colaborações publicadas
Tem um cara, chamado Jan Kott, que escreveu um livro, chama Shakespeare Nosso Contemporâneo. Foi publicado no Brasil pela Cosac e Naify, aquela das imagens bonitinhas, diagramação arrumadinha e dos preços delirantes (das coisas que só se deve comprar na feira do livro da USP, pra ver se a editora se toca). O caso é que esse cara tem um capÃtulo todo dedicado ao Hamlet e à ...
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Na sexta-feira, dia 15/06, fui pela primeira vez assistir Gaivota - Tema para um conto curto, montagem da obra de Anton Tchekhov, dirigida por Enrique Diaz e encenada por boa parte da Cia. dos Atores. Escrito no final do século dezenove, o texto é desses desafios absurdos para qualquer grupo que se proponha a realizar a montagem.
Na fila, claramente identificávamos a classe...
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Sentia calafrios ao adentrar o Studio 184. Eu, que ali assisti, ainda nos meus mais tenros tempos de faculdade, a montagem de a Filosofia na Alcova (será que o pessoal do Satyros lembra disso?), agora só guardava lembranças assustadoras do espetáculo Heleny, Heleny, Doce Colibri, que até resenhei pra cá. Mas logo na entrada tudo mudou.
Ao invés das poltronas da platéia...
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A segunda peça do jornalista, roteirista, dramaturgo, cineasta, escritor e diretor teatral Fernando Bonassi resenhada essa semana também é um monólogo. Ele realmente está engajado na sua procura da aposentadoria precoce. Dessa vez quem dirige é ele próprio, no alto do 13º andar da unidade "provisória" do Sesc Avenida Paulista. Tomo a liberdade do parêntese aqui: em texto...
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Vejo a estrutura escolar dos Estados Unidos como a grande escola de serial-killers do nosso tempo. Na terra dos hambúrgueres (como ensina o Pasquale), existe até ranking dos maiores massacres no instigante ambiente escolar americano. O último foi perpetrado por Cho Seung-Hui, sul-coreano doidão que matou 32 pessoas em VirgÃnia Tech e, vejam só, tinha duas peças de sua autoria...
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A entrada é por um túnel que nos remete a qualquer coisa menos o nosso mundo. Chega a frustrar um pouco adentrar a sala do espetáculo e encontrar exatamente o que se espera: um poço. Mas enfim, ele está lá, escondido no cofre do Centro Cultural Banco do Brasil, feito especialmente para a montagem, com ambiente climatizado e duas atrizes muito bem vestidas de negro para nele...
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Que tristeza me dá quando acesso o Google (nosso totem contemporâneo) e vejo que ninguém falou ainda da peça sobre que devo falar. É necessário confessar, tenho tido muita sorte com os espetáculos que ando vendo em São Paulo. Cada vez faz mais sentido elaborar um comentário sobre cada pedaço desse movimento de (pra dizer pouco) "fazer teatral muito diverso" que está acontecendo...
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Duas dramaturgas escreveram duas histórias encenadas por dois atores e duas atrizes. Isso é o que está por trás de Atos de Violência, com textos de Marici Salomão (Shangrilá) e Beatriz Carolina Gonçalves (Umzé), direção de Hélio CÃcero, em cartaz até 06/06 no Espaço dos Satyros 1, na tão conhecida Praça Roosevelt. Essa praça, pra quem ainda não ouviu falar, é...
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Algumas vezes já me perguntei o que passa pela cabeça de uma pessoa que trabalha fazendo sinopses de filmes, quando se deparam com obras do David Lynch, do Vincent Gallo ou da Lucrécia Martel. Depois de assistir VemVai - O Caminho dos Mortos, em cartaz num andar inteiro do Sesc da Avenida Paulista, passei a querer me corresponder com esses redatores de sinopses, pra, talvez,...
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"Ângela Dip mostra de forma bem humorada a solidão de uma mulher que se contorce em 45 posições diferentes dentro do barril, enquanto conversa sobre inúmeras questões cotidianas como velhice, criatividade e religião. Uma criatura idealista, inteligente, verborrágica e caótica."
Assim está descrita a peça O Barril, no cardápio do restaurante Teatrix, em cujo teatro...
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"Todo mundo gosta de contar histórias. Nós, do Studio 184, também". Assim, Dulce Muniz, dramaturga, diretora e narradora do espetáculo Heleny, Heleny, Doce Colibri, apresenta a peça a um enxuto público no sábado à noite.
Ok, contar histórias é, de fato, uma boa intenção inquestionável. O problema vem depois, afinal há muitas formas de contar histórias e o grupo...
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Os quatro personagens da nova peça de Mário Bortolotto são ultra-reais. Eles não cabem no mundo por existirem a partir da radicalização das relações humanas desse mundo. Eles sofrem mais, riem mais, ironizam mais e morrem muito mais do que os humanos normais.
Marcus (acho que era esse o nome) é o alter ego projetado de Bortolotto, personagem presente em muitos dos seus...
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Domingão de Sol, Praça Roosevelt cheia: é a final do Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões.
58 trabalhos inscritos, 27 grupos se apresentaram na semana anterior e 10 foram ontem, dia 25/03, para a final. Grande organização dos Parlapatões, lotaram a sala, deixaram gente pra fora, como tinha de ser mesmo. E como é bom ver gente pra fora. Justifica toda a grana...
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Domingo é o dia certo pra fazer compras no supermercado.
Acho que isso foi o que todo mundo pensou no domingo do dia 18 de março, quando fui ver o segunda apresentação da peça Roxo, texto de Jon Fosse, com direção da Fernanda Dumbra, no Satyros 1.
Os supermercados, ou whatever, são as coisas que fazem o público ficar em casa, na internet, no msn, no condomÃnio, no...
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