Josely Carvalho é uma artista plástica e pesquisadora de vanguarda, trabalha com instalações diferenciadas, onde soluções eletrônicas e digitais se mesclam a materiais artesanais ou industriais, como por exemplo, telhas, tijolos, madeira. Partindo dessa premissa, a artista alimenta sua obra através de componentes como: objeto, gravura, pintura, poesia, vídeo, som, livro-arte, fotografia, instalação e web art. Book of Roofs, ( Livro das Telhas) sua obra mais importante, é um trabalho em progresso, de alcance amplo, onde a idéia de abrigo é explorada em todas as suas conseqüências e contradições. A idéia, originalmente materializada sob a forma de instalações, fazendo combinar esculturas constituídas de pilhas de telhas e projeções de vídeo sobre elas, migra mais recentemente para o ambiente virtual da Internet. O livro das telhas de Josely Carvalho, agora em formato eletrônico, é construído de modo que cada telha funciona como uma página e em cada uma delas inscreve-se um pensamento, uma imagem, um som, ou uma combinação deles todos, na tentativa de construir uma memória inicialmente individual da artista e, depois, com a colaboração de cada vez mais pessoas se unindo em volta de uma memória coletiva sobre a busca e a perda do abrigo. Desenvolvendo assim uma teia dialogal, através da web.
Josely Carvalho reside em Nova York desde 1976 sendo que nos últimos anos mantém um segundo ateliê no Rio de Janeiro. É constantemente contemplada com um grande número de bolsas e prêmios, bem como tem participado de muitos eventos e exposições no Brasil, Europa e nos Estados Unidos assim como vários arquivos de web art.
A artista foi convidada para expor na região a partir de um projeto idealizado por Ana Mae Barbosa, Arte Educadora Professora Doutora aposentada da USP e uma das pioneiras da arte-educação no Brasil e Fábio Rodrigues, Arte– Educador Professor Doutor, titular da Universidade Regional do Cariri. Que serão os curadores da exposição. Segundo Josely, - que veio até a região para conhecer de perto as influencias e segmentações artísticas caririenses - a apreciação do convite partiu do desejo de conhecer a região e de reconhecer-se como artista no contexto da terra como um todo. “O artista tem a tendência de querer ficar nas grandes capitais, todavia, é interessante realizar esse tipo de pesquisa in loco para que não haja uma espécie de separatismo em relação a grandes e pequenos centros, afinal para se ter uma real visão de mundo precisamos, no sentido ético, de sentir a interação entre o lugar e nossa obra” ressalta. Josely incorpora no catálogo a 0007.Telha.Kariri,- que será lançado paralelo a exposição, telha-página do seu Livro das telhas que, de acordo com ela, já possui uma co-relação com a região. A proposta é que as telhas que farão parte da instalação durante a exposição no Cariri sejam oferecidas por parceiros e consequentemente doadas após a mostra no Centro Cultural. Essa é a temática sócio-cultural da obra de Josely Carvalho, apreciação, interação, uso inteligente que culmina em responsabilidade social.
Embora, em cada momento histórico, seja comum atribuir valores diferentes a ciência e à arte, não se pode negar a existência de uma interação entre a razão e o sensível, entre o conceito teórico e a percepção estética, entre o conhecimento cientifico e a expressão artística, entre a teoria e a prática. O olhar da artista Josely Carvalho vai além da temática sócio-cultural que envolve nosso mundo, valorizando a pluralidade dos sentidos em forma de arte.
Querida Hermínia. Adorei o texto. Pena eu só ter aberto agora e estar de malas prontas pra retornar para Fortaleza. Não vai ter como visitar a exposição de Josely, mas pelo seu texto bacana dá exatamente pra sentir o clima do ambiente e de como deve ser gostoso ver esse trabalho.
Bjos e sucesso sempre
Minha querida, que felicidade te ver por aqui. Adorei o texto e já tinha recebido um convite pra conhecer os trabalhos dela através de Tereza Denise. Que beleza de pauta e espero ver sempre suas criações por aqui. Beijos e Carinho.
ps: que tal colocar uma foto dos trabalhos da Josely? serveria bastante pro público aproximar-se de sua arte.
Olha eu aqui de novo!
Sempre perto de tu! Pense como isso é bom! rsrsr
Bjos pra tu!
Tu me acredita que encontrei a Ana Mae lá na praça da sé ontem? Só lembrei da sua reportagem. Ela falou que estava acompanhando a Josely.
Abraços, passei pra deixar meus votos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!