por ana rüsche
É impossÃvel ensinar alguém a escrever, pois cada ser humano guarda consigo seu próprio milhão de vozes históricas. Contudo, compartilhar uma atmosfera propÃcia à criação e ao debate de idéias é fundamental para o desenvolvimento de um artista.
Dessa maneira, a oficina preza-se por oferecer um espaço para comprender melhor a arte da escritura, a partir da idéia que a própria construção da ficção por si só seria uma utopia.
Dentro desse recorte, para que os projetos pessoais dos oficineiros possam ser colocados impossivelmente no papel, sejam poemas, contos, crÃticas, crônicas ou outro tipo que tiverem em mente, serão discutidos aspectos sobre a concepção do projeto literário, implicações e leituras possÃveis até referentes à adequação de forma e conteúdo e linguagem.
LEITURAS
Durante os encontros serão discutidos excertos de romances, poemas, contos e textos crÃticos produzidos por escritores contemporâneos, escolhidos conforme as prioridades e interesses dos oficineiros.
Dessa maneira, as indicações poderão ser alteradas no curso da Oficina. Procuraremos providenciar traduções dos textos que não estiverem em português. A princÃpio, foram escolhidos excertos das seguintes obras:
* BOLAÑO, Roberto, Os Detetives Selvagens, trad. Eduardo Brandão, Companhia das Letras, São Paulo, 2006.
* DICK, Philip K., O Homem do Castelo Alto, trad. Antonio Porto, Coleção Argonauta, Lisboa, 1993.
* FABRE, Luis Felipe, Leyendo agujeros. Ensayos sobre (des)escritura, antiescritura y no escritura, Fundo Editorial Tierra Adentro, Cidade do México, 2005.
* GINS, Madeline, What the President Will Say and Do!!, excerto trad. Rafael Daud. Original disponÃvel em Ubu Editions: http://www.ubu.com/ubu/gins_president.html.
* JAMESON, Fredric, Archaeologies of the Future (Poetics of Social Forms), Verso, Londres, 2005.
* JODOROWSKY, Alejandro, Psicomagia, Ediciones Siruela, Madrid, 2007.
* SCHWARTZ, Roberto, Duas Meninas, Companhia das Letras, São Paulo, 1997.
* WILLIS, Susan, Cotidiano Para Começo de Conversa, trad. Elena Riederer e Guiomar Boscov, Editora Graal, São Paulo, 1997.
Parabens e sucesso !
Andre Luiz Mazzaropi
www.andreluizmazzaropi.com.br
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!