O SESI CAXIAS apresenta de 21 a 23 de novembro a 1ª edição do Festival do Galpão Cultural dos Artesãos e Artistas. Serão três dias de celebração à cultura, diversidade e ao talento artesanal da Associação de Artesãos e Artistas de Duque de Caxias. O festival contará com uma programação intensa de exposições, feiras de artesanato, oficinas e apresentações culturais, tudo de forma gratuita. A produção do festival é da Palavra Z. O projeto tem a realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
O evento tem como objetivo valorizar e resgatar a identidade cultural do municÃpio através do trabalho de artesãos locais, promovendo encontros que geram troca de conhecimento e incentivam a prática do consumo consciente. Os visitantes poderão prestigiar exposições e adquirir produtos de 24 barracas, sendo 21 voltadas aos artesãos associados, além de 3 barracas acessÃveis dedicadas aos profissionais com deficiência.
Destaques da Programação:
Exposições
A artesã, Marta Cristina Rosa, apresentará na “Exposição com Identidade Cultural de Duque de Caxias†peças em crochê que destacam a riqueza cultural do municÃpio. Já a artesã, Claudia de Paula, apresenta na “Exposição Moda Consciente Criativa†tecidos e roupas produzidas a partir de PET reciclado.
Feira de Artesanato
A feira contará com a participação de artesãos de diversos segmentos, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer produtos únicos e feitos à mão.
Mesa de Debates: "Artesanato é Diverso"
Data: 23 de novembro, sábado, das 10h às 13h
A mesa reunirá profissionais diversos em gênero, classe social, cor e acessibilidade para discutir os múltiplos aspectos do artesanato. Participam da mesa Sonia Silva (artesã PCD - surda), criadora de bonecos inclusivos; Germana Alves (mulher negra artesã), especialista em bonecas negras; e Alexandre (artesão LGBT), com foco em peças de cunho religioso afrodescendente.
Oficinas de Artesanato
Os participantes poderão aprender com mestres artesãos em atividades práticas e imersivas.Confira as principais oficinas:
- Macramê (21/11, quinta-feira, das 14h às 17h): Aula com Solange Maria Saboia, ensinando nós básicos para confecção de chaveiros;
- Flor de EVA (22/11, sexta-feira, das 10h às 13h): Oficina com Renata Dos Santos Gonçalo sobre montagem de flores em EVA;
- Biscuit – Caneta Girassol (22/11, sexta-feira, das 14h às 17h): Com Márcia Albuquerque, ensinando a decoração de canetas com girassóis;
- Modelo/Manequim e Moda (23/11, sábado, das 17h às 18h30): Orientação com Octávio Di Souza sobre postura, vestuário e comportamento social.
Música ao Vivo
O festival também será palco de apresentações culturais, como o show da artista local Cátia Gonzaga, que se apresenta no dia 21/11, sábado, às 19h.
Acessibilidade e Inclusão
A inclusão será um pilar do festival, com barracas especialmente dedicadas aos artesãos PCDs: Sonia Silva (bonecos inclusivos); Luciano Alves (desenhos feitos com a boca); e Regina Gláucia Castro (pintura em tecido e MDF).
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!