A rica mostra de oratórios e imagens da Exposição “Objetos de Fé” pode ser visitada somente até o próximo dia 29, domingo. O público tem oportunidade de conhecer os diversos tipos de oratórios, utilizados como verdadeiros instrumentos da fé no período colonial. São 50 oratórios e cerca de 80 imagens sacras, classificados de acordo com uso e forma.
A mostra reúne um precioso acervo de oratórios de viagem que eram levados pelos viajantes e tropeiros, os oratórios levados nas procissões, aqueles produzidos pelas freiras em conventos, os oratórios populares e afro-brasileiros feitos pelas mãos do povo, oratórios de esmoler que eram pendurados no pescoço para pagamento de promessas, além das ermidas e dos oratórios de salão de tratamento erudito, com influência barroca, rococó e neo-clássica. Uma grande chance de conhecer a fé que moveu a história desses povos.
A exposição está aberta ao público até 29 de março, no Espaço de Arte Pitágoras, Cidade Jardim, em Belo Horizonte. É uma parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez- Museu do Oratório, que comemoram 10 anos de fundação no município de Ouro Preto. Localizado no Adro da Igreja do Carmo, o Museu nasceu da doação da coleção de oratórios tipicamente brasileiros da Sra. Ângela Gutierrez ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Atualmente, o Museu do Oratório em Ouro Preto encontra-se fechado para obras de manutenção.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!