Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O Cavalo Marinho

Daniel Arantes
Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança (PE)
1
AD Luna · São Paulo, SP
14/9/2006 · 324 · 23
 

Achei sensacional essa nova possibilidade de incluirmos vídeos no Overmundo. Então, pra iniciar, segue matéria em vídeo sobre o Cavalo Marinho, folguedo popular super interessante lá da terrinha (Pernambuco).

A matéria foi produzida durante o Seminário Nacional Para As Culturas Populares, realizado em novembro de 2004, na Galeria Olido, em São Paulo.

O CAVALO MARINHO

O Cavalo Marinho é uma das variantes do bumba-meu-boi. A brincadeira é composta por música, dança, música, poesia, coreografias, loas, toadas e reúme cerca de 76 personagens. Estes estão divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos. Destaques para o Capitão Marinho, Mateus, Bastião, o Soldado da Gurita, Empata Samba e Mané do Baile.

A música e o canto são os fios condutores de toda a trama e são executadas pelo "banco", cujo instrumental é formado por rabeca, pandeiro, recos e um mineiro (também chamado de ganzá).
------------------------
Vídeo

Produção e reportagem: AD Luna
Câmera: Márcio Moreira
Edição: Gabriel Braga
Direção-geral: Walter Abreu

AD Luna (adluna@showlivre.com) é baterista das bandas Monjolo (PE/SP), Thesurfmotherfuckers (MG) jornalista (editor-adjunto do Showlivre.com) e, às vezes, produtor cultural. "Fazendo de tudo pra não virar caixa do Bradesco".

BLOG: http://interdependencia.blogspot.com/


compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Muito bacaninha o vídeo, hein! O ritmo deles é muito louco e maravilhoso, né? As cores sempre me impressionam. Curti. Só uma observação: na verdade essa possibilidade de postar vídeo no Overmundo já existe desde o começo, mas era restrito ao Banco de Cultura, onde o foco é mais, digamos, artístico. Agora é possível fazer isso também no Overblog, para complementar reportagens escritas ou mesmo para ser o "personagem principal" - como neste caso! Poste outros quando puder, será muito bem-vindo!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2006 16:15
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AD Luna
 

Helena, não faz isso!! Assim, eu vou abusar!!!
hahaha
Se preparem, então!!
O servidor é potente? haha

AD Luna · São Paulo, SP 12/9/2006 16:39
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Fantástico! Muito interessante mesmo, eu estava querendo mais informações sobre esse assunto... fiquei encantada depois do Festival de Brasília de Cultura Popular...até escrevi uma matéria sobre o encontro pro overblog: http://www.overmundo.com.br/overblog/mistura-de-sons-e-cores-impressoes-do-festival

Tem mais não?
Abraço!

Ana Cullen · Brasília, DF 12/9/2006 20:20
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Charlim
 

Muito legal. Aqui em Minas Gerais, existe uma tradição cultural muito forte, as Folias de Reis, que têm muita similaridade com o Cavalo Marinho.

Charlim · Belo Horizonte, MG 13/9/2006 00:43
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AD Luna
 

Opa, legal que vocês gostaram. Vou postar mais outros vídeos, com certeza. Acho super importante termos espaço para TODAS as manifestações culturais do país e do mundo.

AD Luna · São Paulo, SP 13/9/2006 10:12
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AD Luna
 

Olá, Charlim. Minas Gerais é riquíssimo em termos musicais: da música de raiz, passando pelo rock, até a eletrônica. Na primeira vez que fui aí, em 2004 para cobrir o Conexão Telemig Celular, fiquei abismado com a quantidade de música que aí se produz. Mas é engraçado, ao contrário dos pernambucanos, os mineiros não são muito de vir pra São Paulo! O que acontece?
abs
ps.: em breve. vou publicar vídeos do Conexão Telemig Celular

AD Luna · São Paulo, SP 13/9/2006 22:53
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Sons do Cerrado
 

Onde poderíamos achar o vídeo completo do Cavalo Marinho?
Parabéns!
Abraço

Sons do Cerrado · Goiânia, GO 14/9/2006 17:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Isso é MARAVILHOSO!! Tem um grupo na periferia de São Paulo que dança o Cavalo Marinho. Tive a felicidade de ver uma dessas apresentações no ano passado. É lindo!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 16/9/2006 07:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Boa Luna! não conhecia esse folguedo, lindo, valeu demais.

