"Batuque Book - Maracatu" é lançado em SP

28/5 · São Paulo, SP
1
Flávia Durante · São Paulo, SP
19/5/2006 · 45 · 0
 

Dia 28 de maio, domingo, acontece em São Paulo o lançamento do “Batuque Book – Maracatu”, primeiro songbook de cultura popular do mundo, idealizado pelos músicos pesquisadores Climério de Oliveira e Tarcísio Resende. O evento acontece no Centro Cultural Jabaquara com entrada gratuita. A programação começa às 15 horas com palestra com os autores. E às 16h30 acontece o cortejo da Oficina de Baque Virado.

Na palestra, os autores exibem vídeos, mostram o processo de produção e explicam como funciona o banco de sons que acompanha o Batuque Book. O banco é um conjunto de samples com as sonoridades dos maracatus de Pernambuco, que podem ser utilizados na criação de música em computador, bem como em pesquisas e fins didáticos.

Logo após se inicia o bate-papo com os autores. A idéia é quebrar a formalidade de uma mesa-redonda e criar uma discussão com a participação de todos os interessados no tema. O cortejo da Oficina de Baque Virado encerra o evento, quando todos os presentes podem tocar, cantar ou simplesmente acompanhar o grupo pelas ruas do Jabaquara. Os batuqueiros devem comparecer com os seus instrumentos, os grupos podem levar seus estandartes e podem ir vestidos com suas indumentárias próprias.

Sinopse - O Batuque Book é um song-book das manifestações tradicionais de Pernambuco, sobretudo, aquelas de transmissão oral. O 1º volume, “Batuque Book – Maracatu”, foi produzido com apoio do Funcultura (Governo do Estado de Pernambuco), da Prefeitura do Recife e da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), e faz interseção de três tradições distintas:

. Música tradicional de transmissão oral – é a matéria intrínseca, sem a qual não haveria o Batuque Book. Neste 1º volume, seis grupos foram pesquisados: três maracatus de baque virado (Leão Coroado, Porto Rico e Encanto da Alegria) e três de baque solto (Estrela de Ouro de Aliança, Cruzeiro do Forte e Leão Vencedor, de Carpina).

. Literatura – O registro escrito é de vital importância para este projeto. É importante ressaltar aqui a diferença entre songbook, livro com melodias cifradas de artistas consagrados pela indústria fonográfica, e Batuque Book, livro (bilíngüe) com as partituras das manifestações tradicionais de transmissão oral, o primeiro do gênero. O livro também apresenta uma história concisa com fotografia da referida manifestação.

. Tecnologia digital – O livro traz ainda um CD anexo, com 12 faixas e uma faixa multimídia contendo: banco de sons (samples), vídeos (entrevistas e clipes), fotos extras, partituras extras, demo song etc. O projeto disponibilizará informações e mais dados (vídeos, fotos, samples) no site www.batuquebook.com.br.

O “Batuque Book – Maracatu” está à venda nas melhores livrarias do Brasil e na Europa é vendido pela Kalango Brazil Percussion (www.brasilpercussion.com). O trabalho é assinado por Climério de Oliveira Santos e Tarcísio Soares Resende e conta com colaboração dos doutores Carlos Sandroni (Etnomusicolgia/UFPE), Biu Vicente (Historia/UFPE) e Eli-Eri Moura (Composição erudita/UFPB).

onde fica
Local: Centro Cultural do Jabaquara - Rua Arsênio Tavolieri, 45, Bairro do Jabaquara - São Paulo/SP. Telefones: (11) 5011-7445 / 5011-2421
quando ir
28/5/2006
quanto custa
Entrada Franca
website
http://www.batuquebook.com.br

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados