Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O Empreendedorismo no Brasil

1
Eduardo Alexandre · São José dos Campos, SP
16/9/2006 · 0 · 8
 

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. Os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá lo na jornada empreendedora. O Sebrae é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O histórico da entidade Softex pode ser confundido com o histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.

Foi com os programas criados, no âmbito da Softex em todo país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Até então, palavras como plano de negócios (business plan) eram praticamente desconhecidas e até ridicularizadas pelos pequenos empresários. Passados esses dez anos, pode se dizer que o Brasil entrará neste próximo milênio com todo o potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo o mundo, comparável apenas aos Estados Unidos, onde mais de 1.100 escolas ensinam empreendedorismo. Seria apenas ousadia se não fosse possível. As ações recentes desenvolvidas começam a apontar para essa direção.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

oi Eduardo: muito obrigado pela sua disposição em colaborar com o Overmundo. Vi vários textos aqui na sala de edição. Mas acho que temos um problema. O foco do Overmundo (como está escrito na Ajuda ) é a produção cultural no Brasil. Suas colaborações falam de assuntos muito importantes, mas acho que fogem um pouco do foco aqui do site, não é? Que fazemos? Abraços!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 14/9/2006 17:51
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Poisé Mano-Hermano... eu também fiquei com uma certa sensação de "encontrar framboesas no cesto de uvas"...

A relevância do tema é indiscutível, mas confesso não ter encontrado também a conexão entre ele e o foco do Overmundo....

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 15/9/2006 01:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Eduardo Alexandre
 

Se estou no lugar errado, peço desculpas. A idéia original trocar experiências quanto a ferramentas de gestão de negócios (administrativas, financeiras, RH, entre outros).
Como em outro comentário do colega Daniel sobre conexão desses artigos com a Cultura Brasileira, talvez haja necessidade dos empreendimentos voltados a cultura as teorias sobre planejamento, controle financeiro e uma ferramenta para alinhar e medir o que foi planejado através de índices financeiros e não financeiros como se propõe o Balanced Scorecard.
As pessoas envolvidas com a cultura brasileira são também, é claro, empreendedores e com tais necessitam de apóio financeiro, logístico, entre outros de órgãos públicos e privados que poderiam ser facilitados através de um plano de negócios, ou um plano de investimentos, com descrições da ações, tarefas, eventos financeiros etc.
Mas se eu tiver colando framboesas no cesto de uvas, peços desculpas, não foi algo calculado.
Acredito que o melhor a fazermos é o cancelamento do meu perfil junto ao site.
Obrigado pelos comentários.

Eduardo Alexandre · São José dos Campos, SP 15/9/2006 12:50
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi Eduardo. Não há a menor necessidade de cancelar seu perfil no site, a não ser que você prefira. Você pode escrever sobre o que quiser relacionado à cultura - até entendo o seu argumento acima, mas ao mesmo tempo temo que os textos que você postou, da maneira que estão estruturados, fogem um pouco sim da proposta do site. Mas não é nada grave. Seria muito bacana contar com outras colaborações suas, mais ligadas à questão, por exemplo, da produção de projetos culturais ou de captação de recursos para eles (só um exemplo mesmo, você que escolhe o que preferir!). Enfim, esses primeiros textos podem ter ficado um pouco deslocados do Overmundo, mas você não está! Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 15/9/2006 14:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Eduardo: peço desculpas se meu tom parecia de censura - não era minha intenção: meus agradecimentos pelas suas colaborações com o Overmundo são sinceros e reconheço totalmente a importância dos assuntos tratados nos seus textos. Mas sobrou também para mim esse papel chato de zelar para que o Overmundo não perca o seu foco e se transforme num site sobre todos os assuntos. Realmente: tudo tem a ver com cultura... Política, economia etc. Mas o Overmundo existe para dar visibilidade à produção cultural brasileira que não encontra espaço na grande mídia: é uma temática bem específica, que a maioria dos outros sites ignora. Portanto, se não tomarmos muito cuidado, os outros temas (certamente importantes) podem passar a dominar por aqui... Por favor leia os comentários que fiz numa outra colaboração sobre as próximas eleições. O problema foi parecido. Por favor também: não abandone o Overmundo: precisamos de pessoas por aqui que possa falar sobre a produção cultural brasileira a partir das preocupações apresentadas nos seus textos. Desculpa novamente se meu comentário teve o tom de uma ordem policial ou coisa parecida. Abraço!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 15/9/2006 15:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Eduardo Alexandre
 

Obrigado Helena Aragão suas palavras soaram como incentivo materno, não abandonarei o site, que por sinal é fantástico e trata de um tema igualmente fantástico.
Reverei os meus textos que sirvam o propósito do site.
Mais uma vez obrigado.

Eduardo Alexandre · São José dos Campos, SP 15/9/2006 18:11
sua opinião: subir
Eduardo Alexandre
 

Prezado Hermano,
Realmente os meus textos estão fora do foco do site, mas ainda acredito que os temas são importantes para a realização dos trabalhos culturais brasileiros. Pelo carinho recebido não cancelarei meu cadastro, pois quero agregar valor ao site e seu propósito que a Cultura Brasileira, confesso que entrei novamente no Overmundo para deletar meu cadastro, mas tenho certeza que foi um mal entendido.
Procurarei alinhar meus textos ao tema cultura brasileira.
Observação: Seu trabalho é importante e essencial, continue assim, já que essa é a postura do observador, e você tem toda a razão, afinal o site não pode perder o foco!
Até mais.
E obrigado também.

Eduardo Alexandre · São José dos Campos, SP 15/9/2006 18:21
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

valeu Eduardo! Bom saber que vamos nos encontrar sempre por aqui! Abraços!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 15/9/2006 22:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados