ARTE PLÃSTICA & LITERATURA
A partir de expoentes nas artes plásticas e na literatura contemporâneas da América Latina (anos 60 a 2008), o curso propõe-se a discutir trabalhos que tragam elementos anômalos, hÃbridos, dissonantes que abalam as estruturas da previsibilidade posta para colocar uma arte que modifica seu entorno.
Serão comentados:
• O poeta Roberto Piva (Brasil) que, a partir da década de 60, assume a voz da loucura e dos inadequados e blasfema contra a cidade hipócrita e decadente, a qual confere polaridades celestiais e infernais;
• A produção nos anos 70 e 80 do artista plástico Cildo Meireles (Brasil), que ataca o regime totalitário construindo obras em suportes “circuláveisâ€, como papel moeda, garrafas retornáveis de coca-cola, questionando também a distribuição da arte para a população;
• Os projetos estético do CADA (Coletivo de Ações de Arte), composto por Diamela Eltit, Raúl Zurita, Lotty Rosenfeld e Fernando Balcells, os quais, entre 1978 e 1981, elaboraram propostas artÃsticas interdisciplinares, desafiando a ditadura de Augusto Pinochet e ampliando de maneira radical os limites das artes;
• El tiempo principia en Xibalbá, romance de Luis de Lión (Guatemala). Trata-se do primeiro romance escrito por uma pessoa pertencente a uma etnia maia – esta obra desenvolve uma visão extrema da vida numa sociedade fragmentada e violenta, onde a sexualidade manifesta toda sua carga de poder e dominação;
• As crônicas de Pedro Lemebel (Chile), registro fiel de sua posição como artista queer, irônicas e ferozes a desmantelar a moral burguesa chilena. Fundador do coletivo Las yeguas del Apocalipsis, Lemebel realizou diversas intervenções urbanas;
• Os contos de Marcelino Freire (Brasil), escritor que desde os anos 90, trabalha a oralidade de quem não tem voz e o politicamente incorreto, trazendo para seus textos uma linguagem direta, que prescinde de ornamentos, discursos contraditórios, o que não quer ser escutado.
• Sobre os anos 2000, serão apresentados os trabalhos das artistas Alessandra Cestac (Brasil) e Regina Galindo (Guatemala), que exploram o próprio corpo como material poético, expondo suas distorções, dores e a usurpação do feminino, usurpação do humano.
.
INSTRUTORES:
ALAN MILLS | Poeta guatematelco, é autor de Testamentofuturo (2007) e SÃncopes (Peru: Zignos, 2007; México: Literal, 2007; Bolivia: Mandrágora Cartonera, 2007), que será editado no Brasil pelo Selo Demônio Negro.
Participou dos principais festivais de poesia da América Latina e da Espanha (La poesÃa tiene la palabra, Casa de América, Madri; Tordesilhas, Brasil, entre outros). Em 2008, foi escritor invitado de la Casa de la Cultura Latinoamericana en Malmö, Suécia (março), do Festival Internacional de PoesÃa de MedellÃn, Colombia (julho) e Les belles étrangères, França (novembro). Estará em São Paulo para participar da FLAP! 2008, sendo Poeta Residente da Casa das Rosas no segundo semestre de 2008. Traduz do francês e do inglês.
ANA RÃœSCHE | Escritora, publicou os livros de poesia Rasgada (Quinze & Trinta: 2005) e Sarabanda (Selo Demônio Negro: 2007) e o romance Acordados. Rasgada terá edição bilÃngüe mexicana pela Editora Limón Partido, tradução de Alberto Trejo.
Participou de diversas antologias, dentre elas Oitavas (Selo Demônio Negro: 2006) e 8 Femmes (org. Virna Teixeira) e foi traduzida para o catalão, Antologia Panamericana, SérieAlfa, por Joan Navarro (2005), e espanhol nas antologias Caos Portátil – Poesia Contemporânea Brasileira, organização de Camila do Valle, tradução ao espanhol por CecÃlia Pavón, Edições Billar Lucrecia, México, 2006 e El Vértigo de Los Aires, organizada pelos organizadores do festival homônimo, em espanhol, 2007.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!