A primeira incursão do projeto Oficinas da Paz pelas Escolas Abertas do interior do estado quer dar uma aula de cidadania através da arte. A meta não é fácil: formação de multiplicadores culturais para atingir comunidades carentes, com crianças e adolescentes em situação de risco. Realizado pela Cida Assessoria de Eventos, sob patrocÃnio da AES Sul em financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do RS, o roteiro tem promoção pelas Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do RS, através do projeto “Escola Aberta para a Cidadania†em parceria com a UNESCO.
A idéia é oferecer ferramentas de trabalho que possibilitem o enfrentamento e resolução de conflitos (sejam internos ou externos a cada treinando) de uma forma não violenta. A formação de multiplicadores está calcada em quatro pilares: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer, para que possam, por meio da arte, intervir em seu meio social, introduzindo práticas artÃsticas e culturais que possibilitem a transformação de valores, ações e sentidos. Nesta primeira etapa, vão ser 40 oficinas gratuitas de dança, literatura, artes visuais, música e teatro, numa estimativa de 800 alunos em 12 horas/aula cada. As oficinas são desenvolvidas nos sábados das 9h à s 12h e das 14h à s 18h e aos domingos das 9h à s 12h e das 14h à s 16h, com emissão de certificado. Cada seqüência de treinamentos é precedida de uma atividade conjunta e motivadora – o Painel “A Cultura da Paz – Artes Integradas para a Cidadaniaâ€, em que o coordenador local da Escola Aberta media, a partir das 9h de cada sábado abrangido, apresentações de cada um dos oficineiros sobre a temática da cultura como meio de expressão e identidade, com um breve resumo do conteúdo programático das oficinas posteriores.
Oficineiros: Liane Venturella (Teatro), Débora Rodrigues (Dança), Carlos Madruga (Música), Rogério Gonçalves (Artes Visuais) e Hermes Bernardi Jr. (Literatura)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!