Nos últimos 10 anos, uma paixão arrebatadora mobiliza as energias do repórter fotográfico Luciano Coca. Por conta dela, ele viaja sistematicamente até a simpática São Luiz do Paratinga, localizada às margens da rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté/Ubatuba), para registrar a beleza de manifestações folclóricas e da cultura popular que ainda sobrevivem naquela região.
Pois é com o objetivo de revelar ao público flagrantes dessa paixão que o jornalista montou uma exposição com 30 fotografias que registram alguns detalhes de várias edições da Festa do Divino luizense. A mostra acontece neste sábado (18), a partir das 13h00, no Beco do Mercado Municipal, em São Luiz do Paraitinga. A exposição conta com o apoio dos comerciantes do Beco e da Prefeitura Municipal.
Lançando um novo olhar às tradições valeparaibanas que ainda resistem aos efeitos da globalização, Coca retrata folguedos populares em extinção, como a Congada, o Moçambique e a Catira, seus universos de valores, costumes e sua gente fiel.
“A exposição contará, também, com a participação de vários músicos da cidade”, destaca o repórter fotográfico. “Com isso, o público terá oportunidade de conhecer não só algumas imagens sobre a Festa do Divino, mas um pouco da musicalidade e da alma do cotidiano luizense”.
São Luiz do Paraitinga é reduto de preservação dos carnavais de marchinhas e terra de um dos maiores seresteiros brasileiros de todos os tempos, o compositor Elpídio dos Santos.
Jornalista, pós-graduado em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté, Luciano Coca trabalha como repórter-fotográfico desde 1996, tendo atuado como free-lancer para diversos periódicos como a Folha de S. Paulo e as Revista “Já” (Diário de S. Paulo) e Giro das Estradas (Sistema CCR). Entre 2000 e 2005 fotografou exclusivamente para o jornal “Valeparaibano”, de São José dos Campos (SP).
Alguns exemplos do seu trabalho também podem ser vistos no site www.chromafotos.com.br.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!