de 16 a 19 de fevereiro (segunda a quinta-feira), das 19:30h às 21:30h. Espaço b_arco, Pinheiros - São Paulo
A partir de discussões sobre as maiores dificuldades que envolvem a criação literária, a oficina pretende, com bom humor e exercÃcios de escrita, produzir textos, prosa ou poesia, e/ou pequenos artefatos poéticos que retratem o processo de criação no curto espaço de uma semana.
A oficina é centrada em discutir o processo criativo, as dificuldades e etapas da construção de uma obra ficcional. Cada participante deverá conceber uma motivação ao seu texto, a partir de reflexões sobre seu entorno, biografia e modo de vida. Aspectos sobre suporte e distribuição também serão questionados.
Os trabalhos serão acompanhados por materiais de apoio diversos, como vÃdeos, fotos, músicas, e pela leitura de excertos retirados de autores contemporâneos: Diego RamÃrez (Chile), Lidia Jorge (Portugal), Luis Felipe Fabre (México), Maria Alzira Brum Lemos (Brasil) e Roberto Bolaño (Chile).
O último encontro será aberto ao público e as produções feitas durante a oficina serão apresentadas, seja pela impressão em papel, leituras, edições artesanais, objetos, publicações em suportes eletrônicos ou em algum outro material que os oficineiros escolham.
ENCONTROS:
• 1º dia: quantos centÃmetros e quantas frestas possui minha gaveta? Discussão sobre as principais dificuldades da produção literária no Brasil e comparativos com outros paÃses da América Latina. Apresentação dos oficineiros e de seus projetos pessoais. Mostra de idéias e suportes possÃveis. Elaboração de um plano criativo aos próximos encontros.
• 2º dia: para cada lado da gaveta, um passo. Leitura e análise dos textos elaborados. Colaboração dos oficineiros nos projetos alheios. Discussão sobre gênero, biografias, construção de um leitor e limites da obra literária. Escolha de um texto de apoio para trabalho.
• 3º dia: minha criação já consegue olhar quase para fora. Leitura e análise dos textos elaborados. Discussões sobre suporte, distribuição e realização Elaboração de rascunhos da obra final.
• 4º dia: Apresentação (aberta ao público). Confraternização da oficina com apresentação das obras e relatos sobre o processo de criação.A partir de discussões sobre as maiores dificuldades que envolvem a criação literária, a oficina pretende, com bom humor e exercÃcios de escrita, produzir textos, prosa ou poesia, e/ou pequenos artefatos poéticos que retratem o processo de criação no curto espaço de uma semana.
Serviço: Espaço B_arco, : Oficina para desconstruir gavetas, com Ana Rüsche, de 16 a 19 de fevereiro (segunda a quinta-feira), das 19:30h às 21:30h.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!