Atividade faz parte da programação do Encontro Mundial das Artes Cênicas 2008 e acontece no próximo dia 23, domingo, na Praça da Glória em Contagem
Considerado um dos folguedos mais representativos do mundo nos aspectos de riqueza dramática e significado histórico, o Grupo Nego Fugido é formado por pescadores da comunidade de Acupé, na Bahia. Os espetáculos, chamados de “brincadeira†pelos integrantes do grupo, utilizam elementos da dança, música, candomblé e teatro fazendo uma releitura bem particular do perÃodo da escravidão no Brasil.
O Grupo irá se encontrar na Praça da Glória em Contagem, com a comunidade dos Arturos, fundada há cerca de 120 anos por Artur Camilo Silvério, filho do escravo Camilo Silvério, que veio de Angola em um navio negreiro em meados do século 19. Artur fundou uma comunidade no povoado Domingos Pereira, hoje Jardim Vera Cruz, em Contagem. Ele casou-se com a negra Carmelinda Maria da Silva, e desse casamento nasceram 10 filhos. O Grupo dos Arturos representa o resgate da memória, a preservação das tradições culturais afro, na religiosidade e união da comunidade, no sentido da liberdade de todo o povo negro.
A Intervenção “Retratos da Tradição: Encontro entre o Grupo Nego Fugido e as Comunidades Congadeiras de Contagem†acontecerá no dia 23 de março, na Praça da Glória em Contagem – MG, às 15h30.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!