Festival de Música Autoral reúne 16 atrações em uma celebração da diversidade musical
O Festival MVMA Valorização promete uma jornada única, onde cada acorde, cada batida e cada voz nos lembra que a música é, acima de tudo, uma força que nos conecta e nos transforma. Com 16 atrações confirmadas, entre emergentes e consagrados, o festival acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Torre de TV, com entrada franca e trará uma mistura de ritmos, estilos e histórias que refletem a riqueza da música independente.
Das 16 atrações, 14 são do DF e foram selecionadas a partir de chamamento público, e duas já estão com carreira, de projeção nacional e internacional, consolidada. Que encerram os dois dias do Festival, Phillipe Seabra, líder da Plebe Rude, no sábado, 22, e Brothers of Brazil, com Supla e João Suplicy, no domingo, 23. A programação tem início às 15h e vai até às 23h, em ambos os dias.
Este festival não é apenas uma celebração da música, mas também um espaço de resistência, inovação e diálogo cultural. Aqui, a música indígena, o samba, o jazz, o rock, o hip-hop, o maracatu e tantos outros gêneros se encontram para criar um mosaico sonoro que reflete a complexidade e a beleza da nossa identidade musical.
As múltiplas linguagens
Em um mundo onde a música é uma das mais poderosas expressões da diversidade cultural, o MVMA Valorização celebra a riqueza e a pluralidade sonora do Brasil e além. Este evento é um convite para explorar as múltiplas vertentes da música, onde tradição e inovação se encontram, e onde cada nota conta uma história única.
A curadoria deste festival foi um desafio inspirador, buscando equilibrar a representatividade de gêneros e estilos, desde ritmos regionais do Nordeste da Pé de Cerrado até o metal indígena de Arandu Arakuaa. Passando pelo jazz manouche da Gypsy Jazz Club, o reggae contagiante da Vibração do Cerrado, e o rock experimental da Nume Consense. Cada artista foi cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência sonora que transcende fronteiras.
Como surgiu e qual o conceito
O MVMA Valorização nasceu com o propósito de valorizar a música autoral e oferecer uma estrutura de alto nível e cachês justos para artistas, em especial, mas também a todos e todas as profissionais envolvidas. Em sua 1ª Edição, o evento é um importante palco, reunindo nomes que vão do rock ao samba, do MPB ao jazz, passando por experimentações sonoras que desafiam os gêneros tradicionais.
A ideia de criar o festival surgiu há 10 anos, “quando percebi que não existia no Distrito Federal um evento cuja proposta fosse dar visibilidade e projeção para a música autoral de compositores da região”, descreve o idealizador Engels Espíritos. E avalia, “há uma nova geração de compositores geniais no DF que precisa de visibilidade e valorização, de forma que um dia possam estar entre os grandes nomes da cena nacional, internacional e dar continuidade da nossa riquíssima cultura musical”.
Fruto de um movimento político e apartidário
Os e as responsáveis pelo evento estão reunidos desde 2009 quando conceberam o Movimento pela Valorização de Músicos e Artistas. Uma associação que luta por direitos, dignidade e benefícios para músicos e demais artistas de todo o Brasil. Entre as muitas ações estão a exigência de transparência na arrecadação e repasses do ECAD; e a contribuição na criação de projeto de lei que isenta impostos na compra de instrumentos. Em 2019, contribuiu, em conjunto com outras associações e com o apoio do Deputado Federal Carlos Giannazi (Psol/SP), na construção de peça jurídica levada ao STF que extinguiu a Ordem dos Músicos do Brasil como ó
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!