Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O Cavalo Marinho

Daniel Arantes
Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança (PE)

Achei sensacional essa nova possibilidade de incluirmos vídeos no Overmundo. Então, pra iniciar, segue matéria em vídeo sobre o Cavalo Marinho, folguedo popular super interessante lá da terrinha (Pernambuco).

A matéria foi produzida durante o
Seminário Nacional Para As Culturas Populares, realizado em novembro de 2004, na Galeria Olido, em São Paulo.

O CAVALO MARINHO

O Cavalo Marinho é uma das variantes do bumba-meu-boi. A brincadeira é composta por música, dança, música, poesia, coreografias, loas, toadas e reúme cerca de 76 personagens. Estes estão divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos. Destaques para o Capitão Marinho, Mateus, Bastião, o Soldado da Gurita, Empata Samba e Mané do Baile.

A música e o canto são os fios condutores de toda a trama e são executadas pelo "banco", cujo instrumental é formado por rabeca, pandeiro, recos e um mineiro (também chamado de ganzá).
------------------------
Vídeo

Produção e reportagem: AD Luna
Câmera: Márcio Moreira
Edição: Gabriel Braga
Direção-geral: Walter Abreu

AD Luna (adluna@showlivre.com) é baterista das bandas Monjolo (PE/SP), Thesurfmotherfuckers (MG) jornalista (editor-adjunto do Showlivre.com) e, às vezes, produtor cultural. "Fazendo de tudo pra não virar caixa do Bradesco".

BLOG: http://interdependencia.blogspot.com/


compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados