Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Música Ltda. (o negócio da música para empreendedores)

1
Leo Salazar · Recife, PE
27/4/2009 · 48 · 18
 

Amostra do texto

O negócio da música faz parte da indústria do entretenimento, segmento que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, superando a indústria automobilística em faturamento, ficando atrás apenas da indústria bélica.
Artistas e produtores de pequeno porte não possuem conhecimentos e técnicas específicas para empreenderem seu próprio negócio ou para administrarem a própria carreira.
Este trabalho procurou abordar os principais assuntos nas áreas de indústria da música, empreendedorismo, finanças e marketing. Procuramos apresentar os temas através de uma linguagem simples, utilizando exemplos concretos e fazendo observações críticas.
A cadeia produtiva da música está baseada principalmente em dois produtos: o disco e o show. A queda nas vendas de discos transformou o show na principal fonte de renda dos artistas hoje em dia.
O empreendedorismo surge atualmente como resposta ao desemprego, tanto para um recém formado de 22 anos de idade, como também para um recém demitido de 40 anos. Empreender significa realizar um projeto. O primeiro passo é elaborar o plano de negócio.
É preciso controlar os custos, possuir uma margem de lucro competitiva e calcular os impostos envolvidos em cada operação para obter lucro com o negócio e longevidade na carreira artística. Nenhuma organização sobrevive no mercado sem um saldo final positivo.
Vender discos nos shows é uma estratégia para auferir receita de dois produtos com uma única oportunidade. A internet é um meio para divulgar e vender música. É uma maneira de driblar as rádios comerciais e colocar os produtos disponíveis para todo o mundo, sem custos com estoque e comissão. Tudo isso é marketing.
Na parte final do trabalho apresentamos um modelo de plano de negócio para uma banda de música. As informações inseridas no plano refletem a realidade do mercado brasileiro. O modelo de negócio elaborado está de acordo com as leis nacionais que privilegiam a microempresa e a empresa de pequeno porte.

Sobre a obra

Este documento é resultado do trabalho de conclusão de curso de especialização (pós-graduação) em Gestão de Negócios. O presente trabalho tem o objetivo de elaborar um modelo de microempresa para uma banda de música. A importância deste trabalho reside no fato de que grande parte dos agentes da música não possui conhecimentos específicos e habilidades técnicas necessárias para empreender seu próprio negócio. A metodologia utilizada consistiu na investigação através da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa na internet.

compartilhe



informações

Autoria
O autor já participou de 213 eventos, em 68 casas de show e 35 festivais, passando por 34 cidades de 5 países e 2 continentes. O autor iniciou a carreira em 2002, como assistente de produção no Festival Abril Pro Rock.
Ficha técnica
Autor: Leonardo Salazar
Edição: O autor
Downloads
5883 downloads

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

baixei - não li ainda - mas já dei uma folheada virtual - quanta informação útil para muita gente reunida de forma clara num só lugar - valeu por comportilhar o trabalho por aqui!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 28/4/2009 13:06
sua opinião: subir
Puccine
 

Muito bacana o documento!!! Agora é difundir o pdf para os artistas colocarem em pratica.

Puccine · Recife, PE 28/4/2009 19:16
sua opinião: subir
ronaldo lemos
 

Leo, muito bacana o seu trabalho, merece grande divulgação. Seu trabalho tem informações muito práticas e úteis para qualquer pessoa interessada em empreeder no meio da música e está muito bem escrito!

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 28/4/2009 21:54
sua opinião: subir
zeh rocha
 

Grande Leo, vc é mesmo um leão, com sua fome devoradora de justiça social, que bom que temos gente com tua fibra e visão de futuro na nossa terra, vamos em frente, parabéns pelo trabalho.

zeh rocha · Jaboatão dos Guararapes, PE 29/4/2009 14:16
sua opinião: subir
Dj Cheech
 

muito legal leo !

AVANTE !

www.mixtape21.com

Dj Cheech · Rio de Janeiro, RJ 30/4/2009 13:02
sua opinião: subir
Davidson
 

Muito legal vou ler aqui e te retorno

Davidson · Juiz de Fora, MG 1/5/2009 00:17
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Excelente, Leo. Já encaminhei o link pra um monte de gente. Me fez lembrar dos esforços do Alê Barreto para disseminar as práticas da produção cultural - aqui dos exemplos que ele postou, o livro "Aprenda a organizar um show" e o trabalho "Modelo de sistema de informações de marketing para financiamento da música". Abs

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/5/2009 11:49
sua opinião: subir
Makely Ka
 

Muito bom Leo, vou divulgar aqui em Minas. Você não gostaria de vir aqui falar sobre esse trabalho?

Makely Ka · Belo Horizonte, MG 1/5/2009 12:42
sua opinião: subir
Carlos Gomes
 

oi, leo... já fiz o download... vou tentar lê-lo e tirar algumas ideias, pois estou começando uma banda... o Adiós Poeta...

eu vou postar o seu trabalho de conclusão no Blog Outros Críticos, onde escrevo...

abraços.

Carlos Gomes · Recife, PE 1/5/2009 22:19
sua opinião: subir
Liz Hermann
 

Parabéns, muito bem estruturado!
::lido e votado::
Beijos de luz... Liz

Liz Hermann · São Paulo, SP 2/5/2009 03:04
sua opinião: subir
irailgato
 

boa léo.
baixei e lerei asap.
vou postar o link no blog da ybmusic e no nosso thinktank.
abs.

irailgato · São Paulo, SP 2/5/2009 15:41
sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Oi Leo, sua iniciativa é muito importante. Já baixei o arquivo para ler com calma. Folhei rapidamente e já vou publicá-lo no www.produtorindependente.com, pois as idéias contida nele irão auxiliar as pessoas que estão buscando estabelecer novas práticas na área cultural que permitam a sustentabilidade.
Parabéns! Vamos seguir dialogando.
Um abraço,
Alê Barreto

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 3/5/2009 21:14
sua opinião: subir
Alexandre Lomi Lodò
 

Muito bom cara, a iniciativa é muito legal e traz pra nós produtores uma ótima oportunidade de rever e aprender coisas novas e coisas velhas.
muito axé.

L'Omi.

Alexandre Lomi Lodò · Olinda, PE 4/5/2009 23:19
sua opinião: subir
Carlos Gomes
 

oi... postei o seu texto no Blog Outros Críticos... uma pessoa fez um comentário. vou deixá-lo aqui, caso você não tenha visto:

Parabens Leonardo, estamos promovendo seminarios de musica regional pelo interior de pernambuco e gostariamos de verificar sua disponibilidade para tal. Ligue para (81) 8785-9443, Grato, Julio Leal

Carlos Gomes · Recife, PE 11/5/2009 23:53
sua opinião: subir
Bianca Simpson
 

Votado! Muito bom, parabéns!
:)

Bianca Simpson · Recife, PE 20/5/2009 09:08
sua opinião: subir
Leoni Siqueira
 

Acho uma grande iniciativa. Vou baixar e ler. desde já vou deixar recomendado no Música Líquida, meu blog sobre música no mundo digital.
Acho importantíssimo rever o modelo de negócios da música porque o mundo como nós o conhecíamos acabou.
Depois que eu ler, volto aqui para comentar.
Parabéns.

Leoni Siqueira · Rio de Janeiro, RJ 1/6/2009 17:51
sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Muito bom. Já havia baixado o trabalho, que é bastante objetivo e esclarecedor. O Leonardo Salazar esteve aqui em Maceió ontem, quando apresentou uma oficina de Negócios da Música no Sebrae para os músicos e produtores locais. Foi ótimo.
Abraços!

Marcelo Cabral · Maceió, AL 20/10/2009 11:32
sua opinião: subir
Tapioca Cultural
 

Muito bom,conheci Leonardo numa oficina gestão em negócio da musica, na Feira de Música Brasil edição 2009, adorei o que li, acredito,que é uma ferramenta de trabalho, que tira muitas duvidadas e atualiza os que pretendem ingressar nesse mundo de negócio da música.
Parabéns Leonardo!

Tapioca Cultural · Recife, PE 11/12/2009 09:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter