Na última semana do janeiro, o Órgão Arp Schnitger, da Sé de Mariana, apresenta programação especial, com o organista convidado Júlio Amstalden. Os concertos acontecem no dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 11h e no dia 27, domingo, às 12h15, com entrada a partir de R$ 12,00. No programa estão obras da música barroca alemã e ibérica, de D. Buxtehude, J de Torres, F. M. Lopes, J. S. Bach, A. Carreira e N. Bruhns.
Para Júlio Amstalden, tocar um instrumento histórico é uma experiência Ãmpar para qualquer músico, pois dessa forma é possÃvel entender com profundidade repertórios cronologicamente distantes, uma vez que o instrumento permite releituras mais fiéis dos perÃodos considerados. O organista lembra ainda que o público é tão privilegiado quanto os músicos, já que, ao ouvir os concertos do Arp Schnitger, pode remontar com mais precisão o cenário da época em que o instrumento foi enviado como presente do rei de Portugal ao primeiro Bispo da recém criada diocese de Mariana.
O músico
Júlio Amstalden é natural de Piracicaba (SP), onde iniciou seus estudos musicais. Participou de diversos cursos de interpretação organÃstica no Brasil e no exterior, sob a orientação de organistas de conceito internacional, entre eles Luigi Ferdinando Tagliavini, Harald Vogel e Guy Bovet. Adquiriu também uma formação em cravo, sob a orientação do Prof. Edmundo Hora. É Mestre em Música pela UNESP (SP).
Ele exerce diversas atividades didáticas em Piracicaba e região, além de atuar na organização de eventos, destacando-se, dentre eles,diversos encontros nacionais e internacionais de organistas. Por dez anos exerceu o cargo de organista, regente e colaborador cultural do Núcleo de Cultura da UNIMEP, Universidade Metodista de Piracicaba. Em Setembro de 2006 iniciou o seu Doutorado em Órgão na Universidade de Alberta, Canadá
Programa
D. Buxtehude (1637 – 1707) - Tocata manualiter
J. de Torres (1661 – 1727) - Obra de mano derecha de medio registro
F. M. Lopes (1724 – 1821) - Sonata
J. S. Bach (1685 – 1750) - Fuga em ré menor BWV 574
A. Carreira (1525 – 1597) - Canção
N. Bruhns (1665 – 1697) - Praeludium
Órgão Arp Schnitger
Órgão Arp Schnitger, instrumento único dessa manufatura fora da Europa, foi enviado como presente do rei de Portugal ao primeiro Bispo da recém criada diocese de Mariana. Tendo chegado à cidade em 1753, há mais de 250 anos mescla a sua história à da primeira vila de Minas Gerais. Ele veio para, segundo o pedido expresso do Bispo, "aumentar a pompa do serviço litúrgico" e teve, com certeza, papel de destaque no frutÃfero movimento musical da região nos séculos XVIII e XIX. A partir da sua restauração em 1984, agregou também a função de instrumento de concerto, atraindo os amantes da música tanto do Brasil como do exterior.
Serviço:
Concertos do Órgão da Sé, com Júlio Amstalden
Dia 25/01 - sexta-feira 11h
Dia 27/01 - domingo 12h15
Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé, em Mariana/MG. Ingressos a partir de R$ 12,00. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com.br
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!