A arte no cotidiano de pessoas atendidas pelos CAPS, CECON, CAPSi e nas Escolas Públicas
Poderosa ferramenta de comunicação, a arte proporciona um resgate profundo de imagens e sentimentos expressivos. E introduzida às pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e Centros de Convivência - CECON, ameniza sofrimento e se torna um meio para a construção de um diálogo com camadas do inconsciente.
Foi com esse propósito que o repentista João Santana reuniu um grupo de artistas para se apresentarem para as pessoas assistidas pelo CAPS do Paranoá e pelo CAPSi da Asa Norte. A iniciativa já chegou, inclusive, aos Centro de Ensino Especial 01, de Santa Maria, ao CECON, do Paranoá, ao CED 06, de Ceilândia, ao Adolescentro, da Asa Sul, ao CEF Gesner Teixeira, do Gama, à Escola Parque, da 303/304 Norte, e ainda será levada a outras instituições de ensino e assistência social.
No Paranoá, foram realizadas oficinas de Poesia Popular, ministradas por João e pelos poetas Chico de Assis e Lilia Diniz, enquanto nas Escolas houve apresentações de Cantoria de Repente, onde João fez dupla com Chico de Assis, além de declamação de poesia, com Margô Oliveira, Lilia Diniz e Valdenor de Almeida. O projeto promove ainda aulas magnas online, com Geraldo Amâncio e Edmilson Ferreira, e a distribuição do livreto de Literatura de Cordel: “Minha Luta no Repenteâ€, de autoria de João Santana.
Sobre os quatro eixos do projeto: Literatura de Cordel, Oficina, show de Repente e Aula Magna sobre a arte do Cordel, o Verso e Rima ainda vai passar por escolas de Samambaia e Riacho Fundo e outras unidades de ensino e de saúde.
Como forma de amplificar a mensagem do projeto e democratizar o acesso aos conteúdos produzidos, foi criado o site https://versoerima.com.br, onde ficarão disponÃveis livretos de cordel em PDF, declamações de cordel em áudio e um minidocumentário de 5 minutos, com o registro da circulação do projeto. O Verso e Rima conta com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultural do DF para sua realização.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!