos ganhamos uma mudinha de urucum, hoje um arbusto de mais de cinco metros. Em outubro se enfeita todo de flores rosáceas, transformadas depois em cachos de frutos espinhosos. Esses "espinhos" são flexíveis, não machucam. Abrindo-se os frutos encontramos suas famosas sementes. Este ano acompanhei o florescer e o frutificar de meu urucuzeiro, fazendo belas fotos. Pensei postá-las sem comentários, apenas pelo exótico da beleza. Resolvi, depois, acompanhá-las com estes despretenciosos comentários:

Urucum, urucu, açafroa, colorau são os nomes populares¹ de Bixa orellana L (nome científico), da família botânica Bixáceas.
É uma planta originária da América do Sul, encontrada por quase todo Brasil, principalmente na região amazônica.
Ao contrário de outros "coloraus" importados - por exemplo, o açafrão, tem que ser usado em pequenas pitadas, pois é tóxico, causando euforia e estado de inconsciência - nosso "colorau" brasileiro é atóxico. Mais: é medicinal e muito utilizado na culinária e na cosmética. Nos anos 70 foi largamente utilizado em forma de óleo por quase toda candidata a pegar uma corzinha, aquele 'bronzeado'! Nossos sábios índios sempre o usaram para pintar a pele. Aliás, seu nome vem do tupi uru-ku, que significa "vermelho". Seus corantes são chamados de orelina (o amarelo) e de bixina (o vermelho). Este, o bixina, de acordo com pesquisas recentes, reduz o Câncer.²

No livro Plantas Medicinais,³ podemos ler: "Urucu, colorau - O pó da semente é um bom condimento para dar cor ao arroz. Chá das sementes tem bom efeito nos males do coração, prisão de ventre, hemorragias, afecções do estômago, como expectorante e males do peito. É contra veneno da mandioca brava, antídoto do ácido cianídrico. Os índios o usavam para se pintar e, com isso, se defender contra picadas dos mosquitos".4

Acorda Brasiiilll!!!: há muito "usorientau", "useuropeu" e "osdossisteites" estão "zoiando" e "levando ele". Se o governo não tomar logo uma providência, entre elas um investimento maior em pesquisas, nosso colorau brasileiro, o urucum, voltará desse passeio pelo mundo com os olhinhos puxados, falando francês ou inglês! Em forma de medicamento ou cosmético. Ou até mesmo de condimento! E vamos ter que pagar a nota da cara, quer dizer, a nota que segue "aquela" que se diz "verde"!

Quer um arroz ainda mais brasileiro? Colorau nele - o urucum, claro! - salpicado com salsinha!

----------------------------------

¹Alguns outros nomes encontrados: Açafroa, açafroeira-da-terra, uru-uva, urucuuba... e por aí vai! Encontamos até os nomes correspondentes em espanhol - onoto, em francês - noyer d'Amerique, em inglês - annato e em alemão - orleanstrauch.
² De acordo com o pesquisador Camilo Flamarion de Oliveira Franco, da Embrapa, e autor do livro Urucum - Sistemas de Produção para o Brasil. Veja mais no site: www.epamig.br (PESQUISADOR MOSTRA PORQUÊ O URUCUM É EXCELENTE PARA A SAÚDE E PARA O AGRONEGÓCIO)
³KÖRBES, Vunibaldo Cirilo (Irmão Cirilo). Plantas Medicinais - 9 420 Receitas Medicinais. Korbes, ASSESOAR, 1995, 46ª edição, 188 p.
4Página 168.

------------------------------------



compartilhe

comentários feed

+ comentar
clara arruda
 

Tantas riquezas possui nosso Brasil,eu morei por 2 anos na amazônia.Vi essas fotos no seu blog,maravilhosas e muito pertinente sua matéria sobre esse corante natural,com ele tb minha querida conseguimos uma bela cor para o tinginmento natural em tecidos.Eu sempre uso corantes naturais para fazer algumas peças.
Obrigada por tão aliosa divulgação.,
beijos em seu coração.
Obs Fiquei emocionada ao ler o meu Eu desisto em seu espaço.Grata.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 27/10/2008 06:42
sua opinião: subir
Jessyca. .maasfe.
 

é um absurdo o descasso com q nós mesmos olhamos para o Brasil, é incrivel quão pouco conhecemos do nosso país. ta certo que é grande neh, mas ignorantes não podemos ser ...

beijos Luisa, volto pra votar!

Jessyca. .maasfe. · São Paulo, SP 27/10/2008 18:01
sua opinião: subir
Lola...
 

Maria Luisa, são textos como o seu que nos leva a refletir sobre nossos atos e atos alheios em relação à natureza. Conscientizar é preciso, com têmpero e cor melhor ainda.
Beijo e obrigada.

Lola... · Curitiba, PR 27/10/2008 21:31
sua opinião: subir
JACINTA MORAIS
 

MARIA LUIZA,
Textos fantásticos,
Informações preciosas!
Seu talento e sensibilidade,
Incendeia nosso orgulho BRASILEIRO...
Precisamos multiplicar,mas não dividir,nossas riquezas!
Parabéns,que as tuas sementes,se tornem fecundas...
Abraço forte,e desejo sim,participar dos seus projetos!
BOA SEMANA,
OBRIGADA PELO CONVITE.

JACINTA MORAIS · Cascavel, PR 28/10/2008 02:16
sua opinião: subir
delen
 

Belo texto , aqui em casa sempre usamos o urucum , muitos nem dão importancia pra ele , mas podemos usa-lo em diversos pratos , minha vó usa sempre , a falta de conhecimento acaba deixando não só esse mas varias riquezas do nosso país passar despercebida , Urucum neles ... Bjs...

delen · Cotia, SP 28/10/2008 03:09
sua opinião: subir
MariaLuísa
 

Bom dia, Clara!
Que bom que você gostou do texto sobre o urucum.
Sobre o tingimento: não encontrei informações sobre isso - pelo menos "confiáveis". Se você puder me repassar suas informações, acrescentarei ao texto.
Um abraço!

MariaLuísa · Brasília, DF 28/10/2008 06:34
sua opinião: subir
MariaLuísa
 

Bom dia amigos Lola, Jessyca e Delen!

Sim, Jessyca, "ignorantes não podemos ser ..."

Sim, Lola, "conscientizar é preciso, com têmpero e cor melhor ainda."
Continue usando urucum, Delen, faz bem para a saúde.

Um abraço!


MariaLuísa · Brasília, DF 28/10/2008 06:43
sua opinião: subir
MariaLuísa
 

Bom dia, Jacinta!
Obrigada, amiga!
Para participar do cantinho em meu blog, reservado aos amigos, é só enviar seu texto para nosso e-mail ou diretamente para:
http://viaviagens.blogspot.com
Um abraço!

MariaLuísa · Brasília, DF 28/10/2008 06:46
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Maria Luísa
O seu texto é maravilho, muito nordestino muito verdadeiro.Voltarei na votação.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 28/10/2008 07:56
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Aprovadíssimo

Coluna do Domingos · Aurora, CE 28/10/2008 13:05
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Verdadeiramente belo.Votado.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 29/10/2008 07:39
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Votado

Coluna do Domingos · Aurora, CE 29/10/2008 10:35
sua opinião: subir
José Cycero
 

Nobre Mª Luisa,
Interessantíssimo seu matérial atinente ao Urucum, matéria-prima para o brasileiríssmo Colorau. Com seu trabalho mergulhei nas minhas reminiscências mais intrinsecas. Foi-me bom a sensação que vc me propocionara com seu texto-pesquisa. Talvez pela minha predisposição ao saudosismo. Lendo-a foi com que afagar por completo a minhas memórias afetivas mais latentes e mais distantes. Quando, psicologicamente revisitei a minha vó na fazenda-vila Missão Nova distrito de Missão Velha-Ce onde nasci. Revir a minha vó ao pilão pisando o urucum para o Colorau do mês. Pisei de novo, quase sem querem nas vargens secando ao sol, estalando... Revir as antigas brincadeiras com meus primos e outros amiguinhos daqueles meus grotões da minha infância quando usavarmos o Urucum in natura para nos pintar aos moldes dos índios Kariri. Era uma festa só. Sentir de novo o gosto singular quase inesquecível do colorau natural pigmentando a galinha à cabidela dentre outros pratos da nossa culinária sertaneja que, infelizmente hoje encontra-se quase extinta das nossas mesas. O que se come hoje não é nosso..... era como se fosemos todos alienígenas diante de uma dieta alimentar extraterrestre. Portanto, o texto sobre o Urucum é formidável. Que bom que todas as pessoas usassem a nossa flora desta maneira, inclusive como forma ornamental.
Abraços,
JC

José Cycero · Aurora, CE 29/10/2008 11:25
sua opinião: subir
Iva Tai
 

Maria Luísa, eu lembro de nossa borracha que hoje é asiática, e do cupuaçu que já foi japonês...tanta riqueza natural que se perde por falta de investimentos necessários...um absurdo! O urucum eu conheço bem, até já pintei meu corpo com ele...é um brasileirinho como nós...Maravilha este teu texto!

Iva Tai · Manaus, AM 29/10/2008 13:16
sua opinião: subir
MariaLuísa
 

Olá Orisvaldo, CD, José Cycero e Iva!
Que bom reativar lembranças... obrigada pelas palavras amigas!
Um abraço, amigos!

MariaLuísa · Brasília, DF 29/10/2008 18:04
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza de postado minha cara Marialuisa! As pequenas coisas da vida. O simples e belo! Parabéns!

raphaelreys · Montes Claros, MG 30/10/2008 07:09
sua opinião: subir
JOSE MAURO CANDIDO MENDES
 

Bom Dia Marialuisa;
Gosto muito de ver o urucun, tenho esta especie plantada em minha propriedade. É um corante bonito.

parabéns.

JOSE MAURO CANDIDO MENDES · Goiânia, GO 31/10/2008 07:31
sua opinião: subir
MariaLuísa
 

Obrigada, Raphaelreis e José Mauro, pela gentileza e atenção. Abraços!

MariaLuísa · Brasília, DF 1/11/2008 08:02
sua opinião: subir
JACINTA MORAIS
 

MARIA LUISA,
VC É UMA "DEUSA"
DA COMUNICAÇÃO...
Trabalhos q merecem "mts aplausos"
Dentro e fora,
DO BRASIL.
Parabéns,
VOTOS 1000

JACINTA MORAIS · Cascavel, PR 2/11/2008 03:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados