Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

VANGUART concorre ao VMB 06 com CACHAÇA.

foto: Renato Reis - colaborou: Bruno Dias
música e emoção é a veia da Vanguart.
1
Bruno Montalvão · São Paulo, SP
22/9/2006 · 166 · 15
 

colaborou: Bruno Dias

Tudo começou há apenas 4 anos, quando Hélio Flanders gravou no seu quarto uma fita caseira de qualidade precária, usando um velho violão e exalando sentimento em canções de amor cantadas num inglês impecável. Isso era por volta de 2002, Flanders havia voltado há pouco tempo de uma temporada de "auto-conhecimento" que fez pela Bolívia, imaginem só, aos 16/17 anos. Precoce o garoto, não!? Nascia ali, naquele quarto de Cuiabá, a Vanguart. A primeira gravação, que se chamava "Ready To...", teve boa aceitação da gurizada que curtia um som alternativo, com aquela fusão de folk e brit rock, Hélio angariou alguns fãs e amigos, lançou depois uma nova gravação caseira "The Noon Moon" (2003) que seria o embrião de seus futuros trabalhos, essa demo trazia pela primeira vez as excelentes composições "Blood Talkin´", "Rainy Day Song", "Dolores" etc.


Depois dessas duas demos e do embrião do projeto do Espaço Cubo (que funciona em Cuiabá e incentiva os novos artistas, bem como futuros jornalistas, escritores, cineastas, artistas plásticos e outras atividades que o Espaço apóia e fazendo germinar informação na mente da juventude cuiabana) começar a funcionar, com os shows na cidade, festivais de respeito como o Calango (já na quarta edição) e o Grito Rock (tbm na quarta edição), que serviram para consolidar a cena e ações estratégicas como a do Circuito Fora do Eixo e a criação da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), a Vanguart ganhou força e começou a rodar o Brasil em diversos festivais independentes, aparecendo de uma vez por todas no cenário do rock nacional e conquistado um séquito fiel de fãs por todos os cantos alternativos desse imenso país. Nessa época a Vanguart já não era mais só o Hélio Flanders, havia uma banda formada com outros músicos que aderiram a idéia de fazer folk rock numa cidade como Cuiabá, afinal todos eles gostavam de Beatles e eram muito amigos, havia algo em comum entre Douglas Godoy, Reginaldo Lyncoln, David Dafré, Luiz Lazzaroto e Julio Nha Nha - que depois deixou a banda para seguir seus estudos, mas é um Vang honorário! - havia a Vanguart.


Durante essas diversas viagens e festivais, a Vanguart ainda encontrou tempo para entrar em estúdio de novo e gravar seu primeiro ep "Before Vallegrand" (2005). "Before" fala de lugares imaginários, de uma certa dor inexistente, de um sentimento confuso, lacônico. É um grande trabalho, com ótimas composições e que elevou a Vanguart à categoria de banda revelação dos últimos anos. A música do Vanguart conquista logo de cara, mas uma coisa é preciso ser dita. Há uma grande diferença entre as gravações que a banda fez até agora e suas performances ao vivo. É ao vivo que você percebe a verdadeira força e a fúria desse folk rock envenenado pelo calor de Cuiabá. Depois de uma série de shows pelo Brasil, tocando em São Paulo, Campo Grande, Rio Branco, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Uberlândia e Belo Horizonte.


Em 2006, a banda lança um single virtual da música Semáforo, faz shows em Cuiabá no Sesc Arsenal e no Grito Rock Festival, já se preparando para rodar boa parte do Brasil. A banda toca em Belo Horizonte, Rio de Janeiro – no Ruído Festival, em São Paulo e participa do programa “Banda Antes Rock Estrada” da MTV, que percorreu várias capitais do Nordeste, com um ônibus e mais cinco bandas que se destacaram no cenário independente em 2005, essa tour passou por Aracaju, João Pessoa, Natal, Maceió, Garanhuns, Recife e outras. A data de estréia do programa já é certa, acontece dia 31 de outubro, na MTV.


Antes disso, eles apostam no final da turnê “Cachaça Tour 2006”, que já passou pelo Centro-Oeste (Cuiabá, Brasília, Goiânia), Sudeste (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Bragança, Mogi das Cruzes), Sul (Curitiba, Balneário Camboriú, Florianópolis), Nordeste (Aracaju, Conquista/BA, Recife, João Pessoa, Natal, Garanhuns/PE e Maceió) e Norte (Belém). Em outubro volta a São Paulo, interior paulista e outras cidades para celebrar a indicação do clip “Cachaça” na categoria melhor clip independente do VMB 06, o final das gravações do primeiro cd da banda, além apresentar um novo show – com músicas novas e arranjos novos.


2006 tem sido um ano de grandes realizações na carreira da banda: a primeira tour oficial da Vanguart já passou por mais de 20 cidades e 14 capitais, celebrando o melhor da música folk universal com canções de amor inspiradas, a banda conta com um hit instantâneo que é cantada nos shows “Semáforo”, suas apresentações ao vivo são fortes e emocionantes, mostrando uma maturidade extra para esses “garotos”, em média com 23 anos. E muitos apostam no Vanguart como uma das grandes promessas para 2006/07. E você, querido leitor, já ouviu ou conheceu a banda?


Abaixo a letra de "Cachaça", sucesso etílico-apaixonado da VANGUART que concorre ao VMB 06 na categoria melhor clip independente:

Cachaça
Vanguart
Composição: Helio Flanders

E só me vem quando não há certeza
Me desconjuros pra apagar a beleza
Da incertidumbre das mesmas mãos que as suas

E me atinge da melhor maneira
Como cânhamo ou cachaça certeira
Pra antecipar a quarta-feira

Eu vou sair,
Talvez te encontrar
São cinco e meia da manhã
E cadê?

Você sorri movendo quase nada
E antecipa a velha longa estrada
E os teus galhos vão me arborizando nu

Ainda teimo que não sou pra isso
Mas seus olhos gostam de correr o risco
E quero estar só, comigo

Eu vou sair,
Talvez te encontrar
São cinco e meia da manhã

Eu vou sair,
Pra não te encontrar
São cinco e meia da manhã.

Aproveite e confira a agenda da Vanguart:

27/09 - São Paulo - Funhouse - com Allface (RN)
05/10 - São Paulo - Vegas Club
06/10 - Niterói/RJ - Colorbar - com Hitlist (RJ) e Somos (SP)
07/10 - Rio de Janeiro/RJ - Empório bar - com KyF (RJ) e Somos (SP)
11/10 - Rio Preto/SP - Vila Dionisio
12/10 - São Carlos/SP - Satori bar
13/10 - Sorocaba/SP - Black Sheep - com Volpina (SP) e The Fortunetellers (SP)
14/10 - São Paulo - CB - com Garotas Suecas (SP)
20/10 - Curitiba/PR - Porão Rock Club - com Charme Chulo (PR) e Superlego (PR)
21/10 - São Paulo - Outs - com Charme Chulo (PR)
29/10 - São Paulo - Festa lançamento ROCK TOUR INDEPENDENTE

acesse: vanguart.net (para mais info)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
eduardo ferreira
 

vanguart sem fronteiras: que a luz alumie: o caminho é aberto como a noite: a cachaça abençoada: salve salve!

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 20/9/2006 12:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
eduardo ferreira
 

a propósito leiam aqui mesmo no overmundo.

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 20/9/2006 12:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Martina Mendonça
 

Vanguart se mostrou pra mim, pela primeira vez, no Banda Antes da Mtv. Dalí pras Mp3, foi um passo. Os caras vieram a Belém e se apresentaram no Serasgum no Rock, 1º Festival de Rock Independente daqui, e fizeram um show foda. A parada foi tão bacana que será reprisado num Programa da Rádio Cultura - Belém Pa, chamado "Protótipo", domingo agora dia 24.09, às 16h00 (www.portalcultura.com.br) quem quiser sacar, é só se espertar e ouvir pela web. A moçoila que fala no programa, certamente agradecerá a preferência.

Martina Mendonça · Belém, PA 20/9/2006 14:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Tylon Maués
 

Um dos melhores shows que não vi no Se Rasgum no Rock. Não vi porque estava trabalhando, mas os caras são bons pra caramba.

Tylon Maués · Belém, PA 21/9/2006 17:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
talita marimon
 

os caras sao bons mesmo, quem ainda nao conhece vale a pena conferir!!
sorte para eles!!!

talita marimon · Cuiabá, MT 22/9/2006 14:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Patrícia Alcântara
 

esses moços estão enchendo a gente de orgulho...

Patrícia Alcântara · Cuiabá, MT 22/9/2006 14:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Regis Vernissage
 

A melhor banda independente dos meninos mais bacanas e cool do brasil... long live Vangs!!

Regis Vernissage · Mogi das Cruzes, SP 22/9/2006 20:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
João Melo
 

E DIA 28/SETEMBRO TEM O VMB, NA MTV... QUEM AINDA NÃO VOTOU NA VANGUART, PODE VOTAR AGORA... BASTA ENTRAR NO SITE DA MTV, CADASTRAR SEU EMAIL E VOTAR... VOTAR VANGUART!

João Melo · Aracaju, SE 23/9/2006 00:48
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
eduardo ferreira
 

na torcida aqui em cuiabá. lembrando que isso não é tudo. já chegou lá. boto fé demais nesses garotos. estão abrindo picadas nessa selva insana da mídia brasileira que só vê o que acontece nos eixos hegemônicos. vanguart é parte de uma cena que vem sendo fomentada em mato grosso há mais de duas décadas. fico feliz de ver que tudo vale a pena. o resultado que experimentamos com a afirmação nacional da banda (independente do resultado do VMB) abre perspectivas fabulosas para mato grosso. parabéns!

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 23/9/2006 17:18
sua opinião: subir
Bruno Montalvão
 

quinta VMB... vamos votar galera!!! faltam poucos dias...

Bruno Montalvão · São Paulo, SP 24/9/2006 13:47
sua opinião: subir
Bruno Montalvão
 

quinta VMB... vamos votar galera!!! faltam poucos dias...

Bruno Montalvão · São Paulo, SP 24/9/2006 14:16
sua opinião: subir
Amaralina
 

é a banda! vi os caras em garanhuns... ouvi o CD ... bom mesmo!

Amaralina · Aracaju, SE 3/10/2006 22:51
sua opinião: subir
Amaralina
 

é a banda! vi os caras em garanhuns... ouvi o CD ... bom mesmo!

Amaralina · Aracaju, SE 3/10/2006 22:52
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Um abraço ao Helio e o pessoal do Vanguart que vi/ouvi aqui no Rio (aliás em Niterói no Color Bar em Gragoatá).

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 12/1/2007 03:46
sua opinião: subir
biu
 

bem, me, my girl e my friend fomos a um show dos cara aqui em bsb q só deu três pessoas, kkk, e foi um puta show inesquecível do kray, e os caras não queriam parar de tocar! virei fã, né?

biu · Brasília, DF 22/3/2007 18:37
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados