Antecedentes/Histórico do Curso
A PolÃtica Nacional de Cultura tem cinco objetivos:
1. Promoção do desenvolvimento cultural do paÃs;
2. Integração das ações do poder público que conduzam à defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro;
3. Produção, promoção e difusão de bens culturais;
4. Formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões;
5. Democratização do acesso aos bens de cultura e à valorização da diversidade étnica e regional.
Sua implementação sustenta-se em cinco eixos principais:
- Gestão pública da cultura;
- Cultura é direito e cidadania;
- Economia da cultura;
- Patrimônio cultural;
- Comunicação é cultura.
A proposta da UERJ para a formação de quadros profissionais, atendendo especificamente ao quarto objetivo da PolÃtica Nacional de Cultura (acima) - do qual depende o cumprimento de todos os demais - é o oferecimento de um curso de aperfeiçoamento em 180 horas.
Criado em 09/11/2005, o curso "Gestão e Marketing na Cultura" chega, em 2008, à sua quinta turma.
Objetivo
Capacitar o aluno para a reflexão e o aperfeiçoamento das técnicas gerenciais aplicáveis à s iniciativas culturais públicas ou privadas-projetos, programas e polÃticas, no que diz respeito à gestão de pessoas, de recursos financeiros, de informações e de parcerias, sob uma perspectiva de mercado.
Público-alvo
- Executivos e legisladores participantes em comissões, conselhos e organizações voltados à produção e à difusão da cultura;
- Gestores de espaços e organizações culturais nas esferas pública, privada e do terceiro setor;
- Profissionais que atuam na seleção de iniciativas artÃstico-culturais;
- Gestores de patrocÃnios;
- Produtores culturais, agentes e artistas;
- Professores e estudantes de Comunicação, Marketing, Belas Artes, Educação ArtÃstica, Museologia, Produção Cultural e áreas afins.
Programa
- Indústria Cultural e Economia da Cultura;
- Marketing e comunicação institucional;
- Marketing Social;
- MÃdia comercial;
- O processo de criação artÃstica;
- O desenvolvimento do projeto cultural;
- O uso dos incentivos fiscais à cultura;
- Marketing para Museus e Centros Culturais;
- Relações com a Imprensa;
- Direito Autoral e Propriedade Intelectual;
- Aspectos do Direito: sociedades e contratos;
- PolÃticas culturais;
- Contabilidade e Auditoria;
- O ponto-de-vista do produtor;
- O ponto-de-vista do patrocinador;
- Marketing cultural de terceira geração;
- A questão da diversidade cultural ;
- Captação de recursos;
- Adequação de programas e polÃticas;
- Pesquisas de Público;
Curso fundamentado nos cinco eixos da PolÃtica Nacional de Cultura mais dois eixos temáticos relacionados:
- Eixo 1: gestão pública da cultura;
- Eixo 2: cultura é direito e cidadania;
- Eixo 3: economia da cultura;
- Eixo 4: patrimônio cultural;
- Eixo 5: comunicação é cultura;
- Eixo 6: polÃticas de patrocÃnio;
- Eixo 7: marketing cultural.
Práticas
- Oficina de projetos culturais;
- Incubadora de programas e polÃticas culturais.
Corpo docente
Especialistas de comprovada atuação nos segmentos de produção cultural, gestão da cultura, formação e aperfeiçoamento de recursos humanos, administração de carreiras e auditoria de iniciativas culturais nas esferas pública, privada
Complementando a informação sobre Corpo Docente:
... e do terceiro setor.
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