Charlim, conheci alguma coisa das folias de reis de Minas, no norte do estado, em Milho Verde, região de Serro e Diamantina, lindo demais aquilo, aquela região, aliás, Minas é um lugar maravilhoso e muito rico nessas tradições populares.

Estou na cola de uma amiga daqui de Maceió que fez um video documentário muito legal sobre o Guerreiro, manifestação folclorica daqui de Alagoas, pra ela postar no overmundo. Abraços.

Marcelo Cabral · Maceió, AL 16/9/2006 11:27
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Charlim
 

Olá gente!!!
Olá Luna, parece que desde os escritores (F.Sabino, Drummond...) os mineiros vão mais para o Rio. Ultimamente, com a abertura do mercado eles estão ficando por aqui mesmo. Mas isso q eu estou falando é bem sem conhecimento de causa, só uma impressão minha mesmo. Será?...
Caro Marcelo Cabral, a um tempo atrás estive fotografando Folias de Reis aqui na região metropolitana de Belo Horizonte, onde eu moro. Descobri que no Bairro Industrial, onde eu nasci, na periferia de Contagem, existem 4 grupos de Folias de Reis (um deles é formado por moradores de uma favela, a Vila da Paz). Estes grupos, por iniciativa própria, sem patrocínio e sem aparecer na mídia, mantém uma atividade constante, em festivais de Folias e principalmente nas festas natalinas, até o dia 06 de janeiro, que é o Dia de Reis. Cheguei a ver 50 grupos se apresentando simultâneamente, num festival em São Joaquim de Bicas, cidade próxima a BH. Vou dar uma organizada no material (fotografias) e postar mais adiante. Vou esperar para ver o Guerreiro.
Abraços a todos.

Charlim · Belo Horizonte, MG 16/9/2006 12:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carolina Morena Vilar
 

Ficou realmente ótimo!
Fiz uma matéria também sobre o Cavalo Marinho daqui da Paraíba, dá uma olhada. É interessante também pro "Sons do Cerrado", que queria mais informações sobre.
Parabéns!

Carolina Morena Vilar · João Pessoa, PB 18/9/2006 10:18
sua opinião: subir
Enrico
 

Olá! Chamo-me Enrico, sou do Rio de Janeiro e acabei de "entrar" no overmundo; coordeno aqui no Rio um grupo de pesquisa que se chama Cavalo Marinho Boidaqui; temos contatos com diversos Mestres e todo nosso trabalho é referendado por eles; em especial Mestre Grimário ( que aparece no vídeo) e Mestre Biu Alexandre (de Condado). temos diversos materiais reunidos entre pesquisas de mestrado, gravações e sobretudo vivência acumulada na convivênca com esses grupos.
Me desculpem se cometí alguma "gafe" ao descrever isso; mas coloco-me à disposição par repassar dentrodas possibildidades informações sobre os Cavalos Marinhos Pernambucanos que são nosso enfoque. Assim como estabelecer contatos com outros grupo de outros estados que se interessem por tadições brasileiras. O grupo citado em um dos comentários de São Paulo; possívelmente são a cia. Mundu Rodá ou o Grupo Peleja. se houver interesse posso também repassar os contatos deles. Meu contato de mail é:lucioenrico@hotmil.com.
Tudo de bo a tod@s. Lucio Enrico.

Enrico · Rio de Janeiro, RJ 20/9/2006 00:28
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

Oi, Adelson, q bacana o vídeo, valeu! Vou avisar ao Mestre Grimário, q vc fez essa gentileza. Por falar no Mestre Grimário, vc já comprou o CD CAVALO-MARINHO BOI PINTADO? Está à venda na LIVRARIA DA VILA e no BRINCANTES. Abraços, rosa campello

Rosa Campello · Recife, PE 23/9/2006 21:26
sua opinião: subir
AD Luna
 

Olá, Rosa. Brigadão! beijos

AD Luna · São Paulo, SP 29/9/2006 10:33
sua opinião: subir
JuNiN
 

nosssa muito legal seu video ....

