Uma viagem pela trajetória de um dos instrumentos musicais mais populares é a proposta da mostra A História do Violão, que abre na terça-feira, 18 de março, às 16h30 horas, na Univali de Itajaí (Bloco 26, sala 206 – Entrada da Rádio Univali), com palestra de Joaquim Pinheiro, luthier, especialista no tema e curador da exposição.
Organizada pelo SESC, dentro do Projeto Sonora Brasil, a mostra é inédita no país e traz ao público 26 instrumentos históricos, réplicas idênticas de originais pertencentes a museus e coleções particulares da Espanha, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Estados Unidos e Brasil.
“O violão, tal qual o conhecemos hoje, é o resultado da evolução histórica de uma diversidade de instrumentos musicais de cordas desde o século XVI, marcando uma trajetória que se estende até finais do século XIX”, explica a pesquisa histórica que acompanha a mostra.
O visitante poderá ter contato com modelos que já foram usados desde a Idade Média até o século XIX: alaúdes medievais, renascentistas e barrocos, guitarras e violas dos vários períodos.
A programação inclui também oficina com o violonista Turíbio Santos, programada para o final de março.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!