Antigo sanatório tombado pelo patrimônio tem mais de 43 mil m² de bosques
O aniversário de São José dos Campos, no próximo dia 27, será marcado pela entrega à população de um novo Parque para o município: uma área verde de mais de 43 mil m² que integra o conjunto arquitetônico do antigo Sanatório Vicentina Aranha, um dos primeiros hospitais especializados em tratamento de tuberculosos no Brasil.
Para marcar a entrega da área à população, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, apoiada pela NovaDutra, fará apresentação especial a partir das 11h00. O concerto será franqueado ao público e incluirá composições de Carlos Gomes, Verdi e Tchaikovsky, entre outros.
Logo após a apresentação da Orquestra, o Grupo Piraquara, da Fundação Cultural, apresenta o espetáculo Sinhô, Senhora, uma das primeiras montagens do grupo, que está completando 20 anos de existência e reúne três manifestações populares: as taieiras (“baianas”), moçambique e congo de sainhas.
Parque Vicentina Aranha
Tombado como patrimônio histórico e cultural do Estado em 2001, o complexo que era ocupado pelo Sanatório é composto por uma área construída de mais de 10 mil m² dividida entre seis pavilhões, refeitório, laboratório, capela e caldeiraria, entre outros. Integra o complexo um bosque com mais de 43 mil m², com espécies raras e centenárias como: Mogno, Peroba Rosa, Jequitibá e Jacarandá da Bahia, entre outros.
Pertencente à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o Sanatório teve sua principal fase áurea entre 1924, quando foi inaugurado, e 1945, quando a evolução no tratamento da doença determinou gradual desmobilização das instalações hospitalares. Mesmo assim, a área abrigou o tratamento a tuberculosos até final do século XX, quando passou a abrigar um hospital geriátrico.
Repertório
Antônio Carlos Gomes - Abertura da ópera “Fosca”; Giuseppe Verdi - Abertura “La Forza del Destino”; Jean Sibelius – Finlândia; Johann Strauss Jr. - Valsa “Vozes da Primavera”; Alberto Nepomuceno - Abertura “O Garatuja” e Batuque da Série Brasileira; Johannes Brahms - Dança Húngara N°1 e Dança Húngara N°6 (Parlow);
Sérgio Weiss (arr. Stasi) - Minha Cidade e Peter I. Tchaikovsky - Valsa das Flores.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!