JuNiN · Ribeirão Preto, SP 14/10/2006 09:59
sua opinião: subir
Caçapa
 

Valeu, Adelson!!
Deu pra perceber pelas falas de Borba (o Mateus) e Grimário o quanto eles tem consciência do que estão fazendo ao botar um brinquedo como o cavalo marinho pra funcionar!!

Caçapa · Recife, PE 9/11/2006 18:30
sua opinião: subir
Fabio Campos
 

O vídeo é uma pequena aula de cavalo marinho! Maravilha poderem as pessoas conhecer uma manifestação tão rica e importante como o cavalo marinho, o bumba meu boi e até a troca de experiências com minas gerais e as folias de reis. Sou do Rio e isso tudo só me fortalece enquanto carioca pela diversidade e riqueza que esse instrumento (overmundo) pode me proporcionar. E a todos nós...
Toquei em um terno de congado (Nossa Senhora do Rosário de São João del Rei) enquanto morei lá em Minas. Como é importante frisar também que esses anônimos que fazem a festa NÃO SÃO

Fabio Campos · Rio de Janeiro, RJ 9/2/2007 22:03
sua opinião: subir
Fabio Campos
 

Fabio Campos · Rio de Janeiro, RJ 9/2/2007 22:03
sua opinião: subir
Fabio Campos
 

(CONTINUANDO) NÃO SÃO anônimos!!! São pessoas simples, pobres, mas riquíssimas de histórias, saberes – não curiosidades - enfim, possuem cultura! Isso tudo que vocês disseram antes de mim mostra como nosso Pais é grande e como é esse país, multifacetado, misturado, peça a peça compondo uma linda obra de arte. Vamos em frente!
Abraços,
Fabio Campos

Fabio Campos · Rio de Janeiro, RJ 9/2/2007 22:08
sua opinião: subir
Josué
 

Oi AD,
Arrebentou com o vídeo!! O nosso Cavalo-Marinho é o que há! Devo lembrar que as representações aqui na Zona da Mata podem durar horas!!
E viva os nossos autos teatrais como o Cavalo-Marinho, Folia de Reis, Reisado, Guerreiros Alagoanos, Congada, Marujada, Nau Catarineta, Bumba-Meu-Boi e variantes. São todos sensacionais!
Um abraço

Josué · Recife, PE 1/3/2007 07:55
sua opinião: subir
AD Luna
 

Opa, brigadão, amigos! Essa foi uma das matérias que mais curti fazer. Como disse o Fábio Campos, são pessoas ricas, com uma sabedoria única. Podemos aprender muito com eles. Abração

AD Luna · São Paulo, SP 1/3/2007 08:03
sua opinião: subir
Filipe Barros
 

Parabéns Luna por distribuir esse vídeo no overmundo, realmente a moda do cavalo marinho já foi e vejo a cidade tabajara cada ano mais vazia no dia 25 de dez. É legal ter esse registro aqui até porque no brasil esse gênero é muito pouco conhecido e valorizado.

Me lembro que a revista MOndomix da frança fez uma matéria especial com seu Luiz Paixão (grande rabequeiro, músico de Renata Rosa, e conhecido por ter sido mestre de Siba ex-mestre ambrósio), enquanto aqui em Recife poucas pessoas o conheçem. Quem quiser conhecer mais vai aí o link com a foto das capas de dois cds:

1) mestre salustiano - cavalo marinho
http://www.fabricaestudios.com.br/estudio/site/estudio/fotos/artista/Mestre.jpg

2) Luiz Paixão - Pimenta com Pitu
http://www.pregobatido.com/imagens/cds/cds/luiz.jpg

Filipe Barros · Recife, PE 29/5/2007 16:17
sua opinião: subir
Matheus José
 

salve salve...............................

salu

Matheus José · Petrópolis, RJ 24/1/2011 10:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados