colaborações publicadas
Há cerca de 77 milhões que dizem não gostar de ler, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil†(dados divulgados em maio de 2008 pelo Instituto Pró-Livro). As razões apresentadas como determinantes para o afastamento dos livros são: as pessoas lêem devagar (17%); não tem paciência para ler (11%); não compreendem o que lêem (7%); não tem...
+
Esta crônica tem uma importância particular para mim, pois relata a morte trágica da minha avó. Minha mãe carrega o trauma consigo até hoje, mas a dor foi superada no momento que compartilhou com toda famÃlia.
+
A arte é o perfume do conhecimento
E a alienação é a essência do esquecimento.
Os omissos são os fracos a se proliferar
E os ativos são os corajosos a se extinguir.
Os vÃcios são os males a se contrair
E as virtudes são os dons a se conquistar.
O passado é o arrependimento pelo que não se viveu,
O futuro é a projeção pelo que se viverá
E o presente...
+
Nenhuma obra de arte possui um significado fixo e determinado. Ao contrário, é precisamente no caráter polissêmico da obra, que reside seu valor. Por outro lado, o significado de uma obra que representa ambigüidades de interpretações pode ser tão objetivo e claro quanto impreciso e unÃvoco.
A arte , como diz Ernest Ficher, jamais se limitaria a mera descrição da realidade...
+
Nunca fomos competentes o bastante para interpretar, com total clareza, os mistérios da existência humana. Então , recorremos as artes, ciências e religiões para preencher nossos anseios. Nossos ancestrais escreviam nas cavernas e nós usamos nossas telas de computador, mas ambos criamos histórias, narrativas que nos tranqüilizem. Para registrá-las, inventamos códigos,...
+
Na era da informação veloz, as idéias criativas são tão importantes para a economia quanto para o capital ou para os recursos naturais. As pessoas prosperam ao transformar idéias e emoções em produtos como sites da Internet, softwares ou livros. O indivÃduo criativo é aquele que constantemente se renova, vencendo obstáculos e superando barreiras.
Para Barron, o indivÃduo...
+