Contexto
O Brasil vem realizando - como resultado de um processo coletivo de discussão conceitual e demanda por espaço e investimento que já dura mais de duas décadas - um esforço inédito em sua história rumo ao estabelecimento da cultura como uma prioridade nacional e uma das missões estratégicas de Estado.
A implementação de uma PolÃtica Nacional de Cultura, baseada em um Sistema Nacional de Cultura, é, hoje, a maior iniciativa do setor em todos os tempos e essa diretriz deverá orientar, no futuro, esforços semelhantes no nÃvel de estados e municÃpios.
Sistema Nacional de Cultura
Esse sistema começou a ser construÃdo em 2005 a partir de conferências municipais, regionais e estaduais, além de uma conferência nacional, com o objetivo de estabelecer uma polÃtica plurianual que pressupõe que a cultura seja contemplada com uma dotação à altura de sua importância no orçamento da União.
O Sistema Nacional de Cultura basear-se-á numa rede formada por Pontos de Cultura implantados em todos os municÃpios do território nacional.
PolÃtica Nacional de Cultura
A PolÃtica Nacional de Cultura tem cinco objetivos:
1. Promoção do desenvolvimento cultural do paÃs;
2. Integração das ações do poder público que conduzam à defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro;
3. Produção, promoção e difusão de bens culturais;
4. Formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões;
5. Democratização do acesso aos bens de cultura e à valorização da diversidade étnica e regional.
A proposta da UERJ: um curso de aperfeiçoamento em 180 horas
Para atender especificamente ao quarto objetivo da PolÃtica Nacional de Cultura (acima) - do qual depende o cumprimento de todos os demais -, a UERJ, a partir da parceria entre a sua Faculdade de Comunicação Social e o seu Centro de Produção, criou, em 09/11/2005, o curso Gestão e Marketing na Cultura, aperfeiçoamento em 180 horas.
Formato
O curso acontece semestralmente, em 15 sábados, no Centro de Treinamento da UERJ, das 9:30 à s 18:15 h e compõe-se de aulas expositivas, palestras com especialistas, debates sobre temas especÃficos, oficina de projetos culturais e trabalho de conclusão de curso individual, sob orientação, na Incubadora de Programas e PolÃticas Culturais.
Seu programa fundamenta-se nos cinco eixos principais da PolÃtica Nacional de Cultura:
- Gestão pública da cultura;
- Cultura é direito e cidadania;
- Economia da cultura;
- Patrimônio cultural;
- Comunicação é cultura.
Objetivo
Capacitar o aluno para a reflexão e o aperfeiçoamento das técnicas gerenciais aplicáveis à s iniciativas artÃstico-culturais públicas, privadas ou do terceiro setor - projetos, programas e polÃticas -, tanto no que diz respeito ao processo de marketing como também à gestão de pessoas, de recursos financeiros, de informações e de parcerias, sob uma perspectiva de mercado.
Público-alvo
- Executivos e legisladores participantes em comissões, conselhos e organizações voltados à produção e à difusão da cultura;
- Gestores de espaços e organizações culturais nas esferas pública, privada e do terceiro setor;
- Profissionais que atuam na seleção de iniciativas artÃstico-culturais;
- Gestores de patrocÃnios;
- Produtores culturais, agentes e artistas;
- Professores e estudantes de Comunicação, Marketing, Belas Artes, Educação ArtÃstica, Museologia, Produção Cultural e áreas afins.
Coordenação
Manoel Marcondes M. Neto, relações-públicas (IPCS/UERJ), mestre em comunicação (ECO/UFRJ) e doutor em ciências da comunicação (ECA/USP). Professor adjunto da FCS/UERJ desde 1985, criou e lidera a CPDCOM (Coordenaç